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Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
5 participantes
Página 1 de 1
Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
Óla pessoal o meu computador é um bocado fraco por isso eu uso gmk 8 e eu queria saber se alguém poderia mandar uma engine ou códico pra resolver o problema agradeço respostas.
gilvalada- Games Ranking :
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Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
É uma pergunta bem complexa, mas vamos lá. Vou dizer para você o que estou usando no atual JAM
para fazer minhas cutscenes:
1 - No GM8, se eu fosse você, usaria e abusaria de alarmes. Esses eventos especiais são muito bons para disparar ações. Você tem o controle absoluto. Timelines também são um conceito interessante, onde você pode escrever verdadeiros roteiros e botar para rodar.
2 - Você pode criar uma pasta-grupo só para colocar os objetos envolvidos na sua cutscene. Isso é bom para organizar. Não tenha receio de criar muitos objetos lá dentro. Maneje eles com timelines e alarmes.
3 - Backgrounds animados são uma boa. Como meu jogo é espacial, tenho usado um plano de fundo de estrelas em movimento. Para fazer elas se deslocarem, bastou eu ir no creation code da room e escrever isto:
4 - Por fim, sugiro fortemente que use o ----->texto letra por letra <------- em suas legendas. É mais fácil do que parece. Créditos para a lenda CPinheiro.
Boa sorte.
para fazer minhas cutscenes:
1 - No GM8, se eu fosse você, usaria e abusaria de alarmes. Esses eventos especiais são muito bons para disparar ações. Você tem o controle absoluto. Timelines também são um conceito interessante, onde você pode escrever verdadeiros roteiros e botar para rodar.
2 - Você pode criar uma pasta-grupo só para colocar os objetos envolvidos na sua cutscene. Isso é bom para organizar. Não tenha receio de criar muitos objetos lá dentro. Maneje eles com timelines e alarmes.
3 - Backgrounds animados são uma boa. Como meu jogo é espacial, tenho usado um plano de fundo de estrelas em movimento. Para fazer elas se deslocarem, bastou eu ir no creation code da room e escrever isto:
- Código:
background_hspeed[0]=-0.5; // O valor é zero porque este é o layer do background que estou usando.
4 - Por fim, sugiro fortemente que use o ----->texto letra por letra <------- em suas legendas. É mais fácil do que parece. Créditos para a lenda CPinheiro.
Boa sorte.
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Ralphed, gilvalada e Vaziu gostam desta mensagem
Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
Olá, seja bem vindo!
Olha só, pra você aprender o GM8 ou qualquer outra ferramenta, o mais legal é você botar a mão na massa e ver o que tem na sua "caixa de ferramentas".
Como o @PoloSam disse os Alarms são excelentes ferramentas, mas uma linguagem é como uma caixa de ferramentas, você as combina pra obter os resultados e, neste caso, você pode fazer a mesma coisa usando simples variáveis. O alarm apenas facilita.
Como devo pensar para que a linguagem faça o que eu preciso ?
a) Saiba exatamente o que você quer
Sim, precisamos de uma idéia clara do que queremos.
b) Não tente aprimorar o código no começo, apenas faça o básico e depois aprimore. Seja o mais simples possivel.
c) Crie o seu próprio algoritmo, não copie, para que você aprenda realmente.
Exemplo:
Supondo que eu quero mover uma imagem para que ela ande até o meio da tela e depois desça. Como fazer isso ?
O movimento seria visualmente assim:
No GM e em muitas engines o X aumenta pra direita e o Y aumenta para baixo. Então basta por exemplo no evento CREATE:
Agora no evento STEP:
Viu como é facil? Montando coisas assim vc faz qualque tipo de movimento.
Flws!
Olha só, pra você aprender o GM8 ou qualquer outra ferramenta, o mais legal é você botar a mão na massa e ver o que tem na sua "caixa de ferramentas".
Como o @PoloSam disse os Alarms são excelentes ferramentas, mas uma linguagem é como uma caixa de ferramentas, você as combina pra obter os resultados e, neste caso, você pode fazer a mesma coisa usando simples variáveis. O alarm apenas facilita.
Como devo pensar para que a linguagem faça o que eu preciso ?
a) Saiba exatamente o que você quer
Sim, precisamos de uma idéia clara do que queremos.
b) Não tente aprimorar o código no começo, apenas faça o básico e depois aprimore. Seja o mais simples possivel.
c) Crie o seu próprio algoritmo, não copie, para que você aprenda realmente.
Exemplo:
Supondo que eu quero mover uma imagem para que ela ande até o meio da tela e depois desça. Como fazer isso ?
O movimento seria visualmente assim:
- Código:
-->---->---->---->--->|
|
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v
v
v
|
|
|
No GM e em muitas engines o X aumenta pra direita e o Y aumenta para baixo. Então basta por exemplo no evento CREATE:
- Código:
x=0; // no canto esquerdo
y=room_height / 2; // no meio da ROOM
Agora no evento STEP:
- Código:
if (x < room_width / 2) {
x += 1; // se o X for menor que o meio vai incrementanto para Direita
} else {
y=y+1; // se ele já chegou no meio aumento o Y assim ele desce
}
if (y > room_height) {
instance_destroy(); // quando o Y chegar la embaixo, destroi o objeto
}
Viu como é facil? Montando coisas assim vc faz qualque tipo de movimento.
Flws!
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Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
Lembrando dos paths tbm, vc cria todo o caminho e executa, é possível criar balões de falas, além dos textos letra por letra, usando a imaginação você pode criar muita coisa
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Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8
Concordo totalmente com o que foi exposto, alarms, parths e o evento draw são seus melhores amigos na hora de fazer uma cutscene.
Acaba que não tem uma "fórmula mágica" por que depende MUITO do que você quer fazer, por exemplo, uma cutscene que vai colocar o personagem andando, parando e dizendo um texto, vai ser estruturada de uma maneira totalmente diferente de uma em que você tem uma video-animação separada ou eventos de escolha como em alguns light novel games.
A dica que posso dar, é que geralmente para fazer cutscenes eu prefiro ter uma room separada pra isso entre os níveis, por que acaba por ajudar na organização do código.
Reafirmo o que o @vinians disse sobre botar a mão na massa, realmente é a melhor maneira de aprender como fazer cutscenes!
Acaba que não tem uma "fórmula mágica" por que depende MUITO do que você quer fazer, por exemplo, uma cutscene que vai colocar o personagem andando, parando e dizendo um texto, vai ser estruturada de uma maneira totalmente diferente de uma em que você tem uma video-animação separada ou eventos de escolha como em alguns light novel games.
A dica que posso dar, é que geralmente para fazer cutscenes eu prefiro ter uma room separada pra isso entre os níveis, por que acaba por ajudar na organização do código.
Reafirmo o que o @vinians disse sobre botar a mão na massa, realmente é a melhor maneira de aprender como fazer cutscenes!
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