GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Aula 02 - As Funções INI

3 participantes

Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Willy Sáb 05 Nov 2011, 14:12

As Funções INI
Aula 02/03
Na aula anterior, vimos do que consiste um arquivo.ini. Agora, nesta aula, você vai saber para que servem as 10 funções INI existentes. Apenas na próxima aula você irá aprender a usá-las, afinal, devemos saber o que estamos fazendo.

Com essas dez funções, podemos dividi-las em quatro grupos:
1-Abrir e Fechar
2-Carregar e Salvar
3-Checagem
4-Exclusão
Fique tranquilo caso não consiga absorver algumas informações, na terceira aula suas duvidas se dissiparão, pois você verá como usar tais funções.

Grupo 1 - Abrir e Salvar:
É neste grupo que você encontrará funções para abrir ou fechar um arquivo.ini (abrir e fechar não é a mesma coisa que carregar e salvar). Esse grupo é formado por duas funções, sendo que:
ini_open(“arquivo.ini”):
ini_close():

Grupo 2 – Carregar e Salvar:
Este é o grupo que mais será usado. É nele que existem as funções para poder gravar ou carregar dados (do tipo real ou string) no arquivo.ini atualmente aberto. Se você não leu a aula anterior, recomendo que volte e a leia, pois, agora você irá usar os conceitos nela adquiridos. Esse grupo é formado por quatro funções, sendo que:

Para carregar:
ini_read_string(Seção,Chave,Default):
ini_read_real(Seção,Chave,Default):
Para Salvar:
ini_write_string(Seção,Chave,Valor):
ini_write_real(Seção,Chave,Valor):

Grupo 3 – Checagem:
Neste grupo, você encontrará funções que serão usadas para saber se devemos criar ou carregar os valores de uma chave em uma variável. Por exemplo, se no create, declararmos uma variável, e, depois salvá-la no INI, será totalmente inútil, pois, quando iniciarmos o jogo novamente, mesmo que tenhamos salvado e carregado os valores, o create vai agir e inutilizar o que carregamos. Na próxima aula você entenderá melhor o que quero dizer. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
ini_key_exists(Seção,Chave):
ini_section_exists(Seção):

Grupo 4 – Exclusão:
Da mesma forma que criamos seções e chaves, também podemos exclui-las. É tipicamente usado para apagar informações que não usaremos mais, como por exemplo, a de um usuário que por algum motivo quis apagar a sua conta no jogo. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
ini_key_delete(Seção, Chave):
ini_section_delete(Seção):
Agora você já sabe para que servem as 10 funções INI, correto? Porém, você certamente não sabe como usá-las, principalmente as do Grupo 2. Não se preocupe, tudo no seu tempo... Na próxima aula, você será capaz de usar todas essas funções, e, por fim, finalmente criar um sistema de salvar e carregar informações .ini. Duvidas, criticas e elogios são bem vindos.

Espero que tenha gostado!
Até a próxima aula!

blz


Última edição por Willy em Qua 13 Nov 2013, 16:44, editado 2 vez(es)
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Denbs Sáb 05 Nov 2011, 15:09

Oww cara, ta super bem explicado,
principalmente pra mim q num sabia como usar INI, tô ancioso pela próxima aula.

flw
Denbs
Denbs

Data de inscrição : 19/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 204
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Dancity Dom 06 Nov 2011, 14:20

Muito legal cara, eu gosto muito quando alguém explica o que cada função faz, isso me ajudou muito na hora de aprender GML. Por isso fico sempre consultando os tópicos da Yoyo Games Wiki.

Parabéns!
Dancity
Dancity

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Willy Dom 06 Nov 2011, 14:36

Muito obrigado pelos comentários, já percebi que tem muita gente com dificuldade em usar os INIs, por isso resolvi criar as aulas. Assim que eu tiver uma oportunidade (e ideia para fazer um novo tutorial/aula) eu posto novos conteúdos.

Nota: Corrigi um erro na aula, tinha uma informação incorreta. Agora, a spoiler "ini_read_string(Seção,Chave,Default)" está da seguinte forma:
ini_read_string(Seção,Chave,Default):

Muito obrigado pelos comentários!
blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos