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[Dúvida]Salto e plataforma
5 participantes
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[Dúvida]Salto e plataforma
Eu estou a fazer um jogo que também esta neste forum Little Jumper, tenho uma duvida como é que eu faço para que a animação pare quando salto e que volte quando eu caiu no chão porque sempre que tentei isso fica bugado e a imagem quando cai no chão não muda para a normal.
Outra pergunta era a como é que faço o boneco ir com a plataforma
Outra pergunta era a como é que faço o boneco ir com a plataforma
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
Cara eu não testei pois estou no computador da minha namorada, mas é algo mais ou menos assim para a direita:
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+1,y) and !place_free(x,y+1) {sprite_index = player_right image_speed=0.5 x+=4}
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+1,y) and !place_free(x,y+1) {sprite_index = player_right image_speed=0.5 x+=4}
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
Wendryos- Games Ranking :
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
Seu jogo percebi que quando seu carinha pula ele cai e da impulso para cima qualquer coisa pode me adicionar para resolvermos esse problema bom voltando ao caso passe seu codigo do seu personagem porque há varios tipo de codigo para se criar 1 movimento e não sei se vai dar certo eu criar no meu
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
Eu fiz
o evento press right e o codigo que pos foi hpseed = 2
press left e o codigo hpseed = -2
e em ambos mudei para outro sprite
o salto fiz
Tambem tenho uma outra quando eu fiz o jogo em si tenho niveis que são desbloquiados com variaveis mas quando fecho e abro o jogo essas variaveis são recetadas como faço um save das varivais?
eu tentei algo assim
mas não esta a funcionar
mas acho que é porque ao criar as variaveis fiz um objeto de controlo
o evento press right e o codigo que pos foi hpseed = 2
press left e o codigo hpseed = -2
e em ambos mudei para outro sprite
o salto fiz
- Código:
if (saltar=true){
if (global.saltarr > 0){
vsp=-10
global.saltarr-=1
}
}
- Código:
vsp+=grav;
y+=vsp;
if (place_meeting(x,y+vsp,Blocos)) {
vsp=0;
grav=0;
saltar=true;
}
else {
grav=0.5;
saltar=false;
}
if (place_meeting(x+hspeed,y-2,Blocos)) {
hspeed=0
}
- Código:
vsp=0;
hspeed=0;
grav=0.5;
saltar=false
global.saltarr=0
sair=false
Tambem tenho uma outra quando eu fiz o jogo em si tenho niveis que são desbloquiados com variaveis mas quando fecho e abro o jogo essas variaveis são recetadas como faço um save das varivais?
eu tentei algo assim
- Código:
if (file_exists("Little Jumper\Save\Save1.sav"))file_delete("Little Jumper\Save\Save1.sav");
var SaveFile1 = file_text_open_write("$PROFILE\Little Jumper\Save\Save1.sav");
var Savenivel1completo = global.nivel1completo;
file_text_write_real(SaveFile1,Saveum);
file_text_close(SaveFile1);
if (file_exists("Little Jumper\Save\Save2.sav"))file_delete("Little Jumper\Save\Save2.sav");
var SaveFile2 = file_text_open_write("Little Jumper\Save\Save2.sav");
var Savedois = global.nivel2completo;
file_text_write_real(SaveFile2,Savedois);
file_text_close(SaveFile2);
if (file_exists("Little Jumper\Save\Save3.sav"))file_delete("Little Jumper\Save\Save3.sav");
var SaveFile3 = file_text_open_write("Little Jumper\Save\Save3.sav");
var Savetres = global.nivel3completo;
file_text_write_real(SaveFile3,Savetres);
file_text_close(SaveFile3);
- Código:
if file_exists("Little Jumper\Save\Save1.sav"){
var LoadFile1 = file_text_open_read("Little Jumper\Save\Save1.sav")
var Loadnivel1completo = file_text_read_real(LoadFile1)
file_text_close(LoadFile1)
global.nivel1completo=Loadnivel1completo
}
else
{
//do nothing
}
if file_exists("Little Jumper\Save\Save2.sav"){
var LoadFile2 = file_text_open_read("Little Jumper\Save\Save2.sav")
var Loadnivel2completo = file_text_read_real(LoadFile2)
file_text_close(LoadFile2)
global.nivel2completo=Loadnivel2completo
}
else
{
//do nothing
}
if file_exists("Little Jumper\Save\Save3.sav"){
var LoadFile3 = file_text_open_read("Little Jumper\Save\Save3.sav")
var Loadnivel3completo = file_text_read_real(LoadFile3)
file_text_close(LoadFile3)
global.nivel3completo=Loadnivel3completo
}
else
{
//do nothing
}
mas não esta a funcionar
mas acho que é porque ao criar as variaveis fiz um objeto de controlo
- Código:
global.nivel1completo = false
global.nivel2completo = false
global.nivel3completo = false
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
Talvez para salvar o seu jogo, seria interessante usar arquivos INI. Veja essa tutorial:
https://gmbr.forumeiros.com/t16082-tutorialsalvando-e-carregando-em-ini
https://gmbr.forumeiros.com/t16082-tutorialsalvando-e-carregando-em-ini
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Data de inscrição : 09/05/2013
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Não funcionou
Wendryos - Black Horn escreveu:Cara eu não testei pois estou no computador da minha namorada, mas é algo mais ou menos assim para a direita:
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+1,y) and !place_free(x,y+1) {sprite_index = player_right image_speed=0.5 x+=4}
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
Eu tentei e não funcionou a imagem ficou sempre parada
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
Lunion4saken escreveu:Wendryos - Black Horn escreveu:Cara eu não testei pois estou no computador da minha namorada, mas é algo mais ou menos assim para a direita:
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+1,y) and !place_free(x,y+1) {sprite_index = player_right image_speed=0.5 x+=4}
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
Eu tentei e não funcionou a imagem ficou sempre parada
cara só uma coisa, tenta recriar teu código para algo mais simples, pq tem muitos tutoriais aqui de plataforma com códigos bem menores e mais simples que funcionam perfeitamente, enfim, se tu nao quiser eu ja tive esse problema e resolvi com uma variavel dizendo se estou no chao ou nao, se ele = true o sprite é de pulo, e se tocar no chao = false ai o sprite de pulo só apareceria se estivesse no ar
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
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Re: [Dúvida]Salto e plataforma
manobrother
vou tentar fazer isso, tambem.
WellingtonBecker
obrigado pelo tutorial já consegui fazer os saves
vou tentar fazer isso, tambem.
WellingtonBecker
obrigado pelo tutorial já consegui fazer os saves
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
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