Entram por favor

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Entram por favor

Mensagem por Riccardoric em Qua 18 Jun 2014, 17:22

Ja postei um post antes mas tava muito confuso e decidi abrir um outro.
Entao é o seguinte: estou criando um jogo quiz, onde cada room tem uma pergunta e se acertar ele passa pra prox.
Agora o jogo é meio chato sem nenhum desafio entao decidi colocar um tempo.
Nesse tempo queria:
1 que o tempo vai descendo e se acabar antes que a pessoa consiga responder a todas as perguntas ele perde, caso contrario ele ganha (se alguem sabe fazer isso pode me fazer um engine?)
2 Queria que o tempo aparece na tela do game
3 que a depender do tempo que ele usa pra responder ganha mais pontos... nao ficou muito claro mas vou dar um exemplo:
Tenho 10s pra responder a primeira pergunta, eu consigo responder em 1s ganho 1000 pontos, eu consigo responder em 2s ganho 900 pontos, e assim vai.
4 e ultimo queria que os pontos nunca se zerem, ou seja, queria que o jogador possa acumular os pontos e se voces tem uma idea tipo como gastar aqueles pontos sla alguma coisa do tipo
Vlw lembrando que sou ainda principiante e peço a maior pacienca kkk
p.s. Sou italiano e as vezes faço erros de gramatica...

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Re: Entram por favor

Mensagem por WellingtonBecker em Qua 18 Jun 2014, 18:43

Amigo, vou ser sincero, não adianta fazermos o jogo e darmos pronto pra você, deve estudar os tutoriais presentes nessa comunidade. Comece por aqui:

http://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais

ps: Existe o Fórum Game Maker Itália

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Re: Entram por favor

Mensagem por Tio-Orochi em Qua 18 Jun 2014, 19:25

cria o objtempo (respondendo o 1 e o 2 junto)
no create:
global.tempo=200
no step:
global.tempo-=1
if global.tempo=0{room_goto_next() global.tempo=200}
no draw:
draw_text(10,10,global.tempo)
3 não sei responder
4 marque Pensistent no obj que faz os pontos

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Re: Entram por favor

Mensagem por Riccardoric em Qua 18 Jun 2014, 21:11

StartGame escreveu: cria o objtempo (respondendo o 1 e o 2 junto)
no create:
global.tempo=200
no step:
global.tempo-=1
if global.tempo=0{room_goto_next() global.tempo=200}
no draw:
draw_text(10,10,global.tempo)
3 não sei responder
4 marque Pensistent no obj que faz os pontos
Valeu vou tentar
WellingtonBecker escreveu: Amigo, vou ser sincero, não adianta fazermos o jogo e darmos pronto pra você, deve estudar os tutoriais presentes nessa comunidade. Comece por aqui:

http://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais

ps: Existe o Fórum Game Maker Itália
Eu nao pedi o jogo completo so pedi uma ajuda com o tempo... que nao entendo muito esse negocio...

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Re: Entram por favor

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 18 Jun 2014, 23:16

sobre a resposta 3
usando as funções do amigo acima
quando responder a pergunta corretamente faça assim:
Código:

global.tempo* 1000  

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Re: Entram por favor

Mensagem por Riccardoric em Qui 19 Jun 2014, 10:08

JoaoVanBlizzard escreveu:sobre a resposta 3
usando as funções do amigo acima
quando responder a pergunta corretamente faça assim:
Código:

global.tempo* 1000  
Nao entendi onde tem que ser colocado o code...

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Re: Entram por favor

Mensagem por Markituh em Qui 19 Jun 2014, 18:08

Rapaz, tem muita coisa básica aí que você poderia ter conseguido fazer se tivesse lido os tutoriais para iniciantes. Naquela lista de tutoriais, dá uma olhada nos do reddragon e do Alex FC, vão te dar uma base boa. Mas vou dar uma respondida:

Terceiro ítem:
Pra fazer isso mais simples, seria interessante se houvesse uma proporção matemática entre o tempo e os pontos. Lembrando que, 1 segundo é igual a speed da room (por padrão é 30), então se são 10 segundos para responder, o tempo no create seria definido para 300 (30*10). Sendo a quantidade pontos máximo 1200, isso significa que a cada segundo seriam tirados 4 pontos (1200/300) de uma variável "pontos a receber". Assim, toda vez que mudar de pergunta (creio que seja separada em rooms então, poe no Room Start) coloca o valor dessa variável para a quantidade máxima de pontos, que é 1200. Se quiser usar um valor diferente lembre-se que tem que ser um múltiplo de 30.

No step, na mesma hora que o tempo diminui você diminui o valor dessa variável em 4, mas só vamos diminuir se o tempo decorrido for maior que 1. Como a var de tempo diminui, então checamos se ela é menor que 299:
Código:
// Coloca isso antes do global.tempo -= 1
if (global.tempo < 299) {
    global.pontos_receber -= 4
}

Daí, quando a pergunta for escolhida só somar a variável de pontos com essa var de pontos a receber:
Código:
global.pontos_total += global.pontos_receber)
Quarto ítem:
O amigo acima já respondeu. Como gastar os pontos... bom, vai depender do seu jogo então é algo que você tem que bolar sozinho. Poderia haver uma room de loja, e você poria objetos representando o que pode ser comprado, e ao clicar nos objetos é retirado dos pontos o valor do preço do ítem, e depois você define uma variável que indica que o ítem está comprado, como:
Código:
global.item_banana = true; // Está comprado

No começo do jogo, ou no objeto de pontuação já que ele é persistent - você já definia todas as variáveis no Create dele:
Código:
global.item_banana = false; // Não está comprado
global.item_arroz = false;
global.item_abacaxi = false;
global.item_jujuba = false;

Dai no momento em que você ver que os pontos podem mudar alguma coisa do jogo, só usar um IF e checar se a variável do ítem é igual a true (global.item_banana == true, por exemplo), e você faz as alterações necessárias. Uma ideia para gastar pontos em um quiz seria para liberar novas perguntas, então no menu você poderia checar se ele tinha comprado o item do "conjunto de perguntas Y" e liberar o acesso para o jogador. Mais uma vez, a forma de fazer isso vai depender de você, então se for principiante no GM dê uma lida extensiva na lista de tutoriais. Cada um deles.

Abraços o/

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

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Re: Entram por favor

Mensagem por Riccardoric em Qui 19 Jun 2014, 20:07

Markituh escreveu:Rapaz, tem muita coisa básica aí que você poderia ter conseguido fazer se tivesse lido os tutoriais para iniciantes. Naquela lista de tutoriais, dá uma olhada nos do reddragon e do Alex FC, vão te dar uma base boa. Mas vou dar uma respondida:

Terceiro ítem:
Pra fazer isso mais simples, seria interessante se houvesse uma proporção matemática entre o tempo e os pontos. Lembrando que, 1 segundo é igual a speed da room (por padrão é 30), então se são 10 segundos para responder, o tempo no create seria definido para 300 (30*10). Sendo a quantidade pontos máximo 1200, isso significa que a cada segundo seriam tirados 4 pontos (1200/300) de uma variável "pontos a receber". Assim, toda vez que mudar de pergunta (creio que seja separada em rooms então, poe no Room Start) coloca o valor dessa variável para a quantidade máxima de pontos, que é 1200. Se quiser usar um valor diferente lembre-se que tem que ser um múltiplo de 30.

No step, na mesma hora que o tempo diminui você diminui o valor dessa variável em 4, mas só vamos diminuir se o tempo decorrido for maior que 1. Como a var de tempo diminui, então checamos se ela é menor que 299:
Código:
// Coloca isso antes do global.tempo -= 1
if (global.tempo < 299) {
    global.pontos_receber -= 4
}

Daí, quando a pergunta for escolhida só somar a variável de pontos com essa var de pontos a receber:
Código:
global.pontos_total += global.pontos_receber)
Quarto ítem:
O amigo acima já respondeu. Como gastar os pontos... bom, vai depender do seu jogo então é algo que você tem que bolar sozinho. Poderia haver uma room de loja, e você poria objetos representando o que pode ser comprado, e ao clicar nos objetos é retirado dos pontos o valor do preço do ítem, e depois você define uma variável que indica que o ítem está comprado, como:
Código:
global.item_banana = true; // Está comprado

No começo do jogo, ou no objeto de pontuação já que ele é persistent - você já definia todas as variáveis no Create dele:
Código:
global.item_banana = false; // Não está comprado
global.item_arroz = false;
global.item_abacaxi = false;
global.item_jujuba = false;

Dai no momento em que você ver que os pontos podem mudar alguma coisa do jogo, só usar um IF e checar se a variável do ítem é igual a true (global.item_banana == true, por exemplo), e você faz as alterações necessárias. Uma ideia para gastar pontos em um quiz seria para liberar novas perguntas, então no menu você poderia checar se ele tinha comprado o item do "conjunto de perguntas Y" e liberar o acesso para o jogador. Mais uma vez, a forma de fazer isso vai depender de você, então se for principiante no GM dê uma lida extensiva na lista de tutoriais. Cada um deles.

Abraços o/
Valeu eu ja to consigindo sozinho a fazer algumas coisas, agora vou fazer alguns tutoriais de script sempre se acho, e vou tentar fazer do seu jeito, se consiguir vou colocar um gostei. E eu gostei da sua idea de desbloquiar novas perguntas vlw

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Re: Entram por favor

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