Como criar um jogo de carro com sprites?

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Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por gabrielgeazi2 em Seg 02 Mar 2015, 22:13

Gente queria saber como funciona um jogo de carro tipo Top Gear, aquele sistema de pista e também esse "negocio" todo de usar sprites.
  Tem como criar um tipo de jogo assim no Game Maker? Como?

  A segunda coisa que queria saber era como fazer um jogo tipo Doom, fiz essas perguntas porque o sistema é diferente(o mapa 3d com sprites é diferente de um jogo tipo Top Gear)

Não sei fazer modelos 3d Razz

gabrielgeazi2

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por caiquerafinha em Seg 02 Mar 2015, 23:07

Recomendo que leia as aulas sobre 3D do Kabeção, lá ele ensina uns sistemas legais. Smile
Porém acho que ainda o GameMaker é muito limitado para 3d

caiquerafinha

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por Sewer Crawler em Seg 02 Mar 2015, 23:18

FPS tipo Doom
https://app.box.com/s/rpj9o5n6lsl8oyduagpzydnlh2mstami

http://host-a.net/u/playway/


Última edição por Sewer Crawler em Qua 04 Mar 2015, 00:20, editado 1 vez(es)

Sewer Crawler

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por gabrielgeazi2 em Ter 03 Mar 2015, 10:26

Obg a todos que responderam. Mas ainda queria saber como funciona o sistema de pista em um jogo tipo Top Gear

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por polosam em Ter 03 Mar 2015, 12:50

Amigo, o "3d" do Super Nintendo chama-se MOD 7. Aqui tem um link para uma página da Wikipédia que explica direitinho como funciona esse sistema. Está em inglês, bem didático, mas se quiser pode conferir o artigo em português, este último bem escasso.

Isso aí é matemática pura, então deve ser possível de reproduzir no Game Maker. Escave no youtube que você achará mais coisas. Boa sorte!



Spoiler:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mode_7

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por dharrison em Ter 03 Mar 2015, 15:20

Como o polosam disse acima, é um sistema de falso 3D do SNES, que como explicado no wikipedia, rotaciona um plano no cenario, mapeado scanline por scanline (cada linha horizontal da tela).

Isso é bem mais complicado de fazer do que parece (já cheguei a criar alguns esboços), e fazer com sprites e backgrounds torna o cenário infinitamente pesado.

Uma solução seria usar o sistema de Tilesets para criar isso, atualizando os tiles a cada quadro, mas sinceramente não sei como fazer na prática...

EDIT:

Procurei sobre o assunto e não encontrei nenhuma engine ou tutorial, a maioria afirma que é mais facil criar totalmente em 3D o cenário (com sprites 2D) do que usar esse sistema doido de fake 3D.

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por Fuzenrad em Ter 03 Mar 2015, 16:38

Cara, esse recurso é mais simples do que parece, é basicamente... loops.

Pegue uma imagem qualquer, corte pelo "Create from strip" (do próprio Game Maker), horizontal você deixa o tamanho total (no caso desta textura 256) e vertical 4 pixels, a quantidade de imagens depende do tamanho vertical dividido por 4 (256/4 = 64), vai gerar uma sprite com 64 frames. (Existem mecanismos dentro do próprio game maker, que cortam a imagem automaticamente, por meio de surfaces, definitivamente eu não recomento usar, deixaria a execução do jogo muito pesada).



Depois disso, a primeira etapa é redesenhar a imagem normalmente na tela (por um loop simples):

for (i=0; i<64; i+=1) {
draw_sprite(sp_textura,i,128,i*4)
}

O resultado será o mesmo da imagem original, só que redesenhado pela junção de cada pedacinho.

Agora vamos alterar as dimensões de cada sprite usando o draw_sprite_ext, assim:

for (i=0; i<64; i+=1) {
draw_sprite_ext(sp_textura,i,128,i*4,0.5+(i/64)/2,1,0,c_white,1)
}

O resultado já ficará um pouco 3D, para configurar a profundidade basta adaptar os valores do xscale (que eu coloquei "0.5+(i/64)/2"):



Se deixar só "i/64", gera uma perspectiva infinita (geralmente não muito usada em jogos desse gênero):



Enfim, ainda não ficou com um aspecto de SNES, precisamos agora alterar a posição y de cada frame da textura, de modo que não atinja o topo da tela (para ter um espaço para uma outra imagem, chamada de "horizonte"), porém não podemos simplesmente somar um valor qualquer a posição y dentro do loop, a cada frame essa posição deve diminuir, o loop fica assim:

for (i=0; i<64; i+=1) {
draw_sprite_ext(sp_textura,i,128,i*2+128,0.5+(i/64)/2,0.5,0,c_white,1)
}

E o resultado:


Mas, como fazemos o "giro 3D" nesse loop? Simples, é só trabalhar a posição x (deslocamento horizontal) de cada frame, individualmente (pelo loop, claro).

Bom, se quiser baixar a "engine" (que nem pode considerado engine na verdade, são só 3 linhas de script):
https://www.dropbox.com/s/0yh13i358uzeg6u/engine_mod7_fuzenrad.gmk?dl=0

Se isso gasta mais processamento do que criar um mundo 3D eu não sei afirmar, acredito que fica mais leve, EU, não trabalharia 3D no Game Maker, existem programas mais indicados para isso (que produzem um resultado bem melhor com menos trabalho).

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por gabrielgeazi2 em Ter 03 Mar 2015, 19:51

Obg a todos Happy valeu msm

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por WellingtonBecker em Ter 03 Mar 2015, 20:33

Amigo, achei esse tópico/engine com o Mode 7 para game maker:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=446025

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

Mensagem por gabrielgeazi2 em Ter 03 Mar 2015, 21:45

Você sabe onde esta o link para o download da engine?

EDIT:

Já achei aqui valeu Happy

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Re: Como criar um jogo de carro com sprites?

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