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Dúvida com tiros
+2
polosam
Paulomm32
6 participantes
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Dúvida com tiros
Estou trabalhando com um jogo de plataforma comum, mas quero saber como faz para o tiro desaparecer depois que ele atinge uma certa distância, como proceder?
Paulomm32- Data de inscrição : 13/07/2020
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Re: Dúvida com tiros
Põe um alarme.
No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
polosam- Games Ranking :
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Re: Dúvida com tiros
polosam escreveu:Põe um alarme.
No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
Cara eu até conheço o alarme, mas eu n faço ideia de como se usa, n sei nem para que serve direito
Paulomm32- Data de inscrição : 13/07/2020
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Re: Dúvida com tiros
Isso é verdade.polosam escreveu:Põe um alarme.
No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
Mas se você fizer mesmo questão de saber a distância, no evento de criar o tiro, salve a posição em variáveis (xinicial = x; yinicial = y).
Daí, usando point_distance, você vai ter a distância.
Alarmes ficam contando o tempo e, no final do tempo determinado, executam uma ação. Você define o tempo e a ação.
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Re: Dúvida com tiros
Agora você pode saber:Aprendendo a usar Alarms!Cara eu até conheço o alarme, mas eu n faço ideia de como se usa, n sei nem para que serve direito
Não é difícil e você vai explodir sua mente.
Super Games, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Usando distance_to_object
Paulomm32 escreveu:Estou trabalhando com um jogo de plataforma comum, mas quero saber como faz para o tiro desaparecer depois que ele atinge uma certa distância, como proceder?
Ola amigo, você coloca no step do Objeto tiro:
- Código:
if distance_to_object(OBJETO_DO_PLAYER) >=140{instance_destroy()}
Esse código é assim, se o objeto do tiro, estiver a 140 pixels de distância do objeto player ( quem atirou o tiro ),
ele vai sumir.
Ou você pode colocar ( o que eu acho melhor ), no evento "OUTSIDE ROOM" ( quando ele sair da tela ), um código de
- Código:
instance_destroy()
polosam gosta desta mensagem
Re: Dúvida com tiros
saim escreveu:Isso é verdade.polosam escreveu:Põe um alarme.
No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
Mas se você fizer mesmo questão de saber a distância, no evento de criar o tiro, salve a posição em variáveis (xinicial = x; yinicial = y).
Daí, usando point_distance, você vai ter a distância.
Alarmes ficam contando o tempo e, no final do tempo determinado, executam uma ação. Você define o tempo e a ação.
Várias formas interessantes foram mostradas.
Queria apenas fazer uma ressalva: já existe xinicial e yinicial no GM, com as variáveis xstart e ystart.
Além disso, se o tiro for só horizontal, você poderia fazer:
- Código:
if (abs(x-xstart) > distancia) {
instance_destroy();
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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