Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Ontem à(s) 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Dúvidas de como personalizar o meu load game
3 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas de como personalizar o meu load game
Olá a todos, gostaria de melhorar meu sistema de salvar e carregar o avanço dos meus jogos!
Já aprendi há algum tempo como salvar o jogo e carregar, sempre uso os códigos:
Este é para salvar:
Este é para carregar:
É um sistema simples e prático, porém agora estou começando a ter um público de pessoas que estão testando meus minigames e por isso sinto a necessidade de evoluir o nível dos meus jogos, em especial esta área de salvar e carregar.
Gostaria de fazer um sistema em que eu salvo o avanço e que o arquivo não seja salvo desta maneira, mas que seja salvo dentro do próprio software para que quando eu abrir uma determinada room, eu possa ver os salves, igual aos games bem elaborados e de playstation e poder abrir... terei que aprender usar arquivos ".ini" ou algo do tipo? Existem códigos especiais para o que eu estou querendo fazer?
Agradeço já pelas respostas!!!
Já aprendi há algum tempo como salvar o jogo e carregar, sempre uso os códigos:
Este é para salvar:
- Código:
s=get_save_filename('Saves|*.extensao;',"");
if s!="" game_save(s+".extensao");
Este é para carregar:
- Código:
l=get_open_filename('Saves|*.extensao;',"");
if file_exists(l) game_load(l);
É um sistema simples e prático, porém agora estou começando a ter um público de pessoas que estão testando meus minigames e por isso sinto a necessidade de evoluir o nível dos meus jogos, em especial esta área de salvar e carregar.
Gostaria de fazer um sistema em que eu salvo o avanço e que o arquivo não seja salvo desta maneira, mas que seja salvo dentro do próprio software para que quando eu abrir uma determinada room, eu possa ver os salves, igual aos games bem elaborados e de playstation e poder abrir... terei que aprender usar arquivos ".ini" ou algo do tipo? Existem códigos especiais para o que eu estou querendo fazer?
Agradeço já pelas respostas!!!
Felipe Reis Magno 2- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 08/08/2014
Reputação : 2
Número de Mensagens : 43
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvidas de como personalizar o meu load game
eae, na minha opniao (para gm8) sempre use ini's para salvar e carregar dados, fica bem mais facil de manipular...
Agradesça novamente U.u (zoeira kk)
Re: Dúvidas de como personalizar o meu load game
O que essa função de save padrão do GM faz é simplesmente salvar todas as variáveis e instâncias da room no arquivo, como uma espécie de print screen (mas bem profundo, digamos assim). A forma convencional de se salvar dados do jogo no mundo de game dev é por valores esquematizados num arquivo - em jogos de Playstation, esses arquivos são binários, ou seja, existe um "formato" em que os bytes são dispostos que o jogo deve ser capaz de ler depois e aplicar no jogo. Se você já tentou abrir um .EXE no bloco de notas e só viu caracteres malígnos e cruéis, é mais ou menos assim que as coisas ficam.
De forma mais simples, você poderia usar um INI que contivesse as posições de cada objeto que estava na room e recriá-los depos (sim, o processo convencional é basicamente isso). Algo nesse formato:
O problema é que qualquer um poderia chegar lá e alterar os valores. Aí que entram opções de criptografia. Usando a cabeça e gambiarras loucas alucinógenas, é possível salvar e interpretar os dados facinho
Explicação sobre funções INI
Tutorial rápido sobre INI
Vídeoaula da Next Level
Abraços o/
De forma mais simples, você poderia usar um INI que contivesse as posições de cada objeto que estava na room e recriá-los depos (sim, o processo convencional é basicamente isso). Algo nesse formato:
- Código:
[Player]
posX=350
posY=220
chaves=0 0 0 0 0 0 0 # 1 pegou a chave, 0 não. a cada espaço é outra chave
municao1=60
municao2=15
powerup=0 0 0 0 0 0 0 0 0 # mesmo esquema das chaves
[Inimigo-1]
posX=378
posY=220
... Bla bla
O problema é que qualquer um poderia chegar lá e alterar os valores. Aí que entram opções de criptografia. Usando a cabeça e gambiarras loucas alucinógenas, é possível salvar e interpretar os dados facinho
Explicação sobre funções INI
Tutorial rápido sobre INI
Vídeoaula da Next Level
Abraços o/
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvidas de como personalizar o meu load game
Agradeço aos dois pelas respostas!!! Muito obrigado!
Parece que vou ter estudar .ini kkkkkkkkkkkkkkk tud bem!!!
Vlw gente!!!
Parece que vou ter estudar .ini kkkkkkkkkkkkkkk tud bem!!!
Vlw gente!!!
Felipe Reis Magno 2- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 08/08/2014
Reputação : 2
Número de Mensagens : 43
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvidas de como personalizar o meu load game
hehe, nao sei se te agrada, mais, voce pode cliptografar/decliptografar, usando strings, so escolher letras/characters para cada numero, assim, o valor vai ser impossivel de ser decifrado ;)
ai um exemplo meu (modificado para nao descobrirem minha codificaçao hahaha)
so funcionam com valores reais (numeros)
se usar inis, voce pode usar assim:
(nao liga pro nome dos scripts...)
[edit]
remova os
para vc testar: (draw)
ai um exemplo meu (modificado para nao descobrirem minha codificaçao hahaha)
- Código:
/*
Nome do script: encript_number_anti_hack
modo de uso: variavel=encript_number_anti_hack(valor real)
feito por: isaque onix
skype: isaque-cb
*/
number_to_encript=string(argument0)
RET=''
for(i=1; i<string_length(number_to_encript)+1; i+=1){
atual_letter=string_char_at(number_to_encript,i)
if(atual_letter='0'){RET+='-0-'}else if(atual_letter='1'){RET+='-1-'}else if(atual_letter='2'){RET+='-2-'}else if(atual_letter='3'){RET+='-3-'}else if(atual_letter='4'){RET+='-4-'}else if(atual_letter='5'){RET+='-5-'}else if(atual_letter='6'){RET+='-6-'}else if(atual_letter='7'){RET+='-7-'}else if(atual_letter='8'){RET+='-8-'}else if(atual_letter='9'){RET+='-9-'}}
return RET
- Código:
/*
Nome do script: decript_number_anti_hack
modo de uso: variavel=decript_number_anti_hack(valor real)
feito por: isaque onix
skype: isaque-cb
*/
number_to_encript=string(argument0)
repeat(150){
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-0-','0')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-1-','1')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-2-','2')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-3-','3')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-4-','4')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-5-','5')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-6-','6')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-7-','7')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-8-','8')
number_to_encript=string_replace(number_to_encript,'-9-','9')
}
return real(number_to_encript)
so funcionam com valores reais (numeros)
se usar inis, voce pode usar assim:
- Código:
ini_write_real('','',decript_number_anti_hack(100))//escreve o valor decodificado
variavel=encript_number_anti_hack(ini_write_real('','',0))//le o valor e encripta-o
(nao liga pro nome dos scripts...)
[edit]
remova os
- Código:
<br>
para vc testar: (draw)
- Código:
value=100
enc=encript_number_anti_hack(value)
draw_text(5,5,enc)
dec=decript_number_anti_hack(enc)
draw_text(5,25,dec)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|