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Biemorth

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[AJUDA] Variaveis

em Sab 26 Abr 2014, 17:50
Pessoal, estou terminando de desenvolver meu jogo, mas, ele está com um pequeno probleminha...
Estou com muitas variáveis e não sei qual o melhor lugar para declarar elas, criei alguns objetos controle que armazenam elas.

Código:

//Create Controle 1 (coloco este objeto apenas no inicio do jogo)
global.nave = 0; //Define a cor da nave
global.dinheiro = 0; //Define o dinheiro que o jogador já tem

Código:

//Create Controle 2 (na room onde acontece o jogo)
global.municao = 600; // O jogo começa com 600 munições, 2 vidas, 1 inimigo e 0 pontos
global.vida = 2;
global.inimigos = 1;
global.pontos = 0;

Código:

//Create do Controle 3 (na loja, antes do jogo em si)
draw_sprite(Pontos,0,view_xview + 670, view_yview + 20);
draw_text(view_xview + 690, view_yview + 20, string(global.dinheiro) + " pts");

Código:

//Se apertar Enter no Controle 4 (room de Game Over)
global.dinheiro += global.pontos; //Soma-se ao global.dinheiro a pontuação da partida
room_goto("Inicio"); //Volta-se a tela inicial

Quando executo e chego na loja, aparece a seguinte mensagem de erro:

Spoiler:


Outra coisa que já estou prevendo é que a variavel dinheiro sempre sera 0 porque toda vez que o objeto for criado ele irá zerar a variavel, e agora?  anh!
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Re: [AJUDA] Variaveis

em Sab 26 Abr 2014, 18:42
Cara, fica meio complicado dizer qual o problema avaliando só esses códigos que você postou. Em princípio ta tudo correto, deveria funcionar. Provavelmente na hora de atualizar o valor da global.dinheiro você deve ter feito alguma coisa que indeterminou o valor dela.. tenta lançar o debugger do GMS, aí vai em adicionar expressão e coloca global.dinheiro (Vc pode fazer isso mesmo se o jogo crashar logo de cara) aí vc olha qual o valor que essa variável vai adquirir e vê qual o problema.

Quanto ao dinheiro voltar a ser sempre 0, cria uma variável que chama "primeiro" e no create do controle 1 coloca o seguinte:

Código:
global.primeiro=0

if global.primeiro=0
{global.dinheiro=0;global.primeiro++}
else
{global.dinheiro=global.dinheiro}

Isso vai fazer com que ele só defina a variável dinheiro na primeira vez que o jogador passar pela room inicio, acho que vai funcionar (:
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Re: [AJUDA] Variaveis

em Sab 26 Abr 2014, 19:00
Crie uma room (a primeira room) e crie um objeto chamado por exemplo objInit. No evento create dele coloque a declaração de todas as suas variáveis globais depois coloque o comando room_goto_next(). Coloque apenas este obj nesta room para garantir que ele será executado primeiro. Problema resolvido.
Flws!
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