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[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
+3
luizbills
chicoweb
AlexBosquin
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
[Mini Tutorial] Jogo Fluído
Versão do GM: Qualquer uma
Dificuldade: Não tem dificuldade
Link para download da Engine: Leia o Tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: MiniTutorial fps fede
Bom primeiramente pode parecer muito tosco,idiota você esta de
Existe um game escrito jogue_primeiro e outro jogue_segundo obviamente é pra vc ver a diferença entre os dois
Link Direto:Download
Bom como você viu o primeiro game parece mais lerdo e o segundo bem mais fluído. A mais então Alex você só mudou o image_speed e outras codes que se relacionem a velocidade e gravide e etc...
Na verdade não meu amigo eu simplismente usei uma função simples que o game maker tem e que quase e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:
ele se localiza na aba settings da room, por padrão(vermelho) ele está a 30 o que significa 30 steps por segundo ou em outras palavras 30 frames per second (FPS) e eu simplismente mudei para 60 steps por segundo (60 frames por segundo) e o jogo fica fluído.
Puts mas só isso Alex? Sim cara só isso vai mudar toda a qualidade final do seu jogo seja qual for o seu gênero: 3d,plataforma,rpg qualquer um.
OBS: devido a mudar para 60, deve-se então mudar os valores de image_speed e outros devido aos frames serem mais por segundo, então se já estiver fazendo um jogo deve mudar quase todas essas configs.
Exemplo: 30 steps ->image_speed=0.5 / 60 steps ->image_speed=0.2
Espero que ninguém venha me xingar por que é algo que quase ninguém usa e muda totalmente a qualidade final do jogo.
Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Num rodou aqui não, isso é pra 64 bits?
chicoweb- Games Ranking :
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Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Vale lembrar que mudando o FPS para 60 o hardware vai trabalhar mais. Em smarphones (e computadores lentos) o jogo pode acabar travando.
luizbills- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
sim , mas geralmente o pessoal que joga tem pcs com uma boa perfomance, creio que é algo que o pessoal deve ter!
Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Eu costumo a fazer isso, mas utilizando algum objeto. (obj_controle por exemplo)
No create dele eu coloco "room_speed=60" e também da certo, e com essa função da pra fazer até um efeito slow motion.
Mas isso que você ensinou é ótimo saber pra quem ta começando a mexer com game maker.
Mas o que o luizbills disse é verdade, no pc pode não fazer diferença (depende do quanto que o jogo consome no pc claro) o jogo pode ficar mais pesado.
No create dele eu coloco "room_speed=60" e também da certo, e com essa função da pra fazer até um efeito slow motion.
Mas isso que você ensinou é ótimo saber pra quem ta começando a mexer com game maker.
Mas o que o luizbills disse é verdade, no pc pode não fazer diferença (depende do quanto que o jogo consome no pc claro) o jogo pode ficar mais pesado.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Melhora mesmo, não teria como fazer alguma mudança na hora de compilar? Tipo, para computadores deixava em 60 e ao compilar para mobiles deixava em 30.
Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
O ideal seria fazer uma opção de escolha ...
30 FPS
60 FPS
e em uma opção de menu, o usuário do programa poderia fazer a mudança ..
30 FPS
60 FPS
e em uma opção de menu, o usuário do programa poderia fazer a mudança ..
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Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Vou ver se consigo fazer esse menu de escolhas em um script. Só não sei por onde começar. Uma duvida sobre resolução você acha que uma resolução 800x480 é bom para fazer um jogo e deixa-lo em tela cheia? É que eu quero exportar para android também.
Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
Acho que a maioria usa ela, pelo menos eu sempre uso, porque com 30, o jogo fica meio lento, e, em certos jogos, atrapalha até na programação.e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:
Mas vale a pena falar, visto que é importante
Uma dica:
para quem quizer deixar que o usuário possa mudar o fps máximo a room(room_speed), e não alterar o fluxo do jogo(cuidado para não criar erros) é só dividir(e multiplicar) os valores de velocidade pelo o da room, exemplos:
se em 30 de fps o personagem tem velocidade 3, em 60 terá 1.5, e em 70 fps terá 1.28... para calcular isso, é só fazer o numero dominante / pelo room_speed, para descobrir esse numero, você pode fazer a velocidade que você quer usar como base em tal room_speed, e multiplicando por ela, esse será o numero base:
Velocidade base = 3
na room_speed de valor = 30
3 * 30 = 90
90 é a constante para resultar na velocidade 3 na room_speed em velocidade 30, e que irá ficar igual em qualquer velocidade, é só colocar no seu código assim:
velocidade = 90/room_speed
E então retornará uma velocidade igual em um mesmo tempo.
E no caso de alarms, ou variaveis que ao invés de diminuir(com a velocidade mais alta) é só fazer o inverso:
alarm = tempobasico*room_speed
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