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Problema com desempenho

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Problema com desempenho Empty Problema com desempenho

Mensagem por marcin_w_ Ter 16 Jun 2020, 10:10

Eu comprei recentemente um computador novo, é um lenovo yoga 520, ele tem memória SSD e costuma ser bem rápido, porém meu projeto está dando muitos lags de fps mesmo e eu não estou entendendo os motivos, a questão de otimizacão do código ja foi todo refeito, tirei os eventos desnecessários dos steps ou que pudessem causar algum loop ou peso na programação, não sei mais o que fazer pois o pc é novo e nao está com virus.....não compreendo....alguém sabe alguma maneira de tentar melhorar isso?

EDIT: Esqueci também de perguntar a respeito da velocidade da room, se eu mudar de 30 pra 60 efetivamente ele rodará 60 fps quando criar um executável ou isso é uma gambiarra? colocar 60 parece resolver o problema do lag.
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Problema com desempenho Empty Re: Problema com desempenho

Mensagem por vinians Ter 16 Jun 2020, 16:48

Olá como vai ?
Como você disse que já fez as otimizações não vou entrar muito em detalhes, mas vamos dizer que:

  • Evento STEP realmente consome muitos recursos


  • Evento DRAW com operações usando desenho com primitivas tipo Line, circle etc, consume muitos recursos
  • Uso de DS_LIST sem liberar memoria, como o tempo causa memory leaks e pode causar lentidão. 
  • Atualize o Driver da sua placa de vídeo
  • Eu geralmente rodo meus games em 60FPS porque fica mais fluida as animações.
  • Verifique quantos programas estão iniciando automaticamente, pressione CONTROL + ALT + ESC e verifique o consumo de memória
  • Verifique se tem memoria RAM suficiente e que o computador não esteja usando muita paginação de memória.


  • Uso indiscriminado de efeitos de partículas pode causar lentidão


É isso por enquanto! 
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Problema com desempenho Empty Re: Problema com desempenho

Mensagem por Willy Ter 16 Jun 2020, 19:00

São nessas horas que é bom utilizar o modo debug.
Na verdade, eu nunca utilizei as ferramentas de debug do GM, mas eu acredito (pelo menos espero) que existam ferramentas pra monitorar o consumo de recursos. As vezes uma breve analise pode gritar na sua cara onde está o problema.

De todo modo, certifique-se que as instancias que devem ser destruídas estão de fato sendo destruídas (experimente dar um instance_count (ou algo assim) pra ver a quantidade de objetos na sua room) ou se não estão sendo criadas desenfreadamente. Já vi muitos casos como esse, inclusive o clássico shooter em que as balas saem da room e nunca são destruídas, causando lentidão com o passar do tempo.

Se você se sentir a vontade e estiver utilizando o GM 1.4, pode me mandar o seu source por MP pra eu dar uma olhada. Não garanto resolver seu problema, mas posso dar uma olhada (confesso que fiquei curioso).
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Mensagem por marcin_w_ Ter 16 Jun 2020, 20:34

Willy e Vinians, acabei resolvendo o problema colocando o speed da room em 60 e duplicando os valores do jogo, a animação ficou muito mais fluida e os lags diminuíram, mas foi só quando tirei o jogo do modo full screen que ele finalmente parou de dar lag total.

EDIT: Os lags voltaram....eu não entendo oq acontece cara, o pc roda gta 5 liso...i5 8th com memória ssd e da lag no meu arquivo otimizado de 50kb, nao consigo achar a solução....
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