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Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 11:02
Simples criei meu sistema de pulo pula corretamente sem bugs desce normal mais caso meu personagem pule(Jump)
e bate a cabeça num bloco que nem o mario embaixo do bloco o meu personagem da 1 mini teleporte pra 1 posição pequena abaixo =p e depois desce normalmente STEP:
Spoiler:

Código:
//Checar se esta andando e se está para a direita
   if keyboard_check(vk_right){//Se apertar para a dieita
   direita=true //Está para a direita
   andando=true //Está andando.
   }else if keyboard_check(vk_left){//Se nao apertar para a direita, mas apertar para a esquerda
   esquerda=true
   direita=false//Não está para a direita
   andando=true //Está a andando
   }else{//Se não estiver apertando nem para a direita e nem para a esquerda
   andando=false// Não está andando
   }
 
horizontal = keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left); // horizontal: 0-> parado 1-> direita e -1 -> esquerda

if (horizontal!=0)
{
if (place_free(x+horizontal*5, y))
x+=horizontal*5;
else
{
move_contact_solid((1-horizontal)*90, 50);
}
}

pulo = keyboard_check_pressed(vk_up);
if (pulo)
if (!place_free(x, y+1))
vspeed = -12;

if (place_free(x, y+vspeed+1))
vspeed += 1;
else
{
move_contact_solid(270, 50);
vspeed = 0;
}
if distance_to_object(Craid)<1
hspeed=-12
else{
hspeed=0
}
if ( keyboard_check_pressed(ord("A")) && instance_number(Tiro_de_fogo) < 3){ //Se tiver menos de 3 balas, ele atira
if tiro>0
{
tiro-=1
//Ação de atirar, criar projétil - no seu caso, o instance_create(x,y,tiro_de_fogo)
}
if direita = false
{
with( instance_create(x,y,Tiro_de_fogo)){
sprite_index=sprite14
motion_set(180,20)}}
if direita = true
{
with( instance_create(x,y,Tiro_de_fogo)){
sprite_index= sprite13
motion_set(0,20)}}}
if (vspeed>10){vspeed=10;}

Queria saber como tirar isso =p
OBS:Não quero 1 engine apenas quero saber a solução isso inclui você Willy wonka!
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 12:11
@gabriel33245900 escreveu:OBS:Não quero 1 engine apenas quero saber a solução isso inclui você Willy wonka!
Ninguém está aqui para resolver seus problemas, estamos aqui para auxilia-lo na medida do possível. Simplesmente dar uma solução alterando seu código não fará você aprender nada e cometerá o mesmo erro diversas vezes no futuro, digo isso por experiência própria. Portanto, se te mandarem um tutorial ou uma engine, procure estudá-lo para que não perca o seu e o nosso tempo criando tópicos quando o primeiro problema aparecer.

Quanto ao seu problema, você usa o sistema padrão do GM para o movimento (hspeed, vspeed, gravity, etc) e estes tendem a ter esse tipo de problema, tanto é que desenvolvi meu próprio sistema de movimentação para contorná-los.
Outra coisa, se seu problema está apenas no pulo, não faz o menor sentido postar todo o código do step. A forma como você se movimenta pra direita, esquerda ou como atira não é importante no seu problema.
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 12:22
Bom willy você não pode resolver meus problemas como estamos no futuro agora e tudo script e tals então tive que apenas remover a linha
move_contact_solid(270, 50);
e pronto resolvido testei isso tirando o else e vi que isso faz meu personagem descer numa velocidade Muito rapida removi e agora esta ao normal bom parece que eu te peguei!
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 12:32
Já é o segundo problema que resolve "sozinho" hoje, não? Talvez seja melhor ficar mais tempo tentando resolver antes de postar.

Bom, você identificou o problema e aparentemente o resolveu. Sabe me dizer porque remover esse código funcionou?
Corrija-me se eu estiver enganado, mas seu problema não era com a colisão com um teto? De acordo com o que disse, esse código fazia seu objeto cair muito rápido.
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 12:36
esse codigo parece fazer com que caso meu personagem colida com o bloco ele desce quando piso nele ele ja e mandado ao bloco numa seguinte posiçao mais não foi feito esse codigo para pular por baixo do bloco ele acaba puxando eu para baixo só que não puxa para sempre porque após colidir com o bloco ele ja desce rapidamente com 1 velocidade muito rapida =p então removi isso assim agora meu personagem não e puxado para baixo ao colidir com o bloco
Caso você não entendeu vou explicar
esse codigo puxava meu personagem pro bloco quando pisava nele pra andar sem soltar do bloco mais isso tambem puxava pra baixo quando colidia por baixo do bloco :l e isso não estava previsto para esse codigo então removi isso =p
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 12:55
move_contact_solid faz com que o objeto em questão tenha a posição ajustada em relação a um objeto sólido, e para isso, deve ser lhe passado uma direção e um valor de ajuste. Portanto, o código com o valor de direção 270 (para baixo) é usado exclusivamente para ajustar as colisão do jogador com o chão. O valor de ajuste pode ser traduzido como a distancia mínima em pixels para que o ajuste ocorra, e no seu caso, você usou 50, por isso o "teleporte" é bem visível.
Para garantir que este código só funcione para o chão, você deve encapsulá-lo com uma condição que verifica se o seu objeto só colidirá com o sólido por cima. Já que está usando gravidade, isto poderia resolver:

Código:
if (vspeed >0){//Verifica se está caindo
move_contact_solid(270, vspeed);
}
Repare que troquei 50 por vspeed. Isso garante que o ajuste será proporcional com a velocidade que o objeto está caindo.

@gabriel33245900 escreveu:Caso você não entendeu vou explicar
Realmente foi difícil entender, seu português poderia ser melhor.
Cuidado com suas provocações, estou tentando te ajudar, não precisa disso.
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 13:04
Me ajudar? cara se posso criar 1 sistema tão fácil pra que fazer tanto script para só 1 sistema simples de pulo tamos aqui pra aprender se for pra você aprender do fim até o começo complica nossa cabeça cara sua engine não estamos aprendendo nada nóis só copia tudo da sua engine e bota na nossa mais não entendemos porcaria nenhuma do que se fez entendeu o que estou dizendo? que você dificulta muito já que quando você começou game maker você começou com o básico há muitas pessoas aqui que estão no básico e eu já estou no médio mais não dificulte tudo para nois :l
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 13:25
Amigo, não sei porque está falando da minha engine. Em nenhum momento eu a citei. Aquela engine é um tanto complicada de entender, reconheço isso. Você citou meu nome no tópico sem uma real necessidade, praticamente me forçou a postar aqui.
não estamos aprendendo nada nóis só copia tudo da sua engine e bota na nossa mais não entendemos porcaria nenhuma do que se fez
Essa atitude não adiciona nada para quem o faz, por isso é importante pelo menos tentar entender o que foi feito seja lá qual for a engine. Porém, minha engine não é para aprendizado, é para uso direto.

Bom, seu problema já foi resolvido, é isso que importa.
Flws...
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 13:30
Foi mal se te ofendi mais aquilo lá complica a cabeça de qualquer 1 copiamos sabendo que se quisermos mexer em alguma coisa como tipo quero que meu pulo de 1 curva ao descer se usarmos a sua engine não vamos conseguir fazer isso e isso que estou tentando dizer amigo que sua  engine e usada pra especialidade única! como 1 jogo de ficar andando e pulando catando moeda :l então não dificulte as coisas cara!
Sua engine tem a ver com isso por causa de quando pedi ajuda deram sua engine e ponto final :l
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 13:39
Não me ofendeu, de forma alguma. Ninguém é obrigado a usar minha engine, só usa quem vê uma utilidade para ela em seus jogos, e isso depende muito do desenvolvedor.
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Re: Problema de pulo

em Sab 13 Set 2014, 14:16
Bom valeu então espero podermos ser amigos civilizados certo 14:16:08 cheers
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