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como desabilitar um objeto sem que ele suma
2 participantes
Página 1 de 1
como desabilitar um objeto sem que ele suma
Olá Pessoal.
É o seguinte: em certas partes do game, tem umas caixas de texto (não estou usando draw, estou usando sprite pra elas.) que ficam lá ate o player apertar o comando, aí ela some e o jogo segue. No momento que rola o texto, eu gostaria que o meu personagem ficasse inativo, desabilitar os comandos de andar e tal. Mas quando uso o código "instance_deactivate_object", o objeto dele some. Eu queria que ele continuasse na tela, só ficasse com os comandos desabilitados até dar o comando do texto sumir.
Provisoriamente to usando o instance_deactivate, criando uma instância de um objeto só com a imagem do personagem parado e logo depois destruindo ela e ativando a instância normal do personagem. Mas não queria fazer assim não.
Valeu desde já pela ajuda!
É o seguinte: em certas partes do game, tem umas caixas de texto (não estou usando draw, estou usando sprite pra elas.) que ficam lá ate o player apertar o comando, aí ela some e o jogo segue. No momento que rola o texto, eu gostaria que o meu personagem ficasse inativo, desabilitar os comandos de andar e tal. Mas quando uso o código "instance_deactivate_object", o objeto dele some. Eu queria que ele continuasse na tela, só ficasse com os comandos desabilitados até dar o comando do texto sumir.
Provisoriamente to usando o instance_deactivate, criando uma instância de um objeto só com a imagem do personagem parado e logo depois destruindo ela e ativando a instância normal do personagem. Mas não queria fazer assim não.
Valeu desde já pela ajuda!
Re: como desabilitar um objeto sem que ele suma
É possível fazer com uma variável.
Create:
ativo = 1
Ao comando:
ativo = 0
Step:
Create:
ativo = 1
Ao comando:
ativo = 0
Step:
- Código:
if (!ativo) exit; //para o código aqui na primeira linha
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: como desabilitar um objeto sem que ele suma
PedroX escreveu:É possível fazer com uma variável.
Create:
ativo = 1
Ao comando:
ativo = 0
Step:
- Código:
if (!ativo) exit; //para o código aqui na primeira linha
Valeu!! Fiz isso, funcionou mas tem um porém. O personagem fica parado a última ação. Quando a variável fica 0, se ele tiver andando, ele fica "andando" no mesmo lugar, com o sprite dele andando, sacou.
Cara, sou péssimo em code.
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