[Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

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Como está o tutorial?

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Qualidade [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Luca$ em Sab 27 Nov 2010, 15:01

Bom galera, nesse toturial, vo encinar a fazer um banco de dados básico, com arquivos ini, mas, sem ser encriptado, porq isso eu vo t que estudar bastante mais, e mais ajuda "pra eu", mas se eu aprender eu faço um tuto mostrando como , assim como to fazendo do banco de dados, que outro dia fiz uma pergunta sobre arquivos .ini, e ja to postando oq aprendei XD

Nome: Banco de Dados Básico com arquivos .Ini
Descrição: Encina a fazer um banco de dados com arquivos .ini
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM8 Lite/Pro

Primeiro,abra seu GM(nossa nao sabia q ia ter q fazer isso --')
Com o game maker aberto, crie um objeto,obj_registrar, adicione um evento Left Pressed ,e adicione o seguinte código:
Código:
global.nickname = get_string("Qual é o nickname desejado?","Digite Aqui")//Pergunta qual o nickname o jogador deseja,e oq ele digitar, será o :global.nickname
global.senha = get_string("Qual é a senha desejada?","Digite Aqui")//Pergunta qual a senha o jogador deseja, e oq ele digitar , será a global.senha
ini_open("banco_de_dados.vir")//abre o .ini, se ele nao existir, o GM cria um para você.
if (ini_section_exists(global.nickname))//checar se a conta ja existe
{
show_message("Essa conta já existe!");//manda a mensagem de que a conta já existe
break;
}
ini_write_string(global.nickname,"Nickname",global.nickname)//escreve no arquivo ini,com a seçao: global.nickname, que é o nome do jogador,escreve Nickname, que será a chave, e o valor será global.nickname, que é o nome do jogador
ini_write_string(global.nickname,"Senha",global.senha)//escreve no arquivo ini,com a seçao: global.nickname, que é o nome do jogador,escreve Senha,que será a chave,e o valor será global.senha,que é a senha que o jogador escolheu.
ini_write_string(global.nickname,"Hora Criada",string(current_hour) ":" string(current_minute))//||OPCIONAL||,Cria uma chave escrito : hora,com a hora e os minutos que a pessoa se cadastrou sendo o valor
ini_close()//fecha o ini
Explicaçao do código:

Esse Código,fazerá a pergunta para saber qual o nickname/login desejado, e a senha desejada, escrevendo-os no .ini, e checará se já existe, se já existe, ele nao criará a conta.E tambem registrará a hora que foi criada a conta

Depois,crie um objeto,obj_entrar, e adicione tambem um evento de left pressed, e adicione o código:
Código:
global.minhaconta = get_string("Para logar,digite seu login.","Digite Aqui")//pergunta a conta,transformando-a em global.minhaconta
global.minhasenha = get_string("Para logar,digite sua senha.","Digite Aqui")//pergunta a senha,transformando-a em global.minhasenha
ini_open("banco_de_dados.vir")//abre o ini
if (global.minhaconta==ini_read_string(global.nickname,"Nickname","" ) && global.minhasenha==ini_read_string(global.nickname,"Senha","") )//se oq foi digitado nas 2 primeiras strings desse código, forem iguais ao registrado,
{
show_message("Logado!");//mostra a mensagem: Logado!
room_goto_next()//e vai para a proxima room
}
ini_close()//Fecha o Ini.
Explicaçao do código:

Esse código, fazerá as strings para perguntar ao jogador , qual o nickname/login da conta dele e a senha da conta dele, e irá checar se bate/confere com a registra no .ini.Se bater/conferir,irá mostrar uma mensagem e irá para a proxima room.

Em Seguida,crie um sprite para o obj_registrar e o obj_entrar
Coloque os na room, e experimente!
Obs: em seguida, veja aonde essse .GMK está salvo, e de uma olhada no arquivo .ini que foi criado Happy
____________________________________________________________

Galera, consegui aprender como criptografar, mas com uma extensao do Jiraya
Lembrando: A extensao nao é minha! é do Jiraya, entao créditos a extensao a ele apenas.
Vamos ao tutorial.

Primeiro, vá ao poste do Jiraya, e baixe sua extensao :
http://www.gamemakerbrasil.com/extensoes-libs-scripts-e-dlls-f41/extensaospeedhash-criptografacao-t12204.htm
Após baixado, estraia o arquivo na pasta desejada.
Abra nosso projeto com arquivos .ini que acabamos e fazer, clique no simbolo:


Depois, clique no botao: Install, e abra a extensao do Jiraya.
Vá no Creation Code das rooms que criamos, e coloque o seguinte código:
Código:
md5_init();
md5_file("banco_de_dados.ini",true);

Pronto, depois de testa-lo, basta abrir o seu arquivo , e ver criptografado =D


Última edição por Janx em Seg 06 Dez 2010, 00:14, editado 3 vez(es) (Razão : Adicionar explicaçoes abaixo dos códigos.)

Luca$

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Super Games em Sab 27 Nov 2010, 17:14

Ótimo tutorial GMLucas!
Isto que você enscinou é bem presiso em jogos de registro e on-line, gostei tanto do tutorial que salvei até como favorito para que um dia que eu tiver uma dúvida sobre isto ler seu tutorial.
Só uma critica, eu achei meio curto o tuto, não? Aumenta ele um pouco, coloca mais explicações, só sugestões, ok?


Até!

Super Games

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por CLS em Sab 27 Nov 2010, 17:26

Super Games escreveu:Ótimo tutorial GMLucas!
Isto que você enscinou é bem presiso em jogos de registro e on-line, gostei tanto do tutorial que salvei até como favorito para que um dia que eu tiver uma dúvida sobre isto ler seu tutorial.
Só uma critica, eu achei meio curto o tuto, não? Aumenta ele um pouco, coloca mais explicações, só sugestões, ok?


Até!

Super Games,sobre sua crítica,o que interessa em um tutorial é o conteúdo,e não a quantidade de linhas que ele contém.
Sobre o tutorial,acho fundamental para quem quiser fazer um jogo online com sistema de registro.

Até! Happy

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Luca$ em Seg 29 Nov 2010, 13:06

@Super Games

Mano, obrigado por elogiar meu tutorial e adicionar ele nos favoritos *-*,e sim, ajuda muito um sistema de registros em jogos online
E eu deixei assim, nao coloquei explicaçoes dos códigos, porque nos proprios códigos ja tem explicaçoes
@CLS
É Verdade, oque importa em um tutorial é o conteúdo, e nao a quantidade de linhas.
E obrigado por gostar do meu tutorial



Edit:
Já adicionei novas explicaçoes abaixo dos códigos usados no tutorial.

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por alexs2195 em Seg 29 Nov 2010, 14:37

Explica ainda como se cria aquela areas onde se escreve e como faz uma banco de dados online e pra chjeca se a conta esiste??
Nem se explica em outro tuto...
o Tuto ta bom:)

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por carotmaker em Seg 29 Nov 2010, 15:11

ótimo tutorial, o problema é que faz os arquivos ini no pc, prefiro fazer do meu jeito, que coloca a ini online, assim da pra fazer um sistema de registrar real, mais esse dai é bom pro novatos! Happy

carotmaker

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Luca$ em Seg 29 Nov 2010, 15:21

@Carotmaker
Eu nao vejo problema em salvar no computador.
Entao se você sabe, poste um tutorial, assim como eu fiz, para que as pessoas possam usufruir do seu conhecimento

@alex2195

Alex, nao entendi sua pergunta, você pode pergunta-la denovo?
E , obrigo por gostar do meu tutorial Very Happy
@Todos:
Seus comentarios me inspiram.
Em muito pouco tempo vou fazer outro tutorial, só que ainda nao sei de que,tava pensando em um de path.

Luca$

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por guiagge em Ter 18 Jan 2011, 13:25

carotmaker escreveu:ótimo tutorial, o problema é que faz os arquivos ini no pc, prefiro fazer do meu jeito, que coloca a ini online, assim da pra fazer um sistema de registrar real, mais esse dai é bom pro novatos! Happy

Hehehe, queria que ela postasse um tutorial de como fazer isso. Sei que da para colocar banco de dados online, mas esse negócio de INI eu não sabia que dava... (Será que não é muito inseguro?)
Sistema de registrar real? Porque esse não é real? E porque é para novatos? Se for fazer um MMORPG você ainda terá que programar toda a comunicação para registrar e logar. Será que isso é para novatos? (caso não seja para um MMO, para que serve?)
Não leve a mal. Eu sou meio chato mesmo. Só acho que você está com uma visão muito imparcial e até discriminatória das coisas... :|

Quanto ao tutorial, muito bom e útil, especialmente quando o Joao Neto "largou os bets". Acho que também vou postar um, sobre como fazer a comunicação para registrar e logar com a 39dll (agora que aprendi a fazer). Boa a ideia da hora do registro, só acho que seria mais útil colocar o dia, o mês e o ano. Para saber quando a conta foi registrada. Também dava pra gravar a data do último login, para informar ao jogador e para deletar contas inativas por muito tempo.
Ficam aí as sugestões. VLW! pelo tutorial.

Espero que postar num tópico do fim de novembro não seja revive-lo. pale Se for me desculpem pela mensagem.

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por helio_mb em Sex 21 Jan 2011, 21:14

kara eu seguir o tutorial e quando fui testar,deu o seguinte erro me ajudai.

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Pressed
for object obj_registrar:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 11:
ini_write_string(global.nickname,"Hora Criada",string(current_hour) ":" string(current_minute))//||OPCIONAL||,Cria uma chave escrito : hora,com a hora e os minutos que a pessoa se cadastrou sendo o valor
^
at position 69: Symbol , or ) expected.

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Markituh em Sex 21 Jan 2011, 21:58

Hmmm... As aulas do Reddragon explicam como identificar erros de sintaxe? O GM é auto-explicativo meu caro, está faltando um ")" no seu código. Mas espera, há controvérsias, está faltando um "+" entre os dois pontos.

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por helio_mb em Sex 21 Jan 2011, 22:40

ai tem como explicar melhor ai por favor nao entendi kara.
_______________________________________________
se ja leu isso deixa pra lar, ja entendi como fuciona tava fazendo errado, pow pelo menso consegui aprender sozinho uma funçao vlw kara.
que dizer nao sozinho, voce deu um empurraozinho so precisei compreender.
mais vlw

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Mensagem por helio_mb em Dom 23 Jan 2011, 16:08

ai essa funçao:
Código:
md5_init();
md5_file("banco_de_dados.ini",true);

pega no Dreamweaver,tipo assim porque eu tava pensando em criar uma pagina de registro on,ai tipo ia salvar num arquivo .ini mais eu temo por alguem entrar de alguma forma( hackers) no site e copiar os registro.
ai queriar saber ne

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Godsil4 em Dom 23 Jan 2011, 16:26

mto bom seu tutorial
bem explicado e
ajuda mto Happy

consertesa quando
for criar um jogo
online vo me lembra
desse tutorial

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por helio_mb em Qui 03 Fev 2011, 10:01

nao kara eu tava perguntando se esse codigo fuciona no Dreamweaver.

Código:
md5_init();
md5_file("banco_de_dados.ini",true);

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Mensagem por Markituh em Qui 03 Fev 2011, 10:09

Não... Essa função é usada no Game Maker, na linguagem que ele usa, o GML. Então não há como usar isso no Dreamweaver. Porém, usando um sistema PHP você pode carregar o arquivo ini e criptografar também, só é ter conhecimento de ambas as linguagens e saber fazer uma conversão.

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Mensagem por helio_mb em Qui 03 Fev 2011, 10:11

ou seja se eu for criar um site php, esse codigo pegara, e isso,
se for eu entendi.

ai kara como q eu faço pra criptografar so uma linha,
tipo eu queria, que ao inves de criptografar a ini toda eu queria q criptografase so uma linha, por exemplo a variavel senha.

eu coloquei assim:

Código:
md5(string(global.login),true)
bom nao da erro, mas tambem nao acontece nada na ini.

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Qualidade Re: [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!

Mensagem por Markituh em Qui 03 Fev 2011, 10:54

Não cara, esse código não pegará. Pois PHP é uma coisa e Game Maker é outra, completamente diferentes. Eu disse que se você tiver conhecimento das duas linguagens, pode fazer uma certa conversão de código.

Para criptografar só uma linha, tem a função ini_read_string, que lê o valor da chave em determinada seção.
Código:
md5_file(string(ini_reaad_string(global.login,"senha",string(global.senha))))
Isso seria só se a estrutura da sua ini fosse essa:
Código:
[Usuário]
senha=123523

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Mensagem por Luca$ em Seg 28 Fev 2011, 18:15

Po galera,maneiro,ainda tem gente q comenta meu tutorial =D
to voltando a mexer no GM essa semana,tinha ido pro 3D,mas to voltando, vou "reabrir" meu guia de tutos para pedidos

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