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Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
+5
SIGILOSO
Carlos L.
Assassino
Supersonic933
Willy
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Olá amigos da GMBR!
Este é o meu primeiro tutorial como colaborador, e o tema deste tutorial será aprender a usar alarms!Muita gente por aqui tem dificuldades em entender como usar os alarms, neste tutorial, vou ensinar o que é um alarm e como usar.
Primeiramente, vamos a parte teórica da aula.
Um alarm tem a função de um alarme (sério?), ou seja, você ajusta um "horário" e quando o a hora atual for igual a hora que você ajustou, ele faz sua função, ou seja, faz um barulho irritante e voa para a parede. Basicamente, isso é um alarme.
O Game Maker disponibiliza até 12 alarmes para serem usados, sendo que vai desde o “0” até o “11”. Recomendo que sempre use os alarmes na ordem. Por exemplo, se precisar usar 3 alarmes, não use o alarm[7], alarm[2] e o alarm[10], isso vai complicar sua vida. Use de forma gradual, ou seja, alarm[0], alarm[1] e alarm[2].
Vamos a parte prática agora. Pra começar, algo muito simples. Ativar um alarm no create.
Crie um objeto (com qualquer sprite) e no evento Create, coloque:
- Código:
alarm[0]=30*3
- Código:
Instance_destroy()
- Spoiler:
- Cada “1” do alarme, representa 1 frame. 30 frames representam 1 segundo, “*3” multiplica 30 por três, que resulta 90 que é igual a 3 segundos. Se estiver usando um “room speed” diferente, o tempo não vai ser o mesmo!
Ai você vai, coloca isso no step e...
Muito simples, o evento step executa os códigos constantemente, ou seja, a cada frame, vai mudar o valor do alarm, ou seja, ele SEMPRE vai fiar 90._Caramba! Não funciona? Porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?
E nesse ponto que o pessoal declara:
As pessoas vêem o alarm como um bicho de 84 cabeças (7 cabeças por alarm ), mas depois que descobrem a coisa simples que direi agora, tudo fica fácil (eu acho). O segredo é muito simples, é o uso de variáveis!_É, eu não sei usar alarms.
Com a variável, eu posso checar se o alarm já foi ativado ou não!
Vamos fazer um exemplo pratico com o uso de alarm no step.
Crie dois sprites, uma bolinha pequena e uma grande. Marque a "origin" dos sprites como "center" .
Agora, crie um objeto para a bolinha grande. Chame-a como quiser.
Primeiramente, coloque no campo "depth" o valor "-1" para que fique sobre as bolinhas que esse objeto vai criar.
No create dela, iremos criar uma variável:
- Código:
atirou=false
Agora, no step, vamos colocar isso:
- Código:
if atirou=false{//Se não tiver atirado
alarm[0]=15 //Ativa o alarme (1/2 de segundo)
atirou=true //Diz que atirou¹
}
//1: Isso impede que o alarme não fique sempre 15!
Checamos se a variável "atirou" é false, e, se for, ativa o alarm e se torna true, impedindo de o alarm sempre ficar 15.
No alarm[0], você coloca isso:
- Código:
instance_create(x,y,obj_bola_pequena)//Cria o objeto bola_pequena quando o alarme for ativado.
atirou=false//Torna possível atirar novamente
Pronto, o seu sistema de alarm já esta funcionando. Porém, se executar assim, vai perceber que as bolinhas não se mechem. Mas por quê? Porque não definimos uma função para a bolinha fazer. Vamos fazer algo bem simples, vamos fazer ela correr em uma direção aleatória.
No create do "obj_bola_pequena", coloque isso:
- Código:
//Aqui vamos definir a função da bolinha, que no caso, é andar para uma direção aleatória.direction=random(360)//¹
speed=10//Velocidade da bolinha
Nesse caso, estamos definindo a direção dela usando a função random (aleatório) em 360.
Speed é a velocidade da bolinha.
Não se esqueça de colocar isso no "outiside room":
- Código:
instance_destroy()//Se destruir ao sair da room
Agora sim, seu sistema de alarme esta pronto!
Você podem baixar o .gmk do tutorial clicando aqui! (MediaFire)
Você podem baixar o .gmk do tutorial clicando aqui! (MediaFire)
[EDITADO]
A pedido do saim preparei mais um exemplo para vocês verem como é a "contagem regressiva" do alarm. Não sei se funciona no lite, se alguém testar no lite e funcionar ou não, me avisem.
Primeiramente, crie mais um objeto, e no create, coloque:
- Código:
alarm[0]=30 //1 segundo
- Código:
alarm[0]=30//1 segundo
Agora que vem a parte legal, no evento draw, coloque:
- Código:
draw_rectangle(x+alarm[0],y+alarm[0],x-alarm[0],y-alarm[0],true)
Obs.: Ao usar DRAW, o sprite do objeto não aparece.
Testem e vejam o resultado (ficou bonitinho)!
Espero que tenham gostado e entendido!
Duvidas é só falar!
Duvidas é só falar!
Última edição por Willy em Sáb 21 maio 2011, 15:08, editado 2 vez(es)
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
E ai Beleza ? gostei do tutorial, deram o cargo de colaborador para a pessoa certa , só vim alerta-lo uma coisinha boba: para facilitar a vida dos programadores, o true e o false podem ser substituídos por 1 e 0 respectivamente, ou seja, todo valor acima de zero é declarado verdadeiro (true) caso ao contrário todo valor igual ou menor que zero é declarado falso (false). é ridículo mas o game maker sempre tem a razão, e o pior que é mesmo (verso citado por ramon em uma de suas aulas)
FLW!
FLW!
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Opa muito bom o tutorial, mostrou o uso dos alarms com um exemplo simples e pratico com uma coisa que muito iniciante usa quando está começando que é fazer um personagem atacar.
Só tenho uma coisa a lhe dizer parabéns.
Só tenho uma coisa a lhe dizer parabéns.
Carlos L.- Games Ranking :
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Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Muito bom cara, tá fazendo um excelente papel de colaborador! Boa sorte na staff, é sempre bom ter pessoal competente na equipe
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Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
@Supersonic933:
Bom, pelo visto meu objetivo com esse tutorial foi atingido!
@weslleyvieira:
Obrigado por ler o tutorial e dizer que fui bem escolhido! Fiquei muito feliz com a confiança que depositaram em mim. Em relação ao true e false, não achei necessário usar dessa forma, tendo em vista que o tutorial é voltado para os iniciantes, mas obrigado por informar.
@Carlos L.:
Obrigado por comentar, o exemplo foi o primeiro que veio na cabeça, mas ficou bem legal.
@SIGILOSO:
Obrigado rapaz, esse foi meu primeiro serviço como colaborador, ainda pretendo fazer outros tutoriais e principalmente engines.
Bom, pelo visto meu objetivo com esse tutorial foi atingido!
@weslleyvieira:
Obrigado por ler o tutorial e dizer que fui bem escolhido! Fiquei muito feliz com a confiança que depositaram em mim. Em relação ao true e false, não achei necessário usar dessa forma, tendo em vista que o tutorial é voltado para os iniciantes, mas obrigado por informar.
@Carlos L.:
Obrigado por comentar, o exemplo foi o primeiro que veio na cabeça, mas ficou bem legal.
@SIGILOSO:
Obrigado rapaz, esse foi meu primeiro serviço como colaborador, ainda pretendo fazer outros tutoriais e principalmente engines.
Obrigado a todos que leram o tutorial!
Até a próxima!
Até a próxima!
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Willy, já que você começou esse tutorial, que tal acrescentar:
- alarms feitos manualmente
- checar o valor do alarm (quem sabe, usando o valor pra desenhar uma barra que vai diminuindo, tipo draw_rectangle(x,y,x+alarm[0],y+10,0))
- alarms feitos manualmente
- checar o valor do alarm (quem sabe, usando o valor pra desenhar uma barra que vai diminuindo, tipo draw_rectangle(x,y,x+alarm[0],y+10,0))
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Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Valeu Willy sempre tive duvidas com alarm e vc me mostrou q é facil, continue assim fazendo o forum crescer, seu jogo novo é 10 rapaz concerteza vai levar o trofeu
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Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
n sabia q pra gml valor abaixo de 0 era false
eu tou acostumado a "qualquer valor q n seja 0 eh false..."
argh, odeio diferenças nas linguagens
eu tou acostumado a "qualquer valor q n seja 0 eh false..."
argh, odeio diferenças nas linguagens
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Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
exelente tuto wili vai ajudar muitas pessoas pois e uma das duvidas mas frequentes sobre game maker otimo tutorial nota : 10
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
@saim:
Os alarms manuais não acho necessario explicar nesse tópico, isso seria um outro assunto... Porém, gostei da sua idéia de demonstrar o uso de um alarm desenhando um retangulo. Fiz um teste aqui e vou adcionar no tutorial.
@Nedotavio1807:
Se ainda tiver dúvidas, fique a vontade para perguntar. Espero ganhar o troféu!
@zerromax:
Pode fazer um teste para ver isso na pratica:
Crie um objeto qualquer, no create, coloque:
@sonic luan:
Obrigado por comentar meu tutorial e por dar uma nota!
Os alarms manuais não acho necessario explicar nesse tópico, isso seria um outro assunto... Porém, gostei da sua idéia de demonstrar o uso de um alarm desenhando um retangulo. Fiz um teste aqui e vou adcionar no tutorial.
@Nedotavio1807:
Se ainda tiver dúvidas, fique a vontade para perguntar. Espero ganhar o troféu!
@zerromax:
Pode fazer um teste para ver isso na pratica:
Crie um objeto qualquer, no create, coloque:
- Código:
true_ou_false=-5
- Código:
if true_ou_false=false{
show_message("FALSE")
}else{
show_message("TRUE")
}
@sonic luan:
Obrigado por comentar meu tutorial e por dar uma nota!
Obrigado a todos por acompanharem o tutorial e comentar!
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Pois é meu amigo só postei aquilo para facilitar a vida de muitos programadores, então numa das antigas aulas do ramon eu tinha me recordado daquilo e então me lembrei pois antigamente eu era viciado em Game Maker e minha vida só era o Gm 7, depois veio o 8 e eu fiquei mais azilado, isso faz tempo hoje eu comecei a aprofundar nos estudos e perdi a graçazerromax escreveu:n sabia q pra gml valor abaixo de 0 era false
eu tou acostumado a "qualquer valor q n seja 0 eh false..."
argh, odeio diferenças nas linguagens
Re: Willy Tutorial – Aprendendo a usar alarms!
Pra gml, valores até quase 0.5 são false. De 0.5 pra cima são true.zerromax escreveu:n sabia q pra gml valor abaixo de 0 era false
Willy, acho importante incluir os alarms manuais pra deixar muito claro o funcionamento dos alarms: diminui 1 a cada step, executa o código quando "=0" e pára de diminuir quando <0. Dessa forma, evitam-se erros como, por exemplo, definir um alarm como um valor não-inteiro.
saim- Games Ranking :
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