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CRP-Max, KinKing

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[Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 12:45 am
.Depois de alguns testes venho trazer um modo bem prático de criar aqueles mapas que ficam no canto da tela.

.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.

.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:

//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
Código:
x=view_xview[0]+xstart;
y=view_yview[0]+ystart;

//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y)

//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.

codigo no draw do obj_mapa:

Código:
hproporcao=sprite_width/room_width;
vproporcao=sprite_height/room_height;

.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:

codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:

Código:
mapa=true
, então damos um comando para todos os objetos, primeiro checa se existe a variável mapa, se existir checa se o valor dela é true, se for true ele desenha o personagem no mapa, para ele sumir do mapa basta mudar o valor da variavel mapa para false.

codigo no draw do obj_mapa:

Código:
with(all)
{
if(variable_local_exists('mapa'))
{
if(mapa=true)
{
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
}
}
}

.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.

até mais.


Última edição por Thyago em Qui Fev 02, 2012 11:46 am, editado 5 vez(es)
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 8:13 am
Ótimo tutorial, vou até usar. Smile

Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 11:29 am
,Tem razao,e ai voce testou?
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 11:37 am
Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto pela parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.


Última edição por Battalion em Qui Jan 19, 2012 12:15 pm, editado 1 vez(es)
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 12:11 pm
@Battalion escreveu:Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto péla parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.

.Veja se consegue agora.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Jan 19, 2012 12:27 pm
Muito legal! Funcionou como eu queria!
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Fev 02, 2012 7:58 am
.Queria pedir que algué visse meu tutorial,para aprova-lo ou não,ja faz um tempinho que eu o fiz.

.Até mais;
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Fev 02, 2012 11:22 am
tem cmo mostra tile tambm ?
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Fev 02, 2012 11:40 am
.Nesse modelo,não,para o que você quer,tem que fazer duas views,a segunda,para ser o minni mapa ok.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Seg Maio 28, 2012 2:32 pm
nao sei o que fis de errado
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:

Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa


eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Seg Maio 28, 2012 4:21 pm
o mapa não se chama obj_mapa, altere o nome...
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Ter Maio 29, 2012 7:34 pm
Otimo tutorial manow!

Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.

VLW por postar!
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Ter Maio 29, 2012 7:39 pm
Esse tutorial ficou bom mesmo.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa

em Qui Maio 31, 2012 3:03 pm
certo alterei o nome q provocava o erro como mandarão e agora veio um diferente e sobre o codico mapa=true
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
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