GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

+3
luizbills
chicoweb
AlexBosquin
7 participantes

Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin Qui 12 Dez 2013, 09:28

[Mini Tutorial] Jogo Fluído

Versão do GM: Qualquer uma
Dificuldade: Não tem dificuldade
Link para download da Engine: Leia o Tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: MiniTutorial fps fede

Bom primeiramente pode parecer muito tosco,idiota você esta de brinkation with me. Maaas na verdade não é, antes de ler o que está escrito ai embaixo baixe este arquivo e veja que eu não estou brincando e que realmente é algo simples e que faz toda a diferença na qualidade final do seu jogo:

Existe um game escrito jogue_primeiro e outro jogue_segundo obviamente é pra vc ver a diferença entre os dois

Link Direto:Download

Bom como você viu o primeiro game parece mais lerdo e o segundo bem mais fluído. A mais então Alex você só mudou o image_speed e outras codes que se relacionem a velocidade e gravide e etc...
Na verdade não meu amigo eu simplismente usei uma função simples que o game maker tem e que quase e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez TdWC0tZ

ele se localiza na aba settings da room, por padrão(vermelho) ele está a 30 o que significa 30 steps por segundo ou em outras palavras 30 frames per second (FPS) e eu simplismente mudei para 60 steps por segundo (60 frames por segundo) e o jogo fica fluído.
Puts mas só isso Alex? Sim cara só isso vai mudar toda a qualidade final do seu jogo seja qual for o seu gênero: 3d,plataforma,rpg qualquer um.

OBS: devido a mudar para 60, deve-se então mudar os valores de image_speed e outros devido aos frames serem mais por segundo, então se já estiver fazendo um jogo deve mudar quase todas essas configs.
Exemplo: 30 steps ->image_speed=0.5 / 60 steps ->image_speed=0.2

Espero que ninguém venha me xingar por que é algo que quase ninguém usa e muda totalmente a qualidade final do jogo.
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por chicoweb Qui 12 Dez 2013, 09:53

Num rodou aqui não, isso é pra 64 bits?
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin Qui 12 Dez 2013, 10:55

creio que não eu compilei para windows
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por luizbills Qui 12 Dez 2013, 16:16

Vale lembrar que mudando o FPS para 60 o hardware vai trabalhar mais. Em smarphones (e computadores lentos) o jogo pode acabar travando.
luizbills
luizbills

Data de inscrição : 14/09/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin Qui 12 Dez 2013, 16:38

sim , mas geralmente o pessoal que joga tem pcs com uma boa perfomance, creio que é algo que o pessoal deve ter!
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por Ralphed Qui 12 Dez 2013, 22:39

Eu costumo a fazer isso, mas utilizando algum objeto. (obj_controle por exemplo)
No create dele eu coloco "room_speed=60" e também da certo, e com essa função da pra fazer até um efeito slow motion.  Razz 
Mas isso que você ensinou é ótimo saber pra quem ta começando a mexer com game maker.
Mas o que o luizbills disse é verdade, no pc pode não fazer diferença (depende do quanto que o jogo consome no pc claro) o jogo pode ficar mais pesado.
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin Sex 13 Dez 2013, 07:21

é verdade xD
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por DonutScore Qui 19 Dez 2013, 23:25

Melhora mesmo, não teria como fazer alguma mudança na hora de compilar? Tipo, para computadores deixava em 60 e ao compilar para mobiles deixava em 30.
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por luan.alc Sex 20 Dez 2013, 01:24

O ideal seria fazer uma opção de escolha ...

30 FPS
60 FPS

e em uma opção de menu, o usuário do programa poderia fazer a mudança ..
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por DonutScore Sex 20 Dez 2013, 09:04

Vou ver se consigo fazer esse menu de escolhas em um script. Só não sei por onde começar. Uma duvida sobre resolução você acha que uma resolução 800x480 é bom para fazer um jogo e deixa-lo em tela cheia? É que eu quero exportar para android também.
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por theguitarmester Sex 20 Dez 2013, 10:34

e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:
Acho que a maioria usa ela, pelo menos eu sempre uso, porque com 30, o jogo fica meio lento, e, em certos jogos, atrapalha até na programação.

Mas vale a pena falar, visto que é importante Smile


Uma dica:
para quem quizer deixar que o usuário possa mudar o fps máximo a room(room_speed), e não alterar o fluxo do jogo(cuidado para não criar erros) é só dividir(e multiplicar) os valores de velocidade pelo o da room, exemplos:
se em 30 de fps o personagem tem velocidade 3, em 60 terá 1.5, e em 70 fps terá 1.28... para calcular isso, é só fazer o numero dominante / pelo room_speed, para descobrir esse numero, você pode fazer a velocidade que você quer usar como base em tal room_speed, e multiplicando por ela, esse será o numero base:
Velocidade base = 3
na room_speed de valor = 30
3 * 30 = 90
90 é a constante para resultar na velocidade 3 na room_speed em velocidade 30, e que irá ficar igual em qualquer velocidade, é só colocar no seu código assim:
velocidade = 90/room_speed

E então retornará uma velocidade igual em um mesmo tempo.

E no caso de alarms, ou variaveis que ao invés de diminuir(com a velocidade mais alta) é só fazer o inverso:
alarm = tempobasico*room_speed
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez Empty Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos