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engine ds_list ou array
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
engine ds_list ou array
ola a todos. a uns dias venho ler sobre ds list e array mas ainda não consegui fazer uma engine ou seja, seguir um tuto até dar certo e não sei mas quantos dias vou passar até conseguir, então gostaria q alguem que entende sobre isso me passa-se uma engine com as seguintes caracteristicas:
eu tem duas variaveis uma para selecionar o texto uma para o texto
selecionar=irandom(2)
texto=""
if selecionar=0
{texto="usar variavel não"}
if selecionar=1
{texto="podera repetir o texto"}
if selecionar=2
{texto="usando ds_lista ou array os textos não repetem"
bem o que eu quero é uma estrutura como essa para escolher aleatóriamente mas sem repetir a escolha até que tudos texto forem usado.
pos: com ds_list ou array da pra fazer
contra: eu não sei como fazer
acção=pedir a vossa ajuda
recção=
eu tem duas variaveis uma para selecionar o texto uma para o texto
selecionar=irandom(2)
texto=""
if selecionar=0
{texto="usar variavel não"}
if selecionar=1
{texto="podera repetir o texto"}
if selecionar=2
{texto="usando ds_lista ou array os textos não repetem"
bem o que eu quero é uma estrutura como essa para escolher aleatóriamente mas sem repetir a escolha até que tudos texto forem usado.
pos: com ds_list ou array da pra fazer
contra: eu não sei como fazer
acção=pedir a vossa ajuda
recção=
antchita- Games Ranking :
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Re: engine ds_list ou array
Conhece o for? Vai precisar. Dá uma estudada em como funciona.., basicamente é um loop que vai checar todas os índices de uma array que irá salvar a opções que já foram selecionadas antes. Se conseguir pegar o conceito do for, vai fazer isso fácil fácil, se não conseguir te dou uma mão.
Flw!
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Re: engine ds_list ou array
for, ds_list ou array acho que estou a km de entender isso... e por isso pedi um engine.
não necessariamente tem que ser variaveis o que eu quero é algo que me permite usar aleatoriamente algue que esteje dentro de
{}. pelo que li sobre ds list ele cria um lista e pode abaralhar ela e dai vou tirando todos item da list até ela acabar, o que não repete.
gonsalvez... é mesmo de ums mãozinha que eu preciso...
não necessariamente tem que ser variaveis o que eu quero é algo que me permite usar aleatoriamente algue que esteje dentro de
{}. pelo que li sobre ds list ele cria um lista e pode abaralhar ela e dai vou tirando todos item da list até ela acabar, o que não repete.
gonsalvez... é mesmo de ums mãozinha que eu preciso...
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Re: engine ds_list ou array
já li esse tutorial mas não consegui fazer o que quero, na verdade não consigui nada. nem ser onde meter os códigos...
e nem percebi porque usou instance_create.
e nem percebi porque usou instance_create.
antchita- Games Ranking :
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Re: engine ds_list ou array
antchita escreveu:na verdade não consigui nada. nem ser onde meter os códigos...
Comece do princípio:
https://gmbr.forumeiros.com/t27715-iniciantes-aulas-de-game-maker-por-alex-fc
Convidado- Convidado
Re: engine ds_list ou array
Nao sou iniciante. A dizer q nao sabia onde por o codigo, nao ne referia no geral. Minha duvida esta na categoria engine.
antchita- Games Ranking :
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Re: engine ds_list ou array
No caso o ideal seria que você entendesse primeiro o que cada coisa faz para não usar o copiar colar, porque senão você ficará limitado ao que for proposto na engine preparada para você. Do princípio, para entender ds-list, deve-se entender primeiro arrays. Para entendermos arrays devemos entender o que são variáveis e para o que servem. Variáveis armazenam valores não é? Você mesmo disse que não é iniciante então pressupõe-se que você saiba disso. Então, Arrays são como varáveis, mas a unica diferença e que a gravação de informações se dá por indices, que são numerações que tem um limite que no GM no caso corresponde de 0 a 32000. Os indices são muito úteis principalmente para aplicar em laços na programação, sendo estes, estruturas repetitivas para realizar funções em determinada faixa pre-estabelecida. O for inicia sua contagem a partir de um valor inicial, conta até que a condição pre-estabelecida seja falsa. No caso para entendermos o for e necessário entendermos básico de toda linguagem: As estruturas condicionais. Porque Laços e afins nada mais são que produtos dessas estruturas. No caso com isso para ajudar ainda mais, e aconselhável que você crie primeiro uma lógica para assim programar por essa logica estabelecida segundo sua necessidade.
Exemplo de Array no GM:
Exemplo de Array no GM:
- Código:
a = 10; // Variável comum
b[0]="aaa"; // Array com indice "0"
b[1]="bbb"; // Array com indice "1"
b[2]="ccc"; // Array com indice "2"
n = 3; // Numero de valores no Array contido na variável "b"
for( i = 0; i < n; i += 1 ){ // Começa o indice que será gravado na variável "i" em zero. Se "i" for menor que "n", que contem o tamanho do vetor contido em "b", continua contando afim de obter todos os valores contidos nesta Array.
show_message( b[ i ] ); // Exibe uma mensagem, apenas para teste.
}
Re: engine ds_list ou array
Obrigados a todos q tentaram ajudar. Mas se pedi demais farei mesmo usando irandom... Axo q é a unica forma possivel no momento
antchita- Games Ranking :
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