GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ontem à(s) 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ontem à(s) 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Iluminacao

5 participantes

Ir para baixo

Iluminacao Empty Iluminacao

Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Sex 03 Jul 2009, 13:38

Galera, eu queria saber como faco uma iluminacao legal no meu jogo...

Tipo assim... É um jogo de terror e ficaria legal se fosse uma iluminacao meio escurecia em volta do personagem, deixando mais claro apenas a area onde ele se encontra e as bordas escuras... Vcs entenderam mais ou menos?
Rubens T [Stormy Games]
Rubens T [Stormy Games]

Data de inscrição : 15/04/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 85
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por Igor KinGamer Sex 03 Jul 2009, 17:10

Pra fazer isso, você pode usar a função draw_set_blend_mode(), mas pra usá-la você precisa ter o GM registrado.

Crie um sprite de uma bola com degradê de preto para cinza claro de dentro para fora - crie um novo sprite, deixe ele do tamanho que você quer que seja a bola, centralize a origem apertando o botão "center" na janela do sprite, na edição da imagem vá no menu Image > Gradient Fill (ou shift+ctrl+G), na janela que aparecer deixe a primeira cor como cinza claro (na janela de escolha de cores aperte "Definir cores personalizadas" e anote os valores de vermelho, verde e azul, serão importantes depois) e a segunda como preto, e selecione o 6º quadradinho (na direita de baixo) e aperte OK).

Agora, no evento draw do personagem, coloque:

Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y); // Desenha o sprite do personagem (uma vez que há eventos no draw, o sprite do objeto não aparece)

draw_set_blend_mode(bm_subtract); // Depois explico essa parte
draw_sprite(sprite da bola, 0, x+sprite_width/2, y+sprite_height/2);

draw_set_color(make_color_rgb(vermelho, verde, azul));
draw_rectangle(0, 0, room_width, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), false);
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), room_width, room_height, false);
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), x+sprite_width/2-(largura da bola/2), /*y+sprite_height/2+(altura da bola/2)*/room_height, false);
draw_rectangle(x+sprite_width/2+(largura da bola/2), y+sprite_height/2-(altura da bola/2), room_width, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), false);

draw_set_blend_mode(bm_normal);

Agora, a explicação:

A função draw_set_blend_mode() mexe com o rgb (red, green, blue/vermelho, verde, azul) da imagem. Existem quatro argumentos que você pode usar:

bm_normal: deixa normal - não muda nada, você tem que colocar isso depois do draw em que usou o blend para voltar ao normal e não afetar os outros draws.
bm_add: o rgb da imagem com esse blend é somado ao da imagens que estiverem atrás dela - se a imagem de trás tiver (128, 0, 192), e a com blend (128, 64, 255), o resultado será (255, 64, 255) (o máximo é 255);
bm_subtract: o rgb da imagem é subtraído ao das imagens que estiverem atrás - se a imagem atrás tiver (128, 64, 128) e a com o blend (64, 64, 64), o resultado será (64, 0, 64) (o mínimo é 0);
bm_max: escolhe os valores mais altos - se a imagem atrás tiver (255, 64, 128) e a com blend (128, 128, 255), o resultado será (255, 128, 255).

Para fazer o que você quer, temos que usar o bm_subtract. Sendo que no centro a bola é preta (0, 0, 0), não subtrairá nada, deixando normal. Já em volta, que é cinza claro (quase (255, 255, 255)), vai diminuir tudo para quase 0, deixando tudo escuro.

Nos valores de x e y, eu colquei (x+sprite_width/2, y+sprite_height/2). Vai funcionar se a origem do sprite do personagem for (0, 0). Desse jeito, vai desenhar o sprite bola (que tem a origem no centro) exatamente no personagem (posição dele mais metade do tamanho).

Agora, a última parte, para desenhar retângulos em volta e escurecer todo o resto:

draw_set_color(make_color_rgb(vermelho, verde, azul)); // Lembra daqueles valores que eu disse para você anotar lá no início pois seriam importantes? Coloque-os aqui.
// A cor usada pelo draw será a mesma das bordas da bola

// Daqui pra baixo, desenha os retângulos, o "false" no final de todos eles significa que serão preenchidos (false para "outline", que faria o retângulo ter só as bordas, vazio por dentro)

draw_rectangle(0, 0, room_width, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), false);
// Desenha um retângulo da esquerda à direita da room, de cima da room até a parte de cima do sprite da bola (meio do personagem menos metade da altura do sprite da bola)

draw_rectangle(0, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), room_width, room_height, false);
// Desenha um retângulo da esquerda à direita da room, da parte de baixo do sprite da bola até a parte de baixo da room

//Agora só falta a esquerda e direita da bola, em cima e em baixo já está preenchido
draw_rectangle(0, y+sprite_height/2-(altura da bola/2), x+sprite_width/2-(largura da bola/2), /*y+sprite_height/2+(altura da bola/2)*/room_height, false);
// Desenha um retângulo da esquerda da room até a esquerda do sprite da bola, da parte de cima do sprite da bola até a parte de baixo dele

draw_rectangle(x+sprite_width/2+(largura da bola/2), y+sprite_height/2-(altura da bola/2), room_width, y+sprite_height/2+(altura da bola/2), false);
// Desenha um retângulo da direita do sprite da bola até a direita da room, da parte de cima do sprite da bola até a parte de baixo dele

draw_set_blend_mode(bm_normal);
// Coloquei isso porque, como disse antes, sempre precisa voltar ao normal depois para não afetar outras coisas.



Acabei de editar, agora testei e deu certo (em volta não fica tudo preto, só escurecido)
Se alguma coisa não der certo me avisem.


Última edição por Igor KinGamer em Sáb 04 Jul 2009, 19:24, editado 2 vez(es)
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por All-x Sex 03 Jul 2009, 19:39

Ótima explicação! Você podia posta-la na área de turoriais?

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por M.A.S. Sex 03 Jul 2009, 22:58

Alex FC escreveu:Ótima explicação! Você podia posta-la na área de turoriais?

FLWS!

É mesmo. Shocked Fiquei de cara aqui meu.
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por vinians Sáb 04 Jul 2009, 10:56

Concordo!, é dificil achar na internet alugma explicação sobre modos Blend, parabéns! Com certeza tem que ir pra área de tutos!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Sáb 04 Jul 2009, 15:01

Muito bom cara...

Perfeito msm, depois eu do uma estudada mais aprofundada no codigo...

vlwww
Rubens T [Stormy Games]
Rubens T [Stormy Games]

Data de inscrição : 15/04/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 85
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 04 Jul 2009, 17:37

Vlw gente Smile

Mas agora fui testar aqui e vi que o código da uns problemas...

Vou arrumar, e quando terminar posto o tuto Happy
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Iluminacao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminacao Empty Re: Iluminacao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos