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IA Top Down estilo RPG e Shooter

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Mensagem por peixoto Qua 08 Jan 2014, 14:24

Testei TODAS as IA's que pude encontrar na GMBR, de IA top down(tanto para seguir e atirar no player quanto mover-se aleatóriamente).
Porém nenhuma delas parece funcionar no game maker studio(antigamente funcionavam perfeitamente no GM8).

Alguem pode me ajudar?
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Mensagem por peixoto Qui 09 Jan 2014, 13:10

UP após 24hrs.
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 15:02

Qual parte você está tendo dificuldade? Ou é dificuldade pra ver por onde começar mesmo? É que eu posso escrever bastante por pouca coisa, mas não sou afim de fazer isso sobre vários assuntos que você não precisava, heheh
felipejoys
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Mensagem por peixoto Qui 09 Jan 2014, 15:05

O problema é que parece que o GMS é incompativel com toda e qualquer engine(e tutorial) de IA top down que testei.
E preciso de 2 sistemas basicamente.Um de movimento aleatório top-down e outro de inimigo mirar para player segui-lo e atirar quando estiver a certa distancia(inclusive eu sabia fazer isso no GM 8, e estava fazendo meu projeto nele, mas agora com o GMS os mesmos códigos não funcionam).
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 15:21

Você pode ser ultra específico? Posso bolar algo!

1) Como é o seu movimento? (Livre, grid, scroller e o que mais for relevante)
2) Que tipo de aleatoriedade você quer? Ande um pouco e pare e ande um pouco e pare, fique andando sem parar,
3) O tiro é na direção do player onde ele está na hora ou com previsão de movimento?
4) Se o player se afastar, o inimigo para de seguir?
5) É um tiro só?
6) O tiro said o centro do inimigo ou parte de um ponto afastado? (Como saindo do canhão de um tanque)
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Mensagem por peixoto Qui 09 Jan 2014, 20:34

Movimento aleatório(de vez em quando anda, ou pode ser andando a cada x segundos).
Quando inimigo ve o player, ele gira em gireção ao player, anda na direção dele e atira.
Se o player sair de uma distancia X do inimigo, ele se afasta.
Se entre o inimigo e o player tiver um objeto sólido(ou pré-determinado no script) ele não percebe o player.
Os tiros serão infinitos, um tiro por segundo.
O tiro sai do meio ou um pouco afastado, enfrente ao inimigo, tanto faz.
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Mensagem por PedroX Qui 09 Jan 2014, 21:23

Estão causando erros ou só não se movem de acordo?

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por peixoto Qui 09 Jan 2014, 21:38

Simplesmente nada acontece.
Toda engine que testei(normalmente tinham compatibilidade com GM8) apesar de não dar erro(na maioria das vezes) não tinha nenhum efeito.
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Mensagem por PedroSilva Qui 09 Jan 2014, 22:14

Fiz uma aqui de cabeça ve se te ajuda:

Create
Código:

///Variaveis
lado = choose("direita","esquerda","cima","baixo");//Lado para 4 direções
move = true;//Variavel que permite ele se mover
vel=2;//Velocidade
ando = 0;//Variavel para da uma pausa(paradinha)

image_index=0;
image_speed=0;

//Alarms
alarm[0] = 60;//2 Segundos para trocar o lado de andar

Alarm 0:
Código:

///Troca lado
lado = choose("direita","esquerda","cima","baixo");//Escolhe um lado aleaotoriamente
alarm[0] = 60;//Troca de lado novamente apos 2 segundos

Alarm 1:
Código:

move=true;//Variavel que faz ele se mover ou não

Step:
Código:

///IA
if move = true//Se mover for true
{

if lado = "direita"
{x=x+vel; ando +=1;sprite_index=spr_direita;}//Anda para direita

if lado = "esquerda"
{x=x-vel; ando +=1;sprite_index=spr_esquerda;}//Anda para esquerda

if lado = "cima"
{y=y-vel; ando +=1;sprite_index=spr_cima;}//Anda para cima

if lado = "baixo"
{y=y+vel; ando +=1;sprite_index=spr_baixo;}//Anda para baixo

}

if ando = 300//Se anda for 300
{
ando = 0;//Anda se torna 0
move = false;//Fica parado
alarm[1] = choose(60,65,70,75,80,85,90);//Volta a andar em um certo tempo
}

Deixo o resto com você.

flw
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IA Top Down estilo RPG e Shooter Empty Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter

Mensagem por peixoto Qui 09 Jan 2014, 22:54

Obrigado PedroSilva, o código funcionou.
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