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[DISCUSSÃO] Engines - POR QUE NINGUÉM USA???

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Mensagem por theguitarmester Seg 10 Nov 2014, 22:03

Vamos partir do princípio...

Já programamos em engines e programas e sistemas...
o Game Maker é uma Engine, criada em um programa, para um sistema operacional, que roda em uma máquina eletrônica.
E, nada disso eu entendo, apenas utilizo todos os códigos prontos para fazer um projeto de jogo.


Então, tu me pergunta, porque, se eu uso tantas engines, não usar mais uma engine que me deixará quase que com o jogo feito?
E a resposta é simples:
As 'engines' anteriores mencionadas por min, foram feitas e modeladas por muito tempo, e se mostram 'perfeitas', isto é, não apresentando erros e garantindo um ótima experiência para o que você vier a fazer com elas.
Já  a maioria das engines feitas por usuários dessa engine final(no caso, a do GM), não foram trabalhadas por longo tempo, e apresentam muitos erros, e ainda, muitas não são o resultado final que tu quer chegar.


Você pode achar que eu estou menosprezando o trabalho de quem faz engines finais, mas não é isso, até porque, se eu fizesse isto, estaria desprezando a min mesmo, visto que, como citado por você, já criei diversas engines para outros criarem jogos, mas, acredito que até podem ser criado jogos com elas, mas o maior poder delas é para o estudo.

É que na verdade, existe mais de um tipo de engine, eu não sei os termos técnicos, mas pelo que vejo e pela minha experiência, existem dois tipos básicos de engines, que são as de estudo, que é a grande maioria das do fórum(e das que criei), e as de produtos finais, como a do Willy, ou a Ogre3DGM(algo assim), mas mesmo estas de produtos finais, são boas para estudo, porém, elas iriam requerer muito mais trabalho para o usuário as entendê-las, e elas não precisam de uma explicação em seus códigos.
Outra coisa é o fato de eu não gostar de 'mexer' em engine de terceiros, eu dificilmente a compreendo toda(em tempo hábil), e acabo tentando apenas entender a lógica e criando a minha própria.


Mas eu reutilizo engines sim, só que as minhas próprias, mas que, geralmente eu pego apenas os códigos usados que deram certo, porém, como ainda estou sempre aprendendo, uma engine que fiz antigamente, geralmente não tem um método de aplicação tão flexível, e ainda contem erros.



Resumindo tudo:
Eu não uso engines de terceiros em meus projetos, porém as tento aprendê-las para assim poder criar as minhas próprias, e quando chegar a um sistema que não apresente erro, continuá-lo em outros projetos.

Um exemplo, é o sistema de colisão que criei no jogo Run For Music, ele ficou bem bom, não apresenta erros de colisão para jogos de correr com terreno(reto ou com curvas). Provavelmente usarei esse sistema em outros projetos, talvez igual, talvez mudando alguns detalhes, mas ele é algo que deu certo, e certamente reaproveitarei.

- Pretendo criar algumas engines finais de alguns tipos de jogos vejo que falta aqui no fórum(como o Bomberman).
- Penso em talvez reabrir o Tópico do "quem quer uma engine..." também.


Resumindo mais ainda:
Engine de conceito - Ensinar a como criar tal conceito.
Engine final - Para ser criado um jogo em cima dela.
Engine finais boas são raras, talvez, uma dela que temos no fórum, é a já citada, Movimento Limpo.


Isto são apenas ideias e teorias minhas.
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Mensagem por PedroX Ter 11 Nov 2014, 14:37

Acho que muitas das engines precisam de mais documentação. Apenas comentários não resolvem todo o problema.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por junior rodrigues Sex 10 Jul 2015, 00:03

eu uso engine mais eu sempre modifico ela a ponto de nem o autor reconhecer. mais eu as uso mais para aprender do que nos jogos em si
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