GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[TUTORIAL] Números Aleatórios

3 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por itarodrigo Sex 07 Nov 2014, 12:28

Título: Números Aleatórios
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Fácil
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: random aleatório irandom range numero

Existem quatro funções que eu conheço para gerar números aleatórios, são:

Código:
random(n); //retorna um número real entre 0 e n
irandom(n); //retorna um número inteiro entre 0 e n
random_range(n1,n2); //retorna um número real entre n1 e n2
irandom_range(n1,n2); //retorna um número inteiro entre n1 e n2

exemplos de uso:

random(5); //retorna um número real entre 0,0 e 5,0
irandom(8); //retorna um número inteiro entre 0 e 8
random_range(2,8) //retorna um número real entre 2,0 e 8,0
irandom_range(3,9) //retorna um número inteiro entre 3 e 9

Onde entra o randomize() nessa história?

Simples:

Sempre que você gera números aleatórios, eles sempre vão sair na mesma sequência, ex:

Vamos supor que o código abaixo:
Código:
irandom(10);
irandom(10);
irandom(10);
gere os números, 3, 5, 2.

O que ocorre é que , mesmo que você feche o jogo e inicie de novo, sempre vai ser gerado 3, 5 e 2, nessa mesma sequência.

Ao usar assim:
Código:
randomize();
irandom(10);
irandom(10);
irandom(10);

Os números gerados sempre serão diferentes, ex:
1, 6, 7
3, 5, 4
9, 10, 0

Espero ter ajudado.

Abraços.
itarodrigo
itarodrigo

Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : [TUTORIAL] Números Aleatórios Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty Re: [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por fredcobain Ter 18 Nov 2014, 23:51

Apesar de simples, o tutorial aborda uma dúvida extremamente comum a todos que começam a usar o GMS. Muito bem elucidada.
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [TUTORIAL] Números Aleatórios Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty Re: [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por Lauro Qua 19 Nov 2014, 14:02

Confesso que conheci esse randomize recentemente e ele fez toda a diferença.
Lauro
Lauro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios : [TUTORIAL] Números Aleatórios Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty Re: [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos