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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Victor Fernandes Qua 01 Jul 2015, 15:12

Olá,

eu tenho um objeto inimigo (obj_inimigo) com algumas instâncias dele espalhadas pelo meu mapa (platformer).
O que eu gostaria é que quando eu atacasse uma instância dessas
(ela entraria em estado de combate: combat_mode = true), outra que esteja próxima também entrassem em estado de combate (combat_mode = true)

*criei a variável friend no create para saber qual inimigo que está próximo

o que eu tenho até agora:

no create do obj_inimigo:
       
     friend = collision_circle(x, y, 250, obj_inimigo, false, true)

no step do obj_inimigo:
       
     if friend.combat_mode = true
     {
           combat_mode = true
     }


quando eu coloco o ID do inimigo diretamente com a variável
(ficando dessa maneira: (100047).combat_mode = true) o sistema funciona, porém, obviamente, todas as instâncias da room entram em modo de combate quando eu ataco o inimigo 100047.

Então, eu gostaria de conseguir utilizar essa função de maneira integrada ao collision circle, ou seja, o inimigo só defenderá outro inimigo se este estiver próximo.

Grato desde já.


Última edição por Victor Fernandes em Qua 01 Jul 2015, 18:18, editado 1 vez(es)
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Android Project Qua 01 Jul 2015, 15:40

vc podia fazer o seguinte:
Código:

if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
      near=instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
      if near.combat_mode
      combat_mode=true
}
Se quizer algo mais sofisticado eh so falar alien
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Willy Qua 01 Jul 2015, 16:08

Seu sistema funciona, a questão é que você se esqueceu de alguns detalhes.

Considerando que cada inimigo cobre uma área cujo raio é de 250 pixels, isso significa que o mesmo pega mais da metade da área da room. De acordo com seu código, quando um inimigo (friend) é atacado, os aliados que estiverem próximos também entrarão para o combate. Com isso, temos o raio do primeiro aliado, que fará outros aliados ativarem seus raios também, ou seja, todo mundo está com o raio ativado, portanto, aquele aliado que estiver lá na outra ponta da room será ativado pelo aliado que está um pouco antes dele, e não o que realmente precisa de socorro.

Ao invés de cada inimigo checar se alguém precisa de socorro, é muito mais simples e eficiente solicitar que o inimigo que foi atacado peça por socorro, e então, ativar o combat_mode dos inimigos próximos. Simples assim! blz
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Victor Fernandes Qua 01 Jul 2015, 16:09

Acredito que o seu código e o meu sejam praticamente idênticos a diferença é como tentamos puxar o ID do inimigo próximo.

Mas fui testar seu código:
Coloquei seu código e nada tinha acontecido, então substituí: o combat_mode = true da última linha por instance_destroy(), pra checar. E a instância que eu atacava era destruída.
Parece que o near.combat_mode está se referindo ao próprio inimigo que foi atacado.

É o mesmo problema que eu estava tendo: eu colocava o ID do inimigo próximo na variável friend, mas não conseguia fazer a função friend.combat_mode = true funcionar.

Acho que digitei mal esse texto, se não entender me avisa que eu tento deixar minhas palavras mais claras.
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Victor Fernandes Qua 01 Jul 2015, 16:16

Willy escreveu:Seu sistema funciona, a questão é que você se esqueceu de alguns detalhes.

Considerando que cada inimigo cobre uma área cujo raio é de 250 pixels, isso significa que o mesmo pega mais da metade da área da room. De acordo com seu código, quando um inimigo (friend) é atacado, os aliados que estiverem próximos também entrarão para o combate. Com isso, temos o raio do primeiro aliado, que fará outros aliados ativarem seus raios também, ou seja, todo mundo está com o raio ativado, portanto, aquele aliado que estiver lá na outra ponta da room será ativado pelo aliado que está um pouco antes dele, e não o que realmente precisa de socorro.

Ao invés de cada inimigo checar se alguém precisa de socorro, é muito mais simples e eficiente solicitar que o inimigo que foi atacado peça por socorro, e então, ativar o combat_mode dos inimigos próximos. Simples assim! blz

deixando o código do jeito que eu escrevi no início ocorre o seguinte error:

"Unable to find any instance for object index '-4' name ''
at gml_Object_obj_ghost_StepNormalEvent_2 (line 12) - if friend.combat_mode = true"

Mad

sendo que deixei os inimigos bem próximos.

ps: realmente faz mais sentido fazer com que o inimigo atacado peça ajuda, faltou lógica na minha cabeça...
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Victor Fernandes Qua 01 Jul 2015, 16:46

O que me intriga nesse código que postei é:
1º - pedi para desenhar a variável friend e ela desenha o ID exato do aliado que está próximo (correto)

2º- se eu substituir friend.combat_mode = true por
(100047).combat_mode = true ela funciona (correto)

o que me faz pensar que o problema está na expressão: friend.combat_mode = true
friend não encaixa ai... não sei
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Android Project Qua 01 Jul 2015, 17:36

olha, tenta isso, e se nao der fala oq ta acontecendo mais detalhado q eu sou burrinho :p
Código:

if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
      y-=10000
      near=instance_nearest(x,y+10000,obj_inimigo)
      y+=10000
      if near.combat_mode
      combat_mode=true
}
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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem Empty Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem

Mensagem por Victor Fernandes Qua 01 Jul 2015, 18:16

Android Project escreveu:olha, tenta isso, e se nao der fala oq ta acontecendo mais detalhado q eu sou burrinho :p
Código:

if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
      y-=10000
      near=instance_nearest(x,y+10000,obj_inimigo)
      y+=10000
      if near.combat_mode
      combat_mode=true
}

Cara, está funcionando perfeitamente, muito obrigado mesmo.
Ainda não sei o que estava errado no meu código, mas eu supero =P.

Agora vou tentar aplicar isso ao que o Willy falou, o inimigo que recebeu o dano chamar seus aliados.

Muito obrigado a ambos!
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