GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[AJUDA] Variaveis

3 participantes

Ir para baixo

[AJUDA] Variaveis Empty [AJUDA] Variaveis

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 26 Abr 2014, 17:50

Pessoal, estou terminando de desenvolver meu jogo, mas, ele está com um pequeno probleminha...
Estou com muitas variáveis e não sei qual o melhor lugar para declarar elas, criei alguns objetos controle que armazenam elas.

Código:

//Create Controle 1 (coloco este objeto apenas no inicio do jogo)
global.nave = 0; //Define a cor da nave
global.dinheiro = 0; //Define o dinheiro que o jogador já tem

Código:

//Create Controle 2 (na room onde acontece o jogo)
global.municao = 600; // O jogo começa com 600 munições, 2 vidas, 1 inimigo e 0 pontos
global.vida = 2;
global.inimigos = 1;
global.pontos = 0;

Código:

//Create do Controle 3 (na loja, antes do jogo em si)
draw_sprite(Pontos,0,view_xview + 670, view_yview + 20);
draw_text(view_xview + 690, view_yview + 20, string(global.dinheiro) + " pts");

Código:

//Se apertar Enter no Controle 4 (room de Game Over)
global.dinheiro += global.pontos; //Soma-se ao global.dinheiro a pontuação da partida
room_goto("Inicio"); //Volta-se a tela inicial

Quando executo e chego na loja, aparece a seguinte mensagem de erro:

Spoiler:

Outra coisa que já estou prevendo é que a variavel dinheiro sempre sera 0 porque toda vez que o objeto for criado ele irá zerar a variavel, e agora?  anh!
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [AJUDA] Variaveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Variaveis Empty Re: [AJUDA] Variaveis

Mensagem por bootzin Sáb 26 Abr 2014, 18:42

Cara, fica meio complicado dizer qual o problema avaliando só esses códigos que você postou. Em princípio ta tudo correto, deveria funcionar. Provavelmente na hora de atualizar o valor da global.dinheiro você deve ter feito alguma coisa que indeterminou o valor dela.. tenta lançar o debugger do GMS, aí vai em adicionar expressão e coloca global.dinheiro (Vc pode fazer isso mesmo se o jogo crashar logo de cara) aí vc olha qual o valor que essa variável vai adquirir e vê qual o problema.

Quanto ao dinheiro voltar a ser sempre 0, cria uma variável que chama "primeiro" e no create do controle 1 coloca o seguinte:

Código:
global.primeiro=0

if global.primeiro=0
{global.dinheiro=0;global.primeiro++}
else
{global.dinheiro=global.dinheiro}

Isso vai fazer com que ele só defina a variável dinheiro na primeira vez que o jogador passar pela room inicio, acho que vai funcionar (:
bootzin
bootzin

Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 136
Prêmios : [AJUDA] Variaveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Variaveis Empty Re: [AJUDA] Variaveis

Mensagem por vinians Sáb 26 Abr 2014, 19:00

Crie uma room (a primeira room) e crie um objeto chamado por exemplo objInit. No evento create dele coloque a declaração de todas as suas variáveis globais depois coloque o comando room_goto_next(). Coloque apenas este obj nesta room para garantir que ele será executado primeiro. Problema resolvido.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [AJUDA] Variaveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Variaveis Empty Re: [AJUDA] Variaveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos