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Entram por favor
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Entram por favor
Ja postei um post antes mas tava muito confuso e decidi abrir um outro.
Entao é o seguinte: estou criando um jogo quiz, onde cada room tem uma pergunta e se acertar ele passa pra prox.
Agora o jogo é meio chato sem nenhum desafio entao decidi colocar um tempo.
Nesse tempo queria:
1 que o tempo vai descendo e se acabar antes que a pessoa consiga responder a todas as perguntas ele perde, caso contrario ele ganha (se alguem sabe fazer isso pode me fazer um engine?)
2 Queria que o tempo aparece na tela do game
3 que a depender do tempo que ele usa pra responder ganha mais pontos... nao ficou muito claro mas vou dar um exemplo:
Tenho 10s pra responder a primeira pergunta, eu consigo responder em 1s ganho 1000 pontos, eu consigo responder em 2s ganho 900 pontos, e assim vai.
4 e ultimo queria que os pontos nunca se zerem, ou seja, queria que o jogador possa acumular os pontos e se voces tem uma idea tipo como gastar aqueles pontos sla alguma coisa do tipo
Vlw lembrando que sou ainda principiante e peço a maior pacienca kkk
p.s. Sou italiano e as vezes faço erros de gramatica...
Entao é o seguinte: estou criando um jogo quiz, onde cada room tem uma pergunta e se acertar ele passa pra prox.
Agora o jogo é meio chato sem nenhum desafio entao decidi colocar um tempo.
Nesse tempo queria:
1 que o tempo vai descendo e se acabar antes que a pessoa consiga responder a todas as perguntas ele perde, caso contrario ele ganha (se alguem sabe fazer isso pode me fazer um engine?)
2 Queria que o tempo aparece na tela do game
3 que a depender do tempo que ele usa pra responder ganha mais pontos... nao ficou muito claro mas vou dar um exemplo:
Tenho 10s pra responder a primeira pergunta, eu consigo responder em 1s ganho 1000 pontos, eu consigo responder em 2s ganho 900 pontos, e assim vai.
4 e ultimo queria que os pontos nunca se zerem, ou seja, queria que o jogador possa acumular os pontos e se voces tem uma idea tipo como gastar aqueles pontos sla alguma coisa do tipo
Vlw lembrando que sou ainda principiante e peço a maior pacienca kkk
p.s. Sou italiano e as vezes faço erros de gramatica...
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Entram por favor
Amigo, vou ser sincero, não adianta fazermos o jogo e darmos pronto pra você, deve estudar os tutoriais presentes nessa comunidade. Comece por aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
ps: Existe o Fórum Game Maker Itália
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
ps: Existe o Fórum Game Maker Itália
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Entram por favor
cria o objtempo (respondendo o 1 e o 2 junto)
4 marque Pensistent no obj que faz os pontos
- no create:
- global.tempo=200
- no step:
- global.tempo-=1
if global.tempo=0{room_goto_next() global.tempo=200}
- no draw:
- draw_text(10,10,global.tempo)
4 marque Pensistent no obj que faz os pontos
Tio-Orochi- Data de inscrição : 09/06/2014
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Re: Entram por favor
Valeu vou tentarStartGame escreveu: cria o objtempo (respondendo o 1 e o 2 junto)
- no create:
global.tempo=200
- no step:
global.tempo-=1
if global.tempo=0{room_goto_next() global.tempo=200}3 não sei responder
- no draw:
draw_text(10,10,global.tempo)
4 marque Pensistent no obj que faz os pontos
Eu nao pedi o jogo completo so pedi uma ajuda com o tempo... que nao entendo muito esse negocio...WellingtonBecker escreveu: Amigo, vou ser sincero, não adianta fazermos o jogo e darmos pronto pra você, deve estudar os tutoriais presentes nessa comunidade. Comece por aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
ps: Existe o Fórum Game Maker Itália
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Entram por favor
sobre a resposta 3
usando as funções do amigo acima
quando responder a pergunta corretamente faça assim:
usando as funções do amigo acima
quando responder a pergunta corretamente faça assim:
- Código:
global.tempo* 1000
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: Entram por favor
Nao entendi onde tem que ser colocado o code...JoaoVanBlizzard escreveu:sobre a resposta 3
usando as funções do amigo acima
quando responder a pergunta corretamente faça assim:
- Código:
global.tempo* 1000
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Entram por favor
Rapaz, tem muita coisa básica aí que você poderia ter conseguido fazer se tivesse lido os tutoriais para iniciantes. Naquela lista de tutoriais, dá uma olhada nos do reddragon e do Alex FC, vão te dar uma base boa. Mas vou dar uma respondida:
Abraços o/
- Terceiro ítem:
- Pra fazer isso mais simples, seria interessante se houvesse uma proporção matemática entre o tempo e os pontos. Lembrando que, 1 segundo é igual a speed da room (por padrão é 30), então se são 10 segundos para responder, o tempo no create seria definido para 300 (30*10). Sendo a quantidade pontos máximo 1200, isso significa que a cada segundo seriam tirados 4 pontos (1200/300) de uma variável "pontos a receber". Assim, toda vez que mudar de pergunta (creio que seja separada em rooms então, poe no Room Start) coloca o valor dessa variável para a quantidade máxima de pontos, que é 1200. Se quiser usar um valor diferente lembre-se que tem que ser um múltiplo de 30.
No step, na mesma hora que o tempo diminui você diminui o valor dessa variável em 4, mas só vamos diminuir se o tempo decorrido for maior que 1. Como a var de tempo diminui, então checamos se ela é menor que 299:- Código:
// Coloca isso antes do global.tempo -= 1
if (global.tempo < 299) {
global.pontos_receber -= 4
}
Daí, quando a pergunta for escolhida só somar a variável de pontos com essa var de pontos a receber:- Código:
global.pontos_total += global.pontos_receber)
- Quarto ítem:
- O amigo acima já respondeu. Como gastar os pontos... bom, vai depender do seu jogo então é algo que você tem que bolar sozinho. Poderia haver uma room de loja, e você poria objetos representando o que pode ser comprado, e ao clicar nos objetos é retirado dos pontos o valor do preço do ítem, e depois você define uma variável que indica que o ítem está comprado, como:
- Código:
global.item_banana = true; // Está comprado
No começo do jogo, ou no objeto de pontuação já que ele é persistent - você já definia todas as variáveis no Create dele:- Código:
global.item_banana = false; // Não está comprado
global.item_arroz = false;
global.item_abacaxi = false;
global.item_jujuba = false;
Dai no momento em que você ver que os pontos podem mudar alguma coisa do jogo, só usar um IF e checar se a variável do ítem é igual a true (global.item_banana == true, por exemplo), e você faz as alterações necessárias. Uma ideia para gastar pontos em um quiz seria para liberar novas perguntas, então no menu você poderia checar se ele tinha comprado o item do "conjunto de perguntas Y" e liberar o acesso para o jogador. Mais uma vez, a forma de fazer isso vai depender de você, então se for principiante no GM dê uma lida extensiva na lista de tutoriais. Cada um deles.
Abraços o/
Markituh- Games Ranking :
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Re: Entram por favor
Valeu eu ja to consigindo sozinho a fazer algumas coisas, agora vou fazer alguns tutoriais de script sempre se acho, e vou tentar fazer do seu jeito, se consiguir vou colocar um gostei. E eu gostei da sua idea de desbloquiar novas perguntas vlwMarkituh escreveu:Rapaz, tem muita coisa básica aí que você poderia ter conseguido fazer se tivesse lido os tutoriais para iniciantes. Naquela lista de tutoriais, dá uma olhada nos do reddragon e do Alex FC, vão te dar uma base boa. Mas vou dar uma respondida:
- Terceiro ítem:
Pra fazer isso mais simples, seria interessante se houvesse uma proporção matemática entre o tempo e os pontos. Lembrando que, 1 segundo é igual a speed da room (por padrão é 30), então se são 10 segundos para responder, o tempo no create seria definido para 300 (30*10). Sendo a quantidade pontos máximo 1200, isso significa que a cada segundo seriam tirados 4 pontos (1200/300) de uma variável "pontos a receber". Assim, toda vez que mudar de pergunta (creio que seja separada em rooms então, poe no Room Start) coloca o valor dessa variável para a quantidade máxima de pontos, que é 1200. Se quiser usar um valor diferente lembre-se que tem que ser um múltiplo de 30.
No step, na mesma hora que o tempo diminui você diminui o valor dessa variável em 4, mas só vamos diminuir se o tempo decorrido for maior que 1. Como a var de tempo diminui, então checamos se ela é menor que 299:
- Código:
// Coloca isso antes do global.tempo -= 1
if (global.tempo < 299) {
global.pontos_receber -= 4
}
Daí, quando a pergunta for escolhida só somar a variável de pontos com essa var de pontos a receber:
- Código:
global.pontos_total += global.pontos_receber)
- Quarto ítem:
O amigo acima já respondeu. Como gastar os pontos... bom, vai depender do seu jogo então é algo que você tem que bolar sozinho. Poderia haver uma room de loja, e você poria objetos representando o que pode ser comprado, e ao clicar nos objetos é retirado dos pontos o valor do preço do ítem, e depois você define uma variável que indica que o ítem está comprado, como:
- Código:
global.item_banana = true; // Está comprado
No começo do jogo, ou no objeto de pontuação já que ele é persistent - você já definia todas as variáveis no Create dele:
- Código:
global.item_banana = false; // Não está comprado
global.item_arroz = false;
global.item_abacaxi = false;
global.item_jujuba = false;
Dai no momento em que você ver que os pontos podem mudar alguma coisa do jogo, só usar um IF e checar se a variável do ítem é igual a true (global.item_banana == true, por exemplo), e você faz as alterações necessárias. Uma ideia para gastar pontos em um quiz seria para liberar novas perguntas, então no menu você poderia checar se ele tinha comprado o item do "conjunto de perguntas Y" e liberar o acesso para o jogador. Mais uma vez, a forma de fazer isso vai depender de você, então se for principiante no GM dê uma lida extensiva na lista de tutoriais. Cada um deles.
Abraços o/
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
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