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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena Empty [Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

Mensagem por Lothus Qua 05 Ago 2020, 22:41

Cá estou eu, com mais uma dúvida.

Desta vez, eu quero saber como criar vários objetos repetidos. Porém, ele precisa ser indívidual. Para ser mais específico, eu quero criar vários inimigos na mesma cena, porém, quando a minha bala colidir com algum inimigo, somente aquele pode sair de cena.

Já cogitei na idéia de criar vários objetos de inimigos (obj_inimigo1, obj_inimigo2, obj_inimigo3, etc...), porém, creio que o jogo ficaria pesado demais. Haveria outro jeito de fazer isso?

OBS: Eu coloquei  este código no objeto da bala, para tentar colocar essa idéia em mente:

Código:
if place_meeting(x,y,enemyObj){with (enemyObj){instance_destroy()}}

Porém, quando tinha 2 inimigos em cena, ao invés de apenas de destruir aquele que a bala havia colidido, destruía todos os que estavam em cena.
Talvez eu tenha uma idéia para resolver, utilizar o "With", porém eu não sei utilizar o mesmo, então fica mais como sugestão(vai que é isso mesmo coll2 ).
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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena Empty Re: [Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

Mensagem por Diemorth Qua 05 Ago 2020, 23:08

Olá @Lothus, creio que seu problema pode ser resolvido usando instance_nearest essa função pega a instância mais próxima de um ponto.

Ao criar um objeto no projeto, você pode colocar ele várias vezes na room, cada um desses objetos que estão na room são uma instância(uma cópia do objeto base).

Com isso em mente tente ver seu código assim:

Código:
if (place_meeting(x,y,enemyObj))
    with (instance_nearest(x,y,enemyObj))
        instance_destroy();

Você procura ver se há uma colisão entre o seu objeto atual e o enemyObj, caso positivo vai pegar a instância mais próxima desse ponto da colisão, repare que não é o objeto, é a cópia que está na room e enfim destruímos essa instância.

Testa aí, creio que com isso vai funcionar direitinho!  flw
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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena Empty Re: [Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

Mensagem por Lothus Qua 05 Ago 2020, 23:51

Diemorth escreveu:
Olá @Lothus, creio que seu problema pode ser resolvido usando instance_nearest essa função pega a instância mais próxima de um ponto.

Ao criar um objeto no projeto, você pode colocar ele várias vezes na room, cada um desses objetos que estão na room são uma instância(uma cópia do objeto base).

Com isso em mente tente ver seu código assim:

Código:
if (place_meeting(x,y,enemyObj))
    with (instance_nearest(x,y,enemyObj))
        instance_destroy();

Você procura ver se há uma colisão entre o seu objeto atual e o enemyObj, caso positivo vai pegar a instância mais próxima desse ponto da colisão, repare que não é o objeto, é a cópia que está na room e enfim destruímos essa instância.

Testa aí, creio que com isso vai funcionar direitinho!  flw

Funcionou direitinho aqui, mano!
Valeu coll2
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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena Empty Re: [Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

Mensagem por TRFN Qui 06 Ago 2020, 07:11

Apesar de estar resolvido, tem outra maneira também. Você pode colocar um evento de colisão no seu inimigo para que quando ele colida com a bala, ele seja destruido com apenas um instance_destroy() no Event Collision.

Como a dúvida foi sanada, o [Resolvido] foi adicionado ao título do tópico. cheers
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[Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena Empty Re: [Resolvido] Criar vários objetos na mesma cena

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