Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Aula 02 - As Funções INI
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Aula 02 - As Funções INI
As Funções INI
Aula 02/03
Na aula anterior, vimos do que consiste um arquivo.ini. Agora, nesta aula, você vai saber para que servem as 10 funções INI existentes. Apenas na próxima aula você irá aprender a usá-las, afinal, devemos saber o que estamos fazendo.Aula 02/03
Com essas dez funções, podemos dividi-las em quatro grupos:
Fique tranquilo caso não consiga absorver algumas informações, na terceira aula suas duvidas se dissiparão, pois você verá como usar tais funções.1-Abrir e Fechar
2-Carregar e Salvar
3-Checagem
4-Exclusão
Grupo 1 - Abrir e Salvar:
É neste grupo que você encontrará funções para abrir ou fechar um arquivo.ini (abrir e fechar não é a mesma coisa que carregar e salvar). Esse grupo é formado por duas funções, sendo que:
- ini_open(“arquivo.ini”):
- Serve para abrir (ou criar automaticamente, caso não exista) um arquivo.ini. Você só conseguirá usar essa função se você já tiver salvado um .gmk.
- ini_close():
- Serve para fechar um arquivo.ini aberto. É importante notar que, você pode manter apenas um arquivo.ini aberto, portanto, se quiser abrir um, terá que fechar outro com essa função.
Grupo 2 – Carregar e Salvar:
Este é o grupo que mais será usado. É nele que existem as funções para poder gravar ou carregar dados (do tipo real ou string) no arquivo.ini atualmente aberto. Se você não leu a aula anterior, recomendo que volte e a leia, pois, agora você irá usar os conceitos nela adquiridos. Esse grupo é formado por quatro funções, sendo que:
Para carregar:
- ini_read_string(Seção,Chave,Default):
- Serve para ler (carregar) o valor de uma chave que se localiza em uma seção. Default é uma string (lembre-se, como é uma string, deve ser escrito entre aspas) usada quando não existe um valor, ou seja, é um “valor inicial”.
- ini_read_real(Seção,Chave,Default):
- Mesma coisa acima, porém, destinada a valores do tipo real (inclusive o valor do default).
- ini_write_string(Seção,Chave,Valor):
- Serve para escrever (salvar) em uma chave localizada em uma seção um determinado valor do tipo string.
- ini_write_real(Seção,Chave,Valor):
- Mesma coisa acima, porém destinada a valores do tipo real.
Grupo 3 – Checagem:
Neste grupo, você encontrará funções que serão usadas para saber se devemos criar ou carregar os valores de uma chave em uma variável. Por exemplo, se no create, declararmos uma variável, e, depois salvá-la no INI, será totalmente inútil, pois, quando iniciarmos o jogo novamente, mesmo que tenhamos salvado e carregado os valores, o create vai agir e inutilizar o que carregamos. Na próxima aula você entenderá melhor o que quero dizer. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
- ini_key_exists(Seção,Chave):
- Serve para sabermos se uma determinada chave pertencente a uma determinada seção existe.
- ini_section_exists(Seção):
- Serve para sabermos se uma determinada seção existe.
Grupo 4 – Exclusão:
Da mesma forma que criamos seções e chaves, também podemos exclui-las. É tipicamente usado para apagar informações que não usaremos mais, como por exemplo, a de um usuário que por algum motivo quis apagar a sua conta no jogo. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
- ini_key_delete(Seção, Chave):
- Deleta uma determinada chave pertencente a uma determinada Seção.
- ini_section_delete(Seção):
- Deleta uma seção por completo, ou seja, também deleta todas as chaves a ela pertencente.
Última edição por Willy em Qua 13 Nov 2013, 16:44, editado 2 vez(es)
Re: Aula 02 - As Funções INI
Oww cara, ta super bem explicado,
principalmente pra mim q num sabia como usar INI, tô ancioso pela próxima aula.
principalmente pra mim q num sabia como usar INI, tô ancioso pela próxima aula.
Denbs- Data de inscrição : 19/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 204
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 02 - As Funções INI
Muito legal cara, eu gosto muito quando alguém explica o que cada função faz, isso me ajudou muito na hora de aprender GML. Por isso fico sempre consultando os tópicos da Yoyo Games Wiki.
Parabéns!
Parabéns!
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 02 - As Funções INI
Muito obrigado pelos comentários, já percebi que tem muita gente com dificuldade em usar os INIs, por isso resolvi criar as aulas. Assim que eu tiver uma oportunidade (e ideia para fazer um novo tutorial/aula) eu posto novos conteúdos.
Nota: Corrigi um erro na aula, tinha uma informação incorreta. Agora, a spoiler "ini_read_string(Seção,Chave,Default)" está da seguinte forma:
Nota: Corrigi um erro na aula, tinha uma informação incorreta. Agora, a spoiler "ini_read_string(Seção,Chave,Default)" está da seguinte forma:
- ini_read_string(Seção,Chave,Default):
- Serve para ler (carregar) o valor de uma chave que se localiza em uma seção. Default é uma string (lembre-se, como é uma string, deve ser escrito entre aspas) usada quando não existe um valor, ou seja, é um “valor inicial”.
Muito obrigado pelos comentários!
Tópicos semelhantes
» [Vídeo-Aula]Aula 4.1 - Usando funções básicas do draw
» #IEM Aula 07 - Funções e Scripts
» aula 4: While,not, e outras funções..
» aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
» [?] Funções obsoletas, funções online GMS...
» #IEM Aula 07 - Funções e Scripts
» aula 4: While,not, e outras funções..
» aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
» [?] Funções obsoletas, funções online GMS...
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|