Conectar-se
Quem está conectado
35 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 34 Visitantes

CRP-Max

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 28/08/2010
Número de Mensagens : 599
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

[TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 20:06
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
random(x) retorna um número aleatório real entre 0 e x. O número será sempre menor que x.
Código:

i = random(10); //o resultado seria um número aleatório real entre 0 e 9.99
random_range(x1,x2) retorna um número aleatório real entre x1 (incluindo) e x2 (excluindo).
Código:

i = randon_range(0,5); //o resultado seria um número aleatório real entre 0 e 4.99
irandom(x) retorna um número aleatório inteiro entre 0 e x (incluindo x se ele for um número inteiro).
Código:
irandom(5); //o resultado seria um número aleatório inteiro entre 0 e 5
irandom_range(x1,x2) retorna um número aleatório inteiro entre x1 (incluindo) e x2 (incluindo). ambos x1 e x2 devem ser números inteiros (de outra forma serão arredondados para baixo).
Código:
irandom_range(3,8); //o resultado seria um número aleatório inteiro entre 3 e 8
choose(val1,val2,val3,...) retorna um dos argumentos escolhidos aleatoriamente. a função pode ter até 16 argumentos.
Código:
choose(2,15,3.4,-2); //o resultado seria um número entre 2, 15, 3.4 ou -2
abs(x) retorna o valor absoluto de x.
Código:
i = abs(-12.3); //o resultado seria 12.3 (o abs retira o sinal de negativo)
sign(x) retorna -1 se x for um número negativo, 1 se o número for positivo ou 0 se o número for zero.
Código:
i = sign(-4); //o resultado seria -1
round(x) retorna x arredondado para o número inteiro mais próximo.
Código:
i = round(3.2); //o resultado seria 3
floor(x) retorna x arredondado para o menor número inteiro mais próximo.
Código:
i = floor(1.8); //o resultado seria 1
ceil(x) retorna x arredondado para o maior número inteiro mais próximo.
Código:
i = ceil(1.1); //o resultado seria 2
frac(x) retorna a parte fracional de x, ou seja, a parte após o ponto decimal.
Código:
i = frac(5.123); //o resultado seria 123
sqrt(x) retorna a raiz quadrada de x. x não pode ser um número negativo.
Código:
i = sqrt(9); //o resultado seria 3
sqr(x) retorna x*x.
Código:
i = sqr(3); //o resultado seria 9
power(x,n) retorna x elevado a potencia n. n deve ser um número inteiro.
Código:
i = power(3,3); //o resultado seria 27
sin(x) retorna o seno de x.
cos(x) retorna o cosseno de x.
tan(x) retorna a tangente de x.
arcsin(x) retorna o inverso do seno de x.
arccos(x) retorna o inverso do cosseno de x.
arctan(x) retorna o inverso da tangente de x.
degtorad(x) converte graus em radianos.
radtodeg(x) converte radianos em graus.
min(val1,val2,val3,...) retorna o menor dos valores. essa função pode ter até 16 argumentos. eles devem ser todos númericos ou todos strings.
Código:
i = min(5,8,3,4); //o resultado seria 3
max(val1,val2,val3,...) retorna o maior dos valores. essa função pode ter até 16 argumentos. eles devem ser todos números ou todos strings.
Código:
i = max(5,8,3,4); //o resultado seria 8
mean(val1,val2,val3,...) retorna a média dos valores. essa função pode ter até 16 argumentos. os valores devem ser todos numéricos.
Código:
i = mean(1,3,5,7,9); //o resultado seria 5
median(val1,val2,val3,...) retorna a mediana dos valores, isso é, o valor do meio. (quando o número de arqumentos for par, o menor dos dois valores do meio é retornado). essa função pode ter até 16 argumentos. os valores devem ser numéricos.
point_distance(x1,y1,x2,y2) retorna a distância entre o ponto (x1,y1) e o ponto (x2,y2).
Código:
if (point_distance(x,y,inimigo.x,inimigo.y) < 10) //se a distancia for menor que 10
{
ataca = true; //a variável ataca será true
}
point_direction(x1,y1,x2,y2) retorna a direção do ponto (x1,y1) em relação ao ponto (x2,y2) em graus.
is_real(x) retorna true se a string x for um número.
is_string(x) retorna true se o número x for uma string.
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 20:50
cara, muito bom, tirou minhas duvidas, parabens ai, muito bom mesmo vlw
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B+A
Data de inscrição : 26/11/2010
Número de Mensagens : 474
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 23

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://www.google.com.br

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 20:57
Mto bom msm
o tuto facilita
bem as duvidas
sobre arredondamentos
ta super bem organizado
e completo tbm, eh ateh
engraçado ve uns tão uteis
como o sqr(3) Razz
mas tem otros mto importantes
como o round(x)

ta tão bom q adicionaria a
favoritos se soubesse
adiciona topicos a favoritos

nota 10 parabens
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 21:27
adicionar aos favoritos é simples, clica com o botão direito em cima da aba e vai em adicionar aba aos favoritos

exatamente como se faz com TODAS as outras paginas da net
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B+A
Data de inscrição : 26/11/2010
Número de Mensagens : 474
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 23

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://www.google.com.br

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 21:43
não mas tem aki no
forum a opsão de
adiciona os topicos
favoritos
---edit---
ai é no perfil =D

ahh intendi :]


Última edição por Godsil4 em Dom 23 Jan 2011, 22:46, editado 1 vez(es)
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 22:03
ai é no perfil =D
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Sab 22 Jan 2011, 22:15
Bom tutorial Ítalo! Está muito bem explicado, com essas funções o GM fica bem mais completo! Quando eu tiver aprendido sobre coseno, seno e tangenta já vou ter uns 17 anos Happy Eu uso o point_direction para converter o x+=... em graus, para usar no direction. É muito útil para quem não sabe os graus das direções.

flw
Data de inscrição : 20/12/2010
Número de Mensagens : 109
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Dom 23 Jan 2011, 19:02
Muito bom mesmo... Tem até umas coisitas que ainda não aprendi em matemática (coseno e assim...)

Estava prestes a por umas duvidas sobre random...

Dica: Enquanto fazia buscas sobre random vi um comando chamado randomize() que pelo que percebi fazia com que o GM nunca gerasse numeros iguais... Dá uma pesquisa
avatar
Data de inscrição : 02/10/2009
Número de Mensagens : 2227
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Dom 23 Jan 2011, 19:55
Cara, esses dias tava procurando um desses seus "tutos", E até agora não acho, talvez você poderia juntar em um só tópico, e determinar a sessão junto a spoilers..
avatar
Data de inscrição : 28/08/2010
Número de Mensagens : 599
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Dom 23 Jan 2011, 21:07
·ßieL escreveu:Cara, esses dias tava procurando um desses seus "tutos", E até agora não acho, talvez você poderia juntar em um só tópico, e determinar a sessão junto a spoilers..

como assim? criar um topico só com meus tutos?
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Dom 23 Jan 2011, 21:28
tipo um topico falando

tutorial coorompendo o windows (com um link pra pessoa ir pro tutorial)

tutorial hackeando pc dos usus do forum (com link)

tutorial funções com numeros reais (com link pra esse topico)
avatar
Data de inscrição : 28/08/2010
Número de Mensagens : 599
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [TUTORIAL] Funções com números reais

em Dom 23 Jan 2011, 22:19
entendi, eu tenho os links dos meus tutos em minha assinatura, mas irei criar um topico depois.

abraço.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum