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Iluminacao

em Sex 03 Jul 2009, 13:38
Galera, eu queria saber como faco uma iluminacao legal no meu jogo...

Tipo assim... É um jogo de terror e ficaria legal se fosse uma iluminacao meio escurecia em volta do personagem, deixando mais claro apenas a area onde ele se encontra e as bordas escuras... Vcs entenderam mais ou menos?
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Re: Iluminacao

em Sex 03 Jul 2009, 17:10
Pra fazer isso, você pode usar a função draw_set_blend_mode(), mas pra usá-la você precisa ter o GM registrado.

Crie um sprite de uma bola com degradê de preto para cinza claro de dentro para fora - crie um novo sprite, deixe ele do tamanho que você quer que seja a bola, centralize a origem apertando o botão "center" na janela do sprite, na edição da imagem vá no menu Image > Gradient Fill (ou shift+ctrl+G), na janela que aparecer deixe a primeira cor como cinza claro (na janela de escolha de cores aperte "Definir cores personalizadas" e anote os valores de vermelho, verde e azul, serão importantes depois) e a segunda como preto, e selecione o 6º quadradinho (na direita de baixo) e aperte OK).

Agora, no evento draw do personagem, coloque:

Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y); // Desenha o sprite do personagem (uma vez que há eventos no draw, o sprite do objeto não aparece)

draw_set_blend_mode(bm_subtract); // Depois explico essa parte
draw_sprite(sprite da bola, 0, x+sprite_width/2, y+sprite_height/2);

draw_set_color(make_color_rgb(vermelho, verde, azul));
draw_rectangle(0, 0, room_width, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), false);
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), room_width, room_height, false);
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), x+sprite_width/2-(largura da bola/2), /*y+sprite_height/2+(altura da bola/2)*/room_height, false);
draw_rectangle(x+sprite_width/2+(largura da bola/2), y+sprite_height/2-(altura da bola/2), room_width, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), false);

draw_set_blend_mode(bm_normal);

Agora, a explicação:

A função draw_set_blend_mode() mexe com o rgb (red, green, blue/vermelho, verde, azul) da imagem. Existem quatro argumentos que você pode usar:

bm_normal: deixa normal - não muda nada, você tem que colocar isso depois do draw em que usou o blend para voltar ao normal e não afetar os outros draws.
bm_add: o rgb da imagem com esse blend é somado ao da imagens que estiverem atrás dela - se a imagem de trás tiver (128, 0, 192), e a com blend (128, 64, 255), o resultado será (255, 64, 255) (o máximo é 255);
bm_subtract: o rgb da imagem é subtraído ao das imagens que estiverem atrás - se a imagem atrás tiver (128, 64, 128) e a com o blend (64, 64, 64), o resultado será (64, 0, 64) (o mínimo é 0);
bm_max: escolhe os valores mais altos - se a imagem atrás tiver (255, 64, 128) e a com blend (128, 128, 255), o resultado será (255, 128, 255).

Para fazer o que você quer, temos que usar o bm_subtract. Sendo que no centro a bola é preta (0, 0, 0), não subtrairá nada, deixando normal. Já em volta, que é cinza claro (quase (255, 255, 255)), vai diminuir tudo para quase 0, deixando tudo escuro.

Nos valores de x e y, eu colquei (x+sprite_width/2, y+sprite_height/2). Vai funcionar se a origem do sprite do personagem for (0, 0). Desse jeito, vai desenhar o sprite bola (que tem a origem no centro) exatamente no personagem (posição dele mais metade do tamanho).

Agora, a última parte, para desenhar retângulos em volta e escurecer todo o resto:

draw_set_color(make_color_rgb(vermelho, verde, azul)); // Lembra daqueles valores que eu disse para você anotar lá no início pois seriam importantes? Coloque-os aqui.
// A cor usada pelo draw será a mesma das bordas da bola

// Daqui pra baixo, desenha os retângulos, o "false" no final de todos eles significa que serão preenchidos (false para "outline", que faria o retângulo ter só as bordas, vazio por dentro)

draw_rectangle(0, 0, room_width, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), false);
// Desenha um retângulo da esquerda à direita da room, de cima da room até a parte de cima do sprite da bola (meio do personagem menos metade da altura do sprite da bola)

draw_rectangle(0, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), room_width, room_height, false);
// Desenha um retângulo da esquerda à direita da room, da parte de baixo do sprite da bola até a parte de baixo da room

//Agora só falta a esquerda e direita da bola, em cima e em baixo já está preenchido
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), x+sprite_width/2-(largura da bola/2), /*y+sprite_height/2+(altura da bola/2)*/room_height, false);
// Desenha um retângulo da esquerda da room até a esquerda do sprite da bola, da parte de cima do sprite da bola até a parte de baixo dele

draw_rectangle(x+sprite_width/2+(largura da bola/2), y+sprite_height/2-(altura da bola/2), room_width, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), false);
// Desenha um retângulo da direita do sprite da bola até a direita da room, da parte de cima do sprite da bola até a parte de baixo dele

draw_set_blend_mode(bm_normal);
// Coloquei isso porque, como disse antes, sempre precisa voltar ao normal depois para não afetar outras coisas.



Acabei de editar, agora testei e deu certo (em volta não fica tudo preto, só escurecido)
Se alguma coisa não der certo me avisem.


Última edição por Igor KinGamer em Sab 04 Jul 2009, 19:24, editado 2 vez(es)
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Re: Iluminacao

em Sex 03 Jul 2009, 19:39
Ótima explicação! Você podia posta-la na área de turoriais?

FLWS!
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Re: Iluminacao

em Sex 03 Jul 2009, 22:58
@Alex FC escreveu:Ótima explicação! Você podia posta-la na área de turoriais?

FLWS!

É mesmo. Shocked Fiquei de cara aqui meu.
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Re: Iluminacao

em Sab 04 Jul 2009, 10:56
Concordo!, é dificil achar na internet alugma explicação sobre modos Blend, parabéns! Com certeza tem que ir pra área de tutos!
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Re: Iluminacao

em Sab 04 Jul 2009, 15:01
Muito bom cara...

Perfeito msm, depois eu do uma estudada mais aprofundada no codigo...

vlwww
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Re: Iluminacao

em Sab 04 Jul 2009, 17:37
Vlw gente Smile

Mas agora fui testar aqui e vi que o código da uns problemas...

Vou arrumar, e quando terminar posto o tuto Happy
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