[Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

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Idéia [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin em Qui 12 Dez 2013, 09:28

[Mini Tutorial] Jogo Fluído

Versão do GM: Qualquer uma
Dificuldade: Não tem dificuldade
Link para download da Engine: Leia o Tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: MiniTutorial fps fede

Bom primeiramente pode parecer muito tosco,idiota você esta de brinkation with me. Maaas na verdade não é, antes de ler o que está escrito ai embaixo baixe este arquivo e veja que eu não estou brincando e que realmente é algo simples e que faz toda a diferença na qualidade final do seu jogo:

Existe um game escrito jogue_primeiro e outro jogue_segundo obviamente é pra vc ver a diferença entre os dois

Link Direto:Download

Bom como você viu o primeiro game parece mais lerdo e o segundo bem mais fluído. A mais então Alex você só mudou o image_speed e outras codes que se relacionem a velocidade e gravide e etc...
Na verdade não meu amigo eu simplismente usei uma função simples que o game maker tem e que quase e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:



ele se localiza na aba settings da room, por padrão(vermelho) ele está a 30 o que significa 30 steps por segundo ou em outras palavras 30 frames per second (FPS) e eu simplismente mudei para 60 steps por segundo (60 frames por segundo) e o jogo fica fluído.
Puts mas só isso Alex? Sim cara só isso vai mudar toda a qualidade final do seu jogo seja qual for o seu gênero: 3d,plataforma,rpg qualquer um.

OBS: devido a mudar para 60, deve-se então mudar os valores de image_speed e outros devido aos frames serem mais por segundo, então se já estiver fazendo um jogo deve mudar quase todas essas configs.
Exemplo: 30 steps ->image_speed=0.5 / 60 steps ->image_speed=0.2

Espero que ninguém venha me xingar por que é algo que quase ninguém usa e muda totalmente a qualidade final do jogo.

AlexBosquin

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por chicoweb em Qui 12 Dez 2013, 09:53

Num rodou aqui não, isso é pra 64 bits?

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin em Qui 12 Dez 2013, 10:55

creio que não eu compilei para windows

AlexBosquin

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por luizbills em Qui 12 Dez 2013, 16:16

Vale lembrar que mudando o FPS para 60 o hardware vai trabalhar mais. Em smarphones (e computadores lentos) o jogo pode acabar travando.

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin em Qui 12 Dez 2013, 16:38

sim , mas geralmente o pessoal que joga tem pcs com uma boa perfomance, creio que é algo que o pessoal deve ter!

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por superrafao em Qui 12 Dez 2013, 22:39

Eu costumo a fazer isso, mas utilizando algum objeto. (obj_controle por exemplo)
No create dele eu coloco "room_speed=60" e também da certo, e com essa função da pra fazer até um efeito slow motion.  Razz 
Mas isso que você ensinou é ótimo saber pra quem ta começando a mexer com game maker.
Mas o que o luizbills disse é verdade, no pc pode não fazer diferença (depende do quanto que o jogo consome no pc claro) o jogo pode ficar mais pesado.

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por AlexBosquin em Sex 13 Dez 2013, 07:21

é verdade xD

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por DonutScore em Qui 19 Dez 2013, 23:25

Melhora mesmo, não teria como fazer alguma mudança na hora de compilar? Tipo, para computadores deixava em 60 e ao compilar para mobiles deixava em 30.

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por luan.alc em Sex 20 Dez 2013, 01:24

O ideal seria fazer uma opção de escolha ...

30 FPS
60 FPS

e em uma opção de menu, o usuário do programa poderia fazer a mudança ..

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por DonutScore em Sex 20 Dez 2013, 09:04

Vou ver se consigo fazer esse menu de escolhas em um script. Só não sei por onde começar. Uma duvida sobre resolução você acha que uma resolução 800x480 é bom para fazer um jogo e deixa-lo em tela cheia? É que eu quero exportar para android também.

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Idéia Re: [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez

Mensagem por theguitarmester em Sex 20 Dez 2013, 10:34

e afirmo com certeza quase ninguém usa ela. Seu nome é room_speed:
Acho que a maioria usa ela, pelo menos eu sempre uso, porque com 30, o jogo fica meio lento, e, em certos jogos, atrapalha até na programação.

Mas vale a pena falar, visto que é importante Smile


Uma dica:
para quem quizer deixar que o usuário possa mudar o fps máximo a room(room_speed), e não alterar o fluxo do jogo(cuidado para não criar erros) é só dividir(e multiplicar) os valores de velocidade pelo o da room, exemplos:
se em 30 de fps o personagem tem velocidade 3, em 60 terá 1.5, e em 70 fps terá 1.28... para calcular isso, é só fazer o numero dominante / pelo room_speed, para descobrir esse numero, você pode fazer a velocidade que você quer usar como base em tal room_speed, e multiplicando por ela, esse será o numero base:
Velocidade base = 3
na room_speed de valor = 30
3 * 30 = 90
90 é a constante para resultar na velocidade 3 na room_speed em velocidade 30, e que irá ficar igual em qualquer velocidade, é só colocar no seu código assim:
velocidade = 90/room_speed

E então retornará uma velocidade igual em um mesmo tempo.

E no caso de alarms, ou variaveis que ao invés de diminuir(com a velocidade mais alta) é só fazer o inverso:
alarm = tempobasico*room_speed

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