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Ajuda com animação de Sprites

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Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Jakeline Soares de Lima em Ter 24 Jun 2014, 10:49

Olá pessoal!
Sou nova aqui e tô um probleminha, espero que possam me ajudar.

Eu criei um sprite animado, acrescentando subimagens dentro do sprite.
Depois, criei o um objeto com este sprite com o nome teste, mas ao coloca-lo na Room e se tiver outro objeto que mude de posição da tela automaticamente, a animação do objeto teste não funciona.

Há, esqueci de falar, quero que a animação aconteça sem precisar apertar teclas e tals.
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Rodrigo Santiago em Ter 24 Jun 2014, 12:11

O que você quiz dizer com :
mas ao coloca-lo na Room e se tiver outro objeto que mude de posição da tela automaticamente

Então eu posso lhe ajudar melhor.
Mas , vou explicar o básico:
A sprite tem : velocidade(image_speed),subimagem atual(image_index),total de subimagens(image_number) e a sprite_index é a sprite que será usada.

Se você usar 0 a animação vai ficar parada.
Se você usar um número menor que 1 a animação será mais lenta
Se você usar 1 vai ser normal e maior que 1 vai ser mais rápida (porém vai saltar algumas frames as vezes)

Verifique se você não usou este action  Action Sprite e colocou a velocidade pra 0. Talvez esse seja o erro.
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Jakeline Soares de Lima em Ter 24 Jun 2014, 12:40

Deixa eu tentar te explicar melhor, esse boneco da imagem está animado pra movimentar a boca em sincronia com os balões. Os balões, trocam os sprites num determinado tempo, que configurei pelo Alarme.
Mas quando ocorre a troca de balão, o boneco não movimenta a boca, fica estático.

E não usei essa action que você mencionou.
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por 7hiagomp em Ter 24 Jun 2014, 14:30

vamos la

se a animacao do personagem fica em looping direto, ou seja, mesmo que o balao nao esteja la ele continua mexendo a boca ai temos realmente um problema.

mas como vc disse que "sincronizou" significa que em algum lugar vc pos um codigo pra animacao parar.  (que eu acredito) nesse caso, vc precisa por o codigo pra animacao acontecer de novo.

pra parar normalmente
image_speed = 0

para continuar normalmente
image_speed = room_speed //ou a velocidade q vc quiser.

vc pode mostrar o codigo que usou pra parar a animacao? E o codigo que usou pra dar play?
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Jakeline Soares de Lima em Ter 24 Jun 2014, 15:10

É bem isso que acontece, quando o balão não está, a animação do personagem acontece em looping direto, quando o balão aparece a animação não acontece, ou seja, o personagem fica estático.

Sobre o código, só utilizei pra controlar a velocidade da troca de sprite: image_speed = 0.5.
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por 7hiagomp em Qua 25 Jun 2014, 12:30

então, se o balão está com um comando que para a animaçao do personagem, vc precisa fazer um comando que de play na animação novamente, entendeu?

uma dúvida, o balão e o personagem são o mesmo objeto? ou são objetos separados?
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Jakeline Soares de Lima em Qui 26 Jun 2014, 10:26

São objetos separados!

Utilizei o o Alarme pra controlar a troca de sprites dos balões. O personagem foi colocado na room e utilizei o código para controlar a velocidade de troca das subimagens.
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Re: Ajuda com animação de Sprites

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qui 26 Jun 2014, 11:32

Pense em dois eventos diferentes.

O evento que para a animação
O evento que reativa a animação.
E lembrando que se você quiser alterar uma coisa de outro objeto você deve colocar nome_do_objeto.variavel ou alterar para quem o script ou action é aplicado.

Ex.: Quando o objeto balão é criado, ou seja ele começa a falar. Você coloca:
Código:

objeto_que_vai_falar.image_speed=1;//Ou a velocidade que você quiser
Quando o objeto balão é destruído, ou seja ele para de falar. Você coloca:
Código:

objeto_que_vai_falar.image_index=0; //Estou julgando que a frame da boca fechada é a 0
objeto_que_vai_falar.image_speed=0;
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