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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
4 participantes
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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Eu queria saber como criar objetos aparecerem aleatoriamente no jogo, por exemplo, no caso de um jogo em que voce tenha que desviar de objetos ai eu queria que esses objetos apareçam aleatoriamente para ter um desafio maior. Alguém entendeu?
Última edição por Livsk em Seg 24 Fev 2014, 22:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Livsk: Tag Resolvido e Topico Trancado)
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Fala ai, blz?
Para números aleatórios (randomicos) o GM tem funções como 'irandom(x)'
e 'irandom_range(x1,x2)'
Agora, vc precisa definir uma coisa: Vc quer que os Objetos apareçam com intervalos de Tempo aleatórios. Ou quer que apareçam em Locais aleatórios.
Caso seja em Local aleatório, o código seria assim:
Vc pode usar esse código em um Evento Alarm[] e chama-lo a cada Intervalo de Tempo, para só criar o Objeto no tempo que vc quiser.
Vc também pode tentar usar a Busca, se vc pesquisar por algo como "aparecer aleatoriamente", vai encontrar resultados com a mesma dúvida.
Para números aleatórios (randomicos) o GM tem funções como 'irandom(x)'
e 'irandom_range(x1,x2)'
Agora, vc precisa definir uma coisa: Vc quer que os Objetos apareçam com intervalos de Tempo aleatórios. Ou quer que apareçam em Locais aleatórios.
Caso seja em Local aleatório, o código seria assim:
- Código:
instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto))
Vc pode usar esse código em um Evento Alarm[] e chama-lo a cada Intervalo de Tempo, para só criar o Objeto no tempo que vc quiser.
Vc também pode tentar usar a Busca, se vc pesquisar por algo como "aparecer aleatoriamente", vai encontrar resultados com a mesma dúvida.
Última edição por Eudes - Hyo em Qua 19 Fev 2014, 23:59, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Eudes também tem o random, o comando random gera numero quebrados e não inteiros.
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Eudes - Hyo escreveu:Fala ai, blz?
Para números aleatórios (randomicos) o GM tem funções como 'irandom(x)'
e 'irandom_range(x1,x2)'
Agora, vc precisa definir uma coisa: Vc quer que os Objetos apareçam com intervalos de Tempo aleatórios. Ou quer que apareçam em Locais aleatórios.
Caso seja em Local aleatório, o código seria assim:Isso cria uma instancia do Objeto na posição X (de 0 até largura da Room) e na posição y (de 0 até altura da Room).
- Código:
instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto))
Vc pode usar esse código em um Evento Alarm[] e chama-lo a cada Intervalo de Tempo, para só criar o Objeto no tempo que vc quiser.
Vc também pode tentar usar a Busca, se vc pesquisar por algo como "aparecer aleatoriamente", vai encontrar resultados com a mesma dúvida.
e se eu quiser que aparçam em locais diferentes em tempos diferentes? tipo com o tempo ele possa aparecer mais rapidamente?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Sim Pedro, eu só citei esses pra tentar não complicar tanto.PedroSilva escreveu:Eudes também tem o random, o comando random gera numero quebrados e não inteiros.
@manobrother
Pro Tempo aleatório dá pra fazer com Evento Step ou com Alarm[].
Vou usar o Alarm, que vai executar o código após um certo tempo. Dá uma olhada nos Tutorias pra entender melhor.
No Objeto que vai criar os objetos, no Evento Create vc usa o code:
- Código:
self.tempo = random_range(210, 600);// esses 2 nºs fazem o intervalo de tempo. Vc que escolhe
alarm[0] = self.tempo;// aqui vc chama o Alarm com o tempo
No Evento Alarm[0], vc cria os objetos e chama o próprio Alarm novamente:
- Código:
instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto));
self.tempo = random_range(210, 600);
alarm[0] = self.tempo;
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
Olá kra, bem quando tive problemas em fazer objetos aleatórios surgirem, e passaram este código:
espero ter lhe ajudado um pouco, sou novo nisso ainda!
Boa sorte!!!
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)then//se o usuario apertar a tecla espaço entao, essa seria a ação
instance_create(gerarx,gerary,choose(obj_magia1,obj_magia2,obj_magia3,obj_magia4))//gera a posição x e y do objeto
espero ter lhe ajudado um pouco, sou novo nisso ainda!
Boa sorte!!!
felipe_reis_magno- Data de inscrição : 14/01/2014
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Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente
felipe_reis_magno escreveu:Olá kra, bem quando tive problemas em fazer objetos aleatórios surgirem, e passaram este código:tipo, ele serve no meu game para quando eu clicar no botão SPACE aparecer meu obj_magia, bem se vc quer que surja um inimigo e tal, vc pode o ALARME, dai vc temporiza e faz o obj_inimigo ou obj_bomba, seja qual for, surja.
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)then//se o usuario apertar a tecla espaço entao, essa seria a ação
instance_create(gerarx,gerary,choose(obj_magia1,obj_magia2,obj_magia3,obj_magia4))//gera a posição x e y do objeto
espero ter lhe ajudado um pouco, sou novo nisso ainda!
Boa sorte!!!
opa vlw mas eu ja tinha resolvido xD
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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