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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente

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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente Empty [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente

Mensagem por manobrother Qua 19 Fev 2014, 22:08

Eu queria saber como criar objetos aparecerem aleatoriamente no jogo, por exemplo, no caso de um jogo em que voce tenha que desviar de objetos ai eu queria que esses objetos apareçam aleatoriamente para ter um desafio maior. Alguém entendeu?


Última edição por Livsk em Seg 24 Fev 2014, 22:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Livsk: Tag Resolvido e Topico Trancado)
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Mensagem por Eudes - Hyo Qua 19 Fev 2014, 23:54

Fala ai, blz?
Para números aleatórios (randomicos) o GM tem funções como 'irandom(x)'
e 'irandom_range(x1,x2)'

Agora, vc precisa definir uma coisa: Vc quer que os Objetos apareçam com intervalos de Tempo aleatórios. Ou quer que apareçam em Locais aleatórios.

Caso seja em Local aleatório, o código seria assim:
Código:

instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto))
Isso cria uma instancia do Objeto na posição X (de 0 até largura da Room) e na posição y (de 0 até altura da Room).
Vc pode usar esse código em um Evento Alarm[] e chama-lo a cada Intervalo de Tempo, para só criar o Objeto no tempo que vc quiser.

Vc também pode tentar usar a Busca, se vc pesquisar por algo como "aparecer aleatoriamente", vai encontrar resultados com a mesma dúvida.


Última edição por Eudes - Hyo em Qua 19 Fev 2014, 23:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroSilva Qua 19 Fev 2014, 23:57

Eudes também tem o random, o comando random gera numero quebrados e não inteiros.

flw
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Mensagem por manobrother Qui 20 Fev 2014, 12:26

Eudes - Hyo escreveu:Fala ai, blz?
Para números aleatórios (randomicos) o GM tem funções como 'irandom(x)'
e 'irandom_range(x1,x2)'

Agora, vc precisa definir uma coisa: Vc quer que os Objetos apareçam com intervalos de Tempo aleatórios. Ou quer que apareçam em Locais aleatórios.

Caso seja em Local aleatório, o código seria assim:
Código:

instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto))
Isso cria uma instancia do Objeto na posição X (de 0 até largura da Room) e na posição y (de 0 até altura da Room).
Vc pode usar esse código em um Evento Alarm[] e chama-lo a cada Intervalo de Tempo, para só criar o Objeto no tempo que vc quiser.

Vc também pode tentar usar a Busca, se vc pesquisar por algo como "aparecer aleatoriamente", vai encontrar resultados com a mesma dúvida.






e se eu quiser que aparçam em locais diferentes em tempos diferentes? tipo com o tempo ele possa aparecer mais rapidamente?
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Mensagem por Eudes - Hyo Qui 20 Fev 2014, 13:41

PedroSilva escreveu:Eudes também tem o random, o comando random gera numero quebrados e não inteiros.flw
Sim Pedro, eu só citei esses pra tentar não complicar tanto.

@manobrother
Pro Tempo aleatório dá pra fazer com Evento Step ou com Alarm[].
Vou usar o Alarm, que vai executar o código após um certo tempo. Dá uma olhada nos Tutorias pra entender melhor.

No Objeto que vai criar os objetos, no Evento Create vc usa o code:
Código:
self.tempo = random_range(210, 600);// esses 2 nºs fazem o intervalo de tempo. Vc que escolhe
alarm[0] = self.tempo;// aqui vc chama o Alarm com o tempo

No Evento Alarm[0], vc cria os objetos e chama o próprio Alarm novamente:
Código:
instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height, Objeto));
self.tempo = random_range(210, 600);
alarm[0] = self.tempo;
Dá pra fazer com Menos linhas (direto), mas eu fiz assim pra ficar mais claro.
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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente Empty Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente

Mensagem por felipe_reis_magno Sex 21 Fev 2014, 08:56

Olá kra, bem quando tive problemas em fazer objetos aleatórios surgirem, e passaram este código:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)then//se o usuario apertar a tecla espaço entao, essa seria a ação
instance_create(gerarx,gerary,choose(obj_magia1,obj_magia2,obj_magia3,obj_magia4))//gera a posição x e y do objeto
tipo, ele serve no meu game para quando eu clicar no botão SPACE aparecer meu obj_magia, bem se vc quer que surja um inimigo e tal, vc pode o ALARME, dai vc temporiza e faz o obj_inimigo ou obj_bomba, seja qual for, surja.

espero ter lhe ajudado um pouco, sou novo nisso ainda!
Boa sorte!!!
felipe_reis_magno
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[Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente Empty Re: [Resolvido] Objetos aparecerem aleatoriamente

Mensagem por manobrother Sex 21 Fev 2014, 12:12

felipe_reis_magno escreveu:Olá kra, bem quando tive problemas em fazer objetos aleatórios surgirem, e passaram este código:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)then//se o usuario apertar a tecla espaço entao, essa seria a ação
instance_create(gerarx,gerary,choose(obj_magia1,obj_magia2,obj_magia3,obj_magia4))//gera a posição x e y do objeto
tipo, ele serve no meu game para quando eu clicar no botão SPACE aparecer meu obj_magia, bem se vc quer que surja um inimigo e tal, vc pode o ALARME, dai vc temporiza e faz o obj_inimigo ou obj_bomba, seja qual for, surja.

espero ter lhe ajudado um pouco, sou novo nisso ainda!
Boa sorte!!!



opa vlw mas eu ja tinha resolvido xD
manobrother
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