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Iniciar fase com mesma quantidade de vidas

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Mensagem por Ronaldo Rodrigues Qua 26 Nov 2014, 14:02

Olá galera,estou com um problema (Pra variar Razz ),é o seguinte.To fazendo um jogo de naves com o menu de seleção de fases e gostaria que começasse a fase com a mesma quantidade de vidas que o jogador terminou na fase anterior,seria como guardar o valor da variavel global de vidas no inicio de cada fase e que não mudasse o valor,ja revirei o forum e não encontrei uma solução,tentei usar INI mas nao deu certo...alguém pode me ajudar?
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Mensagem por aminaro Qua 26 Nov 2014, 15:36

você pode usar arquivo .ini pra isso.

ver esse post do irlansn: https://gmbr.forumeiros.com/t20860-tutorial-sistema-de-recordes-com-arquivo-ini

com ele você da pra fazer o que você deseja.
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Mensagem por DooMan Qua 26 Nov 2014, 17:44

cara.. é só usar variaveis globais.. pelo menos comigo deu certo, to fazendo um jogo de nave também e ta rolando a parada... tipo
vamos supor que no objeto controle ou no create da nave ficaria assim

Código:
global.vida == 3

Aí você conta a questão da perca de uma vida vida com as variáveis globais, porque pelo que eu entendi desenvolvendo o meu game, as globais não se alteram na transição de uma rom para outra Very Happy
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Mensagem por Ronaldo Rodrigues Qua 26 Nov 2014, 19:04

Eu tbm to usando usando variaveis globais,mas quando perde todas as vidas e vai pra tela de game over,a fase começa com 10 vidas novamente e tbm quando reinicia o game o valor da variavel volta ao mesmo do inicio do jogo
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Mensagem por aminaro Qua 26 Nov 2014, 19:12

É o que eu sugeri criar arquivos .ini por ai voce pode salvar o tanto de vida que tinha antes de sair.
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Mensagem por Ronaldo Rodrigues Qua 26 Nov 2014, 19:48

animaro muito obrigado pela sujestão,tou dando uma olhada nos tutoriais,e vou fazer,meu jogo e para android,nao tem nenhum problema ne?
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Mensagem por willyruduit Qua 26 Nov 2014, 23:53

Tenta assim

No create:


Código:

///Salva na variável VIDAS 10 vidas se ela não existir.

ini_open("Vidas.ini")
VIDAS=ini_read_real("save","vida",10)
ini_close()

quando perder uma vida:
Código:

///Se VIDAS for maior que 0 tira uma vida e recomeça a fase
if VIDAS>0{
VIDAS-=1
ini_open("Vidas.ini")
ini_write_real("save","vida",VIDAS)
ini_close()
room_restart()}
else{
///Se nao tiver mais vidas vai para o game over
///Repõem as 10 vidas para recomeçar o jogo
ini_open("Vidas.ini")
ini_write_real("save","vida",10)
ini_close()
room_goto(Game_over)}
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Mensagem por gabriel33245900 Qui 27 Nov 2014, 00:13

Bom você pode só criar 1 objeto, colocar ele no começo do jogo e colocar o evento Game Start e no código
bote
Código:
global.vidas=10 // valor da vida quantas vidas o jogador tem
assim faz com que a variável só repita 1 vez durante o game inteiro e mesmo trocando de fase não vai trocar essa variável ela apenas vai ficar parada ai como 10 caso você perder 1 a variavel vai trocar para 9 e não vai voltar para 10 Very Happy
Very Happy
OBS:caso tenha dificuldades no personagem
você pode fazer isso no step dele
vidas=global.vidas
obs:não testei isso ai então não sei se vai funcionar Very Happy
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Mensagem por Isaque Onix Qui 27 Nov 2014, 02:44

Ja vi que todos estão dando seus palpites, vou dar o meu Very Happy

bom meu caro, voce pode criar um objeto persistente para "transportar" a variavel para a outra room...
ex:

primeiro, crie um objeto com o nome Pers
depois, marque a caixa persistent deste objeto
depois, você coloca ao passar de room(mudar de fase):
Código:
Pers.vidas=vidas
e no evento room start do objeto player coloque
Código:
vidas=Pers.vidas Pers.vidas=-1
o player só irá ler os valores se ele existir (uma instancia dele...) então, só vão ser lidos os valores, nas fazes em que você colocar o objeto player
este é um dos milhões de jeitos que imagino para fazer isso...
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Mensagem por aminaro Qui 27 Nov 2014, 09:33

animaro muito obrigado pela sujestão,tou dando uma olhada nos tutoriais,e vou fazer,meu jogo e para android,nao tem nenhum problema ne?

Não tem problema ser para android, funciona bem.

Essa engine do willyruduit deve funcionar, ela irá salvar sempre o valor da vida.
so falta ai criar o draw para aparecer o valor.


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Mensagem por Ronaldo Rodrigues Qui 27 Nov 2014, 18:34

Olá,desculpe a demora pra responder,muito obrigado pela ajuda,tentei o codigo do Willy mas quando clico pra iniciar a primeira fase vai direto pra room de game over,detalhe..eu uso a varialvel global saude para a barra de health e adaptei pra quando saude chegar a zero diminuir uma vida,mas quando inicia vai direto pra fase de game over..
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Mensagem por aminaro Sex 28 Nov 2014, 09:43

Ronaldo Rodrigues, manda ai o código que você colocou pra vida pra darmos uma olhada e ajudar.
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Mensagem por Biemorth Sex 28 Nov 2014, 12:25

Olá Ronaldo, você deve fazer o seguinte quando a global.saude chegar em zero vai perder uma vida e colocar a saude no seu total novamente... Tente aí... Por exemplo.
Coloca-se isso no step do player
Código:
if global.saude<=0 then{
   global.vidas-=1
   global.saude=100
  room_restart()}//Não sei se esse é o nome da variável de vida...
Caso ainda não consiga estamos aqui para continuar tentando...
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