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[RESOLVIDO] Criar Objetos alatorios com limite de distancia

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Mensagem por Adriano Heartless Qui 09 Jun 2011, 16:24

Ola makesmaniacos! O/
Uma dúvida rapida. Estava pesquisando aqui no fórum sobre esse assunto de criar objetos em random. Tem varios tópicos mas, a maioria está trancado o que mais me ajudou foi esse aqui


https://gmbr.forumeiros.com/t12535-como-criar-objeto-em-local-aleatorio-na-room?highlight=aleatorio

Sei que o codigo correto é esse aui

Código:
instance_create(random(room_width),random(room_height),item_1)

Você pode utilizar o comando round para arredondar os valores se der quebrado.


Só que tem como colocar um limite de espaço entre os objetos? Por exemplo

eu tenho uma room de exatamente
x = 8000
y= 1100

Uma view de
x=1024
y=768


Tenho 5 itens eu queria que esses itens fossem criados random nos limites da room. 0 a 8000 mas que fosse criado especificamente em baixo onde o personagem esta andando pois entre 0 e 500 no y da room é o céu e utrapassa os limetes da camera =/

Um limite de espaço entre esses 5 items. Que eles não fossem criados na view...ou seja não quero que os item apareçam um perto do outro. A camera deve mostrar somente um e que no começo não tenha nenhum item na tela.



Eu tentei incorporar esse codigo mais não deu certo. No momento ta assim


Código:
instance_create(random(room_width-32)+view_xview,random(room_height-500),item_1)


Só que ta bugado =/


Última edição por adriano Heartleless em Dom 26 Jun 2011, 01:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por MatheusReis Qui 09 Jun 2011, 16:39

Um dos problemas foi você ter esquecido de por o "offset" de y fora da random.
O certo seria isso(pelo que entendi):
Código:
instance_create(random(room_width-32)+view_xview,random(room_height-500)+500,item_1)
O outro problema eu não compreendi.
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Mensagem por Adriano Heartless Qui 09 Jun 2011, 16:48

É realmente ficou muito melhor assim dessa maneira '0'
O outro problema seria que tem vezes que os itens aparecem muito perto do outro entende. Queria que eles tomasem uma distancia um do outro de preferencia que não apareça dois itens na tela. Como posso fazer isso? =/
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Mensagem por MatheusReis Qui 09 Jun 2011, 17:14

scratch
Você pode fazer os próprios objetos "mudarem de lugar" ao nascer se houver algum na tela.
Faça um parent para toda a familia de itens.
ex: obj_parentItem
Depois de fazer todos os itens ter obj_parentItem como parent, vá no create deles e ponha:
Código:
item_na_tela=collision_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,obj_parentItem,true,true)
//ve se tem algum item na tela
estou_na_tela=collision_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,id,true,false);
//vê se ele está na tela
while(item_na_tela and estou_na_tela){
//enquanto houver um item e ele na tela
x=random_range(0,room_width);
y=random_range(500,room_height-500);
//randomiza as coordenadas nas mesmas "condições" do create
estou_na_tela=collision_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,id,true,false);
//ve se ele ainda está na tela};
Isso deve resolver =D
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Mensagem por Adriano Heartless Sex 10 Jun 2011, 01:26

Bom ta complicado =/
entendi o que vc fez no seu script criando uma area para mudar as posições dos itens mas, acho que fiz errado pois não deu certo aqui =/
Só falta um detalhe que é os itens não podem ficar um perto do outro, eles tem que ter um espaço considerado...um aparece no canto, outro no meio outro la no outro canto e por ai vai. Eu criei uma enginer aqui tosca como demostração segue o link

http://www.4shared.com/file/eMcLVaRc/teste_de_itens_aleatorios.html


Quando roda a enginer os itens aparecem todos perto da montanha e todas ficam na direção da camera, isso não acontecia e resolvel lol
Agora só falta esse detalhe mesmo de um item não aparecer perto do outro =/
ou seja eu to mexendo pra ca e pra lá e pesquisando que nem um louco aqui no fórum e com as dicas ai que vc me deu uma hora vai dar certo!

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Mensagem por Markituh Sex 10 Jun 2011, 10:29

Seria um perto do outro, um encostado no outro? Esse problema pode ser corrigido usando a ação Drag and Drop Align to Grid, que em GML seria o seguinte:
Código:
x = round(x/xgrid)*xgrid // Alinhamento horizontal
y = round(y/ygrid)*ygrid // Alinhamento vertical
a Grid é basicamente aquela grade que aparece na room, justamento com o propósito de alinhar os objetos. Lá em cima tem as definições da largura e altura do bloco, neste caso no código acima xgrid é a largura do bloco e ygrid a altura do bloco. Se você fosse usar o Drag and Drop, as definições seriam essas:
Código:
///////////////////////////////////////////////
///                                                     
/// snap x =  [ xgrid ]                             
/// snap y =  [ ygrid ]                             
///                                                       
//////////////////////////////////////////////
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Mensagem por saim Sex 10 Jun 2011, 11:49

Eu faria o seguinte:
Antes de criar, definiria as coordenadas. Essas coordenadas aleatória teria que ter uma distância mínima das intâncias.
Código:
var xx, yy, podecriar;
podecriar=false
while podecriar=false{
  xx=random(room_width-32)
  yy=view_xview,random(room_height-500)+500
  if point_distance(xx, yy, instance_nearest(xx, yy, obj_item_paren).x, instance_nearest(xx, yy, obj_item_paren).y)>distancia_minima
    podecriar=true
  }
instance_create(xx, yy, obj_item1)
Muito juízo com isso. Se não for possível atender a condição (se a distancia_minima for muito grande), o jogo trava e só pode ser fechado pelo gerenciador de tarefas.

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Mensagem por Adriano Heartless Sáb 11 Jun 2011, 15:51

pow vlw saim e Markituh mais uma vez. Estou utilizando as suas dicas aqui mas, mesmo assim ainda está bugado =/
Bom esse lance ai que vc inventou em configurar a variavel que vai dar a posição randomica no objeto é o que u to seguindo.

Eu coloquei um valor de 5000 na distancia mas, eu tive qu criar mais variaveis para cada item que são 5. tipo

xx
xx2
xx3
xx4
xx5

mas ainda não to conseguindo fazer que elas fiquem com uma distancia de 5000 uma das outras =/
Talves eu estou utilizando esse codigo ai de forma errada.
Também tentei fazer o seguinte

if xx - xx2 and xx3- xx4 and xx4-xx5 > distancia {
podecriar=true }

foi um tipo de comparação no caso se a subtração das variavel for maior que a dstancia os item se criam mas, tem alguns momentos que eles ficam juntos =/


Bom estou tentando aqui mais se não consigui tenho a possibilidade de criar algumas situações pelo comando irandom_range
Assim criaria deixa eu ve...sei la umas 6 posições diferente para cada item. Mas da outra forma teria posições quase infinitas assim cada vez que jogar os item apareceriam em locais diferente *-*
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Mensagem por saim Sáb 11 Jun 2011, 18:49

Peraí... O "aleatório" é só com relação a "x"? Isso pode facilitar um pouco as coisas. Mas sente só: 5000 de distância entre os objetos é muita coisa pra uma room dessas. Isso é impossível pra 5 objetos, acho que até pra 4 é muito - e isso se você colocar os objetos no maior cuidado, não estou falando em aleatoriedade ainda.
Você reparou que eu usei "obj_item_parent"? É porque eu preciso checar a distância de todos os itens ao mesmo tempo. Se você fizer assim - definir todos os itens como filhos de um mesmo parent - acho que não tem como dar errado. Desde que você diminua essa distância entre eles. Eu sugeriria um máximo de... hmm... (8000-32)/5?
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Mensagem por Adriano Heartless Dom 12 Jun 2011, 05:04

Sim sim porque o y do item não importa somente o item deve aparecer embaixo da room pq em cima a camera não pega pois é o céu mas, isso o Mathaeuz com o

y=random_range(500,room_height-500);

agora com os x fica tenso pois eles tem que ter uma distancia entre eles =/

Relamente estava muito grande o valor que eu coloquei :oops:

poxa já tentei de tudo =/

o jeito é fazer por choose mesmo

Tipo para cada itemeu faço um comando de choose para aleatoriamente escoler um dos x e y é muito mais limitado mais por outro lado é mais seguro de não acontecer certos bugs.

No create de cada item eu coloco

Código:
choose(xx=200,xx=800,xx=50)
choose (yy=200,yy=800,yy=50)

x=xx
y=yy

Assim toda vez que for jogar pode acontecer o item iniciar em uma dessas possibilidades de posicionamento que eu determinei. Acho que da outra forma é impossivel apesar de quase ter dado cero mais eu fiquei 4 dias seguidos tentando funcionar =/

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Mensagem por saim Dom 12 Jun 2011, 20:34

Olha, 9 opções (3x*3y) são suficientes pra o jogador não perceber que existe algo pré-determinado ali, então se seu objetivo foi atingido, ótimo. Mas te garanto que não é impossível. Você tentou usar parent como eu sugeri? E colocou a distância mínima de uns 700 a 1500?
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