Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 00:17 por Fubukki

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Qui 27 Ago 2015, 13:51 por manobrother

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

Game tipo manager

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Game tipo manager

Mensagem por gluglu em Sab 21 Fev 2015, 19:52

Olá galera,

Estou aprendendo a desenvolver games através do GM e ultimamente tenho assistido a diversas videoaulas e lendo as postagens do fórum.

Pois bem, deparei-me com um problema e gostaria da ajuda de vcs para solucioná-lo. Em meu jogo preciso ordenar os times de um mesmo grupo por pontuação(cada time abaixo tá num objeto e a variável ponto deles vão aumentar, assim como no campeonato brasileiro)  antes de jogar para o DRAW:

var a=obj_palmeiras.pontos;
var b=obj_santos.pontos;
var c=obj_corinthians.pontos;
var d=obj_saopaulo.pontos;

Porém, não consegui pensar em uma maneira que não gere dezenas de linhas de código. Isso pq atualmente tenho apenas quatro times, mas minha intenção é criar vinte times onde todos jogam contra todos.

Desde já agradeço pela atenção!
avatar
gluglu

Data de inscrição : 21/02/2015
Número de Mensagens : 2
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Game tipo manager

Mensagem por AG Hydra em Sab 21 Fev 2015, 21:00

Olá gluglu, tudo bem?

bom não compreendi sua dúvida muito bem... creio que deseje economizar memória com algum outro método, certo? bom, caso isto seja o caso, array's são uma boa escolha para isto. que no caso, ficaria assim:

Código:

aTime[0]=obj_palmeiras.pontos;
aTime[1]=obj_santos.pontos;
aTime[2]=obj_corinthians.pontos;
aTime[3]=obj_saopaulo.pontos;

isto te ajudará a economizar memória, sendo que não usa um método com várias variáveis, e sim... um array com vários índices, podendo neles ser armazenado algo. espero ter ajudado, até.
avatar
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Número de Mensagens : 130
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Game tipo manager

Mensagem por gluglu em Sab 21 Fev 2015, 22:37

Olá, AC games.

Não seria bem isso. Não me expressei corretamente. Cada objeto(time) do meu jogo tem um variável (pontos) que eu gostaria de exibir no draw em ordem decrescente. Mas, eu não consegui pensar em nenhum código que comparasse e deixasse em ordem decrescente essas quatro variáveis mencionadas (obj_palmeiras.pontos, obj_saopaulo.pontos, obj_santos.pontos, obj_corinthians.pontos).

Isso pq são apenas quatro variáveis (quatro times), mas estou prevendo que meu jogo terá ao menos vinte times, ou seja, vinte variáveis pontos para serem comparadas e ordenadas.

Se puderem me ajudar com dicas de como programar isso ficaria muito grato!
avatar
gluglu

Data de inscrição : 21/02/2015
Número de Mensagens : 2
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Game tipo manager

Mensagem por chicoweb em Ter 24 Fev 2015, 17:27

Bom com arrays você vai ter que trabalhar sim;

Crie um obj_tabela, no create dele coloque:

Código:
// Pelo seu codigo ai tem que setar o vetor de times assim:
aTime[0] = obj_palmeiras
aTime[1] = obj_santos
aTime[2] = obj_corinthians
aTime[3] = obj_saopaulo

tam = 4 // Quantidade de times

// Esse codigo ordena o vetor pelos pontos
for (i = 1 ; i < tam ; i += 1){
    if (aTime[i].pontos > aTime[i - 1].pontos) {
          obj_temp = aTime[i]
          aTime[i] = aTime[i - 1]
          aTime[i - 1] = obj_temp
    }
}

Depois no draw coloque:

Código:
for (i = 0 ; i < tam ; i += 1){
    nome = object_get_name(aTime)
    pontos = aTime[i].pontos
    draw_text(x,y+(22*i),nome + " - " + string(pontos))
}

Importante: toda vez que quiser chamar a tabela crie ela em tempo real porque ele coleta os dados dos times no create, assim:

Código:
instance_create(100,100,obj_tabela)

Dica: Ao criar o time crie uma variavel dentro dele chamada "nome", ai vc coloca tipo "São Paulo", e na hora do draw, substitui o:

Código:
nome = object_get_name(aTime)

por

Código:
nome = aTime.nome
avatar
chicoweb

Ranking : Nota C
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Número de Mensagens : 666
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Game tipo manager

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum