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Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção

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Henrique-HB
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Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção Empty Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção

Mensagem por Kabeção Sáb 12 Jul 2014, 18:50

A maioria dos tutoriais de desenho começa com as proporções do corpo humano.
Medidas precisas, ilustrações de pessoas de frente e de perfil e homens palito de base.

Mas na verdade, proporção não é o mas importante e muito menos o que iniciantes deviam se focar!
Gesto, movimento e curvas vem antes disso.

Gesture

O desenho de gesto ou gesture é um exercício ideal para começar a aprender como o corpo humano se parece.
Consiste em capturar o movimento e ação de uma pose de forma simples e rápida.

Cada um desses desenhos gastou menos de 1 minuto:

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção 7o1W3AV

Sem me preocupar com anatomia, eu me concentro apenas na pose e as curvas que os membros aparentam formar junto ao resto do corpo.
Os últimos, por exemplo, são apenas linhas e mesmo assim cumprem perfeitamente o objetivo do exercício.

Esse tipo de prática também é usada como aquecimento antes de começar qualquer outro trabalho.
Eu por exemplo, só consigo desenhar confortavelmente um personagem depois de encher uma página do meu caderno com gestures.

Desenhando Curvas

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção OJYG20V

Esqueça o stickman padrão, enquanto não começar a treinar suas bases com curvas seus desenho continuaram tão rígidos quanto ele.
Comece pegando fotos reais e procurando as curvas que suas poses fazem.

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção Me5XMSW

Depois de bastante tempo só com linhas, continue a encontrar as curvas mas também pense nos contornos.

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção VaVovYT

Você pode usar esse site para isso: http://artists.pixelovely.com/practice-tools/figure-drawing/
Configure o tempo de intervalo e as fotos passaram automaticamente.
Tente usar o tempo até o ultimo segundo mas pare imediatamente e siga para o próximo quando ele acabar.
Nem se preocupe em usar borracha em nem um momento pois seu objetivo não é fazer copias, é entender.

Nota

Contornos não devem ter retas!
Não existe retas em formas orgânicas e por causa dos músculo não existe curvas côncavas no corpo humano.

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção UCEe4TX

O que vem depois

Gesto é um fundamento e fundamentos nunca são deixados de lado.
No desenho (e em praticamente qualquer outro tipo de habilidade) você nunca deixa de praticar fundamentos, apenas acrescenta algo amais.

Depois de se sentir confiante desenhando movimento é hora de realmente estudar anatomia.
Mas não se engane de novo!
Não estude apenas músculos e proporções, estudo o esqueleto também.
Assim como as linhas são a base do gesto, o esqueleto é a base dos músculos e eles são literalmente ligados ao mesmo.

Mas isso é assunto para outra hora.
Divirtam-se!

Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção LkQIstj

Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D.


Última edição por Kabeção em Sex 08 Ago 2014, 23:39, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Sáb 12 Jul 2014, 20:41

Queria deixar meu comentário primeiramente porque venho acompanhando seu trabalho e acho ele muito bom, e sou um daqueles que via a insistir que você fizesse tutoriais.


Não consegui ver as imagens por estar pelo cel, mas vi que o texto está bem bom, não conhecia esse conceito do gesture(talvez até por não ter olhado muito sobre tutos gráficos) e achei interessante. Eu não tenho foco em ser 'spriter' ou algo relacionado na área gráfica, mas quero aprender também, e já até comecei a fazer umas imagens no photoshop a coloração, fazendo o rabisco no próprio programa, no Corel, ou no sketchbook(tablet), e queria saber se só usando o dodge e burn tool(além de já ter colorido) já se pode chegar a bons resultados.
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Mensagem por DUDU951 Sáb 12 Jul 2014, 21:19

Muito bom!
Eu estou querendo aprender a desenhar, e isso vai me ajudar muito!
Obrigado por Postar!
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Mensagem por Henrique-HB Sáb 12 Jul 2014, 22:14

Cara, excelente! Muito bom mesmo, adorei a forma que você adotou. O problema de muitas pessoas que estão iniciando é justamente a dificuldade em soltar o traço, as formas ficam muito engessadas e sem vida.

Também vi seu portfólio agora e você tem trabalhos bem legais, curti seu estilo de colorização e animação. Você usou qual ferramenta para animar? Me pareceu que rolou uma divisão de camadas resultando em um efeito bem interessante, me lembrou muito a UbiArt, conhece?

Aproveitando, você é de onde? Aceita freelas? É frequente a demanda para terceirizar ilustrações na agência, se tiver interesse eu posso te indicar quando surgir a oportunidade.
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Mensagem por Kabeção Dom 13 Jul 2014, 02:01

theguitarmester escreveu:Eu não tenho foco em ser 'spriter' ou algo relacionado na área gráfica, mas quero aprender também, e já até comecei a fazer umas imagens no photoshop a coloração, fazendo o rabisco no próprio programa, no Corel, ou no sketchbook(tablet), e queria saber se só usando o dodge e burn tool(além de já ter colorido) já se pode chegar a bons resultados.
Dodge e burn são coisas para aumentar contraste.
Isso até serve para fazer iluminação e sombreamento mas deveria ser usado depois de já colorir, ou seja, apenas como um efeito e em mínima escala pois modificar contraste não é o mesmo que modificar iluminação.

Henrique-HB escreveu:Cara, excelente! Muito bom mesmo, adorei a forma que você adotou. O problema de muitas pessoas que estão iniciando é justamente a dificuldade em soltar o traço, as formas ficam muito engessadas e sem vida.

Também vi seu portfólio agora e você tem trabalhos bem legais, curti seu estilo de colorização e animação. Você usou qual ferramenta para animar? Me pareceu que rolou uma divisão de camadas resultando em um efeito bem interessante, me lembrou muito a UbiArt, conhece?

Aproveitando, você é de onde? Aceita freelas? É frequente a demanda para terceirizar ilustrações na agência, se tiver interesse eu posso te indicar quando surgir a oportunidade.
Assim como na UbiArt eu uso uma ferramenta de animação por esqueletos, Spine.
Sou de MG e aceito trabalhos freelance.
Basta me contatar pelo email hammeronstudios@gmail.com.
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Mensagem por PedroX Dom 13 Jul 2014, 09:05

Seus tutoriais são alguns dos poucos que consigo entender e por em prática. São muito bons mesmo! E esse era muito necessário. Continue com eles que serão muito apreciados por nós, aprendizes.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Tiago Lima Dom 13 Jul 2014, 11:32

Rapaz, realmente seus tutoriais são sempre muito interessantes, você devia fazer um canal no youtube seguindo essa mesma linha.

Flw.
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Mensagem por Misa Seg 14 Jul 2014, 17:01

eu estava aguardando muito por um tutorial seu nessa parte gráfica. O tutorial ficou muito bem explicado, vai me ajudar bastante e acredito que vai ajudar muita gente daqui também, foi bom eu ter aprendido esse negocio gesture, vou por isso em praticar.

Aguardando a próxima aula ...
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Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção Empty Re: Desenho para Iniciantes: Movimento > Proporção

Mensagem por chicoweb Seg 14 Jul 2014, 18:32

Show de bola, muito bem explicado.
Esse tipo de tutorial é que eu citei que faltava ao fórum.
Quando eu chegar em casa vou rabiscar um pouco.
Valeuuu mesmo kbção.
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