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CRP-Max

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Tutorial básico: Arrays

em Sex 26 Dez 2014, 16:59
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Título: Tutorial básico: Array
 
Versão do GM: Qualquer uma.
 
Dificuldade: Depende de sua atenção
 
Link para download da Engine: Não há.
 
Requer Extensões/DLLs: Não.
 
 
 
    Sobre o tutorial:
    
      Muitas vezes nos vemos ciando varias variáveis para executar certas ações, ocupando uma pequena diferença na memoria do jogo, mas se feito muito pode ficar muito pesado, por isso, existem arrays, variáveis que podem ocupar mais de um valor, sendo que cada valor tem sua própria posição dentro da array.
    
      Existem dois tipos de arrays...
 
 
 ...As de uma dimensão:
 


Val1
Val2
Val3
Val4
0
1
2
3






Ali em cima, fiz um pequeno exemplo de uma array.
      Note que a array começa na posição 0 e segue a partir dai, no exemplo acima, a array tem 4 posições, onde a ultima é a 3.

      Ok, temos o exemplo, mas, como transformamos isso em gml?
      Simples:


Código:
var_array[0] = val1;

      Sendo que:

Var_array
é o nome da array.
0 a posição.
Val1 é o valor, como numa variável normal.
 
     A partir dai, podemos fazer uma listagem de atributos para o player, por exemplo, desta forma:

Código:
player_att[0] = 5;// o atributo da força por exemplo
player_att[1] = 7;// atributo da inteligencia
player_att[2] = 3;// atributo da agilidade
player_att[3] = 10;// atributo da sorte...
// e assim vai...

O único problema nisso tudo é lembrar qual posição da array guarda o que. Razz
 ...E as de duas dimensão:


Linha 0
Val1,1
Val1,2
Val1,3
Val1,4
L 1
Val2,1
Val2,2
Val2,3
Val2,4
L 2
Val3,1
Val3,2
Val3,3
Val3,4
L 3
Val4,1
Val4,2
Val4,3
Val4,4

Coluna 0
C 1
C 2
C 3



      Note que as de duas dimensões não possuem somente uma linha, como nas de uma, mas sim, uma coluna e uma linha.

      Nós criamos uma array 2D desta forma:
Código:
var_array[0,0] = val1,1;


      Sendo que a diferença está na quantidade de posições.


A primeira posição é a coluna que estamos nos referindo,
E a segunda  posição é a linha que estamos nos referindo.


 Agora, como exemplo, podemos fazer a listagem dos atributos para vários players diferentes (no exemplo, dois):


Código:
//primeiro player, coluna 0
player_att[0,0] = 6;// atributo de força, linha 0
player_att[0,1] = 2;// atributo de inteligencia, linha 1
player_att[0,2] = 10;// atributo de agilidade, linha 2
player_att[0,3] = 5;//atributo de sorte, linha 3
//e assim vai indo...

//segundo player, coluna 1
player_att[1,0] = 5;// o atributo da força, linha 0
player_att[1,1] = 7;// atributo da inteligencia, linha 1
player_att[1,2] = 3;// atributo da agilidade, linha 2
player_att[1,3] = 10;// atributo da sorte, linha 3
//mesma coisa...
 Pronto, agora não vamos esquecer qual atributo representa o que.


Bem, acredito que seja isso, qualquer dúvida, ou se tem algo a dizer, comente!
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Sab 27 Dez 2014, 13:22
bom tutorial... gosto de usar arrays seguidas de loops como for, repeat, while... para controlar certos aspectos de meus games e aplicativos... algumas coisas não dá pra fazer 1-a-1 hehehe
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Sab 27 Dez 2014, 23:15
Bom tutorial.

Eu não entendo muito bem de Arrays pois nunca a usei, e acho que não vou usar, pois pelo que acho são variáveis com o mesmo nome, então acho mais pratico criar varias variáveis. Ex.: inteligencia forca etc.

Mas gostei do tutorial e vou dar uma estudada vai que mudo de opnião.
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Sab 27 Dez 2014, 23:50
Parabéns pelo tutorial Axé, ficou bom!
Gostaria de recomendar uma coisa pra vc melhorar essa parte:
Axé Em Linha escreveu:
Código:
player_att[0] = 5;// o atributo da força por exemplo
player_att[1] = 7;// atributo da inteligencia
player_att[2] = 3;// atributo da agilidade
player_att[3] = 10;// atributo da sorte...
// e assim vai...
O único problema nisso tudo é lembrar qual posição da array guarda o que. Razz

É uma prática comum na programação utilizar constantes para identificar o índice da array. Uma Constante é como se fosse uma variável que recebe um valor na sua criação e nunca pode ser alterada.

Assim, vc criaria as constantes no editor de constantes do GM:
INTELIGENCIA=1;
AGILIDADE=2;
SORTE=3;
...

E aí utilizaria as constantes pra identificar qual o atributo na array:
Código:
player_att[INTELIGENCIA] = 7;// atributo da inteligencia
player_att[AGILIDADE] = 3;// atributo da agilidade
player_att[SORTE] = 10;// atributo da sorte...

É isso aí, até Mais! flw

Não me abra :
Te esperei no Chat pra te dizer isso o dia todo, mas como não apareceu, tô postando antes que eu me esqueça! affraid
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Dom 28 Dez 2014, 18:42
mrbrum22 escreveu:Parabéns pelo tutorial Axé, ficou bom!
Gostaria de recomendar uma coisa pra vc melhorar essa parte:
Axé Em Linha escreveu:
Código:
player_att[0] = 5;// o atributo da força por exemplo
player_att[1] = 7;// atributo da inteligencia
player_att[2] = 3;// atributo da agilidade
player_att[3] = 10;// atributo da sorte...
// e assim vai...
O único problema nisso tudo é lembrar qual posição da array guarda o que. Razz

É uma prática comum na programação utilizar constantes para identificar o índice da array. Uma Constante é como se fosse uma variável que recebe um valor na sua criação e nunca pode ser alterada.

Assim, vc criaria as constantes no editor de constantes do GM:
INTELIGENCIA=1;
AGILIDADE=2;
SORTE=3;
...

E aí utilizaria as constantes pra identificar qual o atributo na array:
Código:
player_att[INTELIGENCIA] = 7;// atributo da inteligencia
player_att[AGILIDADE] = 3;// atributo da agilidade
player_att[SORTE] = 10;// atributo da sorte...

É isso aí, até Mais! flw

Não me abra :
Te esperei no Chat pra te dizer isso o dia todo, mas como não apareceu, tô postando antes que eu me esqueça!  affraid

Baita dica. Coloquei ela no meu tutorial com os devidos créditos: http://www.tutoriaisgamemaker.com.br/2014/12/arrays-como-usar.html

Outra coisa que é bom lembrar é que, quando inicializar os arrays, é mais eficiente inicializar o último (faz o Game Maker saber quantos índices daquele array serão utilizados) e começar do maior para o menor, por exemplo:

var i = 3;

bau[3] = 0

repeat (4)
{
  bau[i] = false
  i--
}
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Ter 06 Jan 2015, 10:24
Vlw pelo feedback pessoal.
Fiquei sem internet - e computador - por um tempinho, então não pude ler nem responder vocês, mas agora já estou aqui né  geek.

Bem, obrigado pelas dicas e, assim que eu tiver tempo, vou dar um jeito de coloca-las no tutorial.
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Qua 07 Jan 2015, 22:46
Tutorial está bem didático. Aprovado.
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Qui 30 Abr 2015, 13:15
olaaa alguem pode fazer a interpretacao desse codigo eu nao entendi como e o que acontece depois de repita 4 vezes

var i = 3;

bau[3] = 0

repeat (4)
{
 bau[i] = false
 i--
}
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Qui 30 Abr 2015, 14:02
david.fortes.10 escreveu:olaaa alguem pode fazer a interpretacao desse codigo eu nao entendi como e o que acontece depois de repita 4 vezes

Código:
var i = 3;//Defini a variavel i com o valor 3

bau[3] = 0//Defini a array bau[3] com o valor 0

repeat (4)//Vai repetir 4 vezes
{
 bau[i] = false//a array bau[i] com valor de falso
 i--//a array i vai diminuindo enquanto o repeat não terminar, ou seja, (3, 2, 1, 0).
}
é isso que quer saber?
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entao...

em Sab 02 Maio 2015, 16:31
Isaque Onix escreveu:
david.fortes.10 escreveu:olaaa alguem pode fazer a interpretacao desse codigo eu nao entendi como e o que acontece depois de repita 4 vezes

Código:
var i = 3;//Defini a variavel i com o valor 3

bau[3] = 0//Defini a array bau[3] com o valor 0

repeat (4)//Vai repetir 4 vezes
{
 bau[i] = false//a array bau[i] com valor de falso
 i--//a array i vai diminuindo enquanto o repeat não terminar, ou seja, (3, 2, 1, 0).
}
é isso que quer saber?

sim sim. me corrija se estiver engando no "//Defini a array bau[3] com o valor 0" ele define apenas o ultimo indice, [3], pq ao nao definir os outro o gm entende que eles tem valor zero certo? o i-- e o mesmo que i-=1 que e o mesmo que i=i-1"conforme o colega ,esqueci o nome dele, me ensinou hj". agora pq ele coloca o bau[i]= false, pq o valor false? agradeco desde ja .
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Re: Tutorial básico: Arrays

em Sab 02 Maio 2015, 16:57
Esqueceu meu nome? bravo brinks Razz

O false ali é só um exemplo de valor. De fato, já que por padrão o GM entende que o valor dos outros índices sejam 0, não há sentido definir para false. Você poderia até executar uma equação matemática pra determinar o valor de bau[i], o false é mais pra exemplificar mesmo Smile
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