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script de diálogo

em Sab 25 Jul 2009, 10:18
Essa é para os masters rsrsrs

O que é:
É um script que cria uma caixa de diálogo onde o texto é exibido letra a letra, ao pressionar espaço, o texto corre mais rápido ao fim do texto, é necessário pressionar espaço novamente

Como usar
Estou criando este script para que seja rodado em um frame do jogo, para que seja possível a implementação em qualquer projeto, sem muitas alterações.
basta executá-lo em qualquer evento, mesmo que não seja draw, como por exemplo, ao pressionar uma tecla.
Neste exemplo, deve-se criar uma fonte qualquer chamada font0 e deixar seu range como "all" para que seja exibida também a acentuação.

Problema
pressiona-se espaço para o texto correr mais rápido e depois no fim do texto deve-se pressionar espaço novamente. O sistema deve limpar o status da tecla espaço para que seja necessário pressioná-la novamente, mas não o faz.

Como recriar o problema
Crie um script e copie o script abaixo.
Insira um objeto e uma room com 1024x768
execute o script em qualquer evento deste objeto (de preferencia uma key press)

O desafio está lançado huauhAUHuAhauh




Código:

var texto, texto_position, texto_exibir;

texto_exibir=''
texto='Este é um teste de diálogo. Este é um teste de diálogo. Este é um teste de diálogo. Este é um teste de diálogo. Este é um teste de diálogo.';

draw_set_font(font0);

for (texto_position=1;texto_position<=string_length(texto);texto_position+=1){
    texto_exibir+=string_char_at(texto,texto_position);
   
    //desenha o texto na tela
    draw_set_color(make_color_rgb(10,10,10));
    draw_rectangle(0,0,1024,200,0);
    draw_set_color(make_color_rgb(255,102,102));
    draw_text_ext(10,10,texto_exibir,-1,1000);
    screen_refresh();
   
    //tempo entre as letras, mais rápido quando pressionado espaço
    if keyboard_check(vk_space){
        sleep(30);
    }else{
        sleep(60);
    }
   
}

//quando acaba de exibir o texto aparece a mensagem solicitando que seja pressionado espaço

draw_set_color(make_color_rgb(240,240,100));
draw_text(900,150,'Espaço');
screen_refresh();

/*
o erro se apresenta aqui...
deve-se pressionar a tecla espaço para que o texto corra mais rápido,
porém após finalizar o diálogo, deve-se pressionar novamente.
O problema é:
- se matermos pressionado espaço, ao fim do texto, o código abaixo deveria
"limpar" o status do teclado e solicitar que pressionasse novamente a tecla,
porém, isso não ocorre, mesmo colocando io_clear(), keyboard_clear(), etc
o sistema ainda identifica que a tecla foi ou está pressionada...
*/
keyboard_clear(vk_space);
while (!keyboard_check_pressed(vk_space)){
    keyboard_wait();
}




Última edição por Borgo em Sab 25 Jul 2009, 18:13, editado 2 vez(es)
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Re: script de diálogo

em Sab 25 Jul 2009, 14:48
Legal esse script mais vc esqueceu de mensionar que deve se adicionar uma font0 para não dar erro

hummm tem certeza que foi vc que fez esse script ou vc traduzio ele
pq ja vi um parecido mas ta lol!
vlew
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Re: script de diálogo

em Sab 25 Jul 2009, 18:10
Foi eu mesmo, por isso estou pedindo ajuda para corrigí-lo.

Trabalho com esse programa a uns 6 anos e utilizo para criar apps. Trabalho como desenvolvedor e gosto desta ferramenta. Em todo caso Obrigado, mas se alguém puder me ajudar eu agradecerei.

Quando estiver funcionando legal postarei para todos...

Ps: não sei se eu fico lisonjeado ou ressentido com o comentário da cópia huHAhaUhauh
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Re: script de diálogo

em Ter 28 Jul 2009, 21:28
pessoal, mil desculpas o post duplo, mas infelismente ainda não consegui resolver este problema.
Creio que seja da própria estrutura do GM e não vai ter como mesmo...
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Re: script de diálogo

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