[Teste] IA de futebol

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[Teste] IA de futebol

Mensagem por Gonçalves em Ter 03 Dez 2013, 05:08

Hoje perdi um tempo tentando criar uma IA de futebol. Até agora consegui fazer isso:


Tem o placar, tempo, mostra quem fez os gols e quando em cada time, as finalizações e um sisteminha de narração (era pra debug mas acabei deixando) embaixo. Dura 90 segundos a partida. Até agora o placar mais elástico que saiu foi um 5x0, mas costuma ser disputado, apesar de variar bastante partida a partida. '-'

Os carinhas vão pra cima da bola, se for um cara do seu time com a bola ele acompanha o cara que corre até sentir que deve passar a bola. Quando é o outro time que tá com a bola, se for o mais próximo ele tentar desarmar o cara, se não ele escolhe um outro mano pra marcar (ele fica fechando o cara e as vezes o cara vai parar fora do campo -_-).

Download (exe): https://db.tt/CwdgWOz4

Caso queira a gmz pra dar uma olhada ou até mesmo me ajudar nessa bagaça, basta me avisar! sorrindo2

Gonçalves

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por chicoweb em Ter 03 Dez 2013, 10:52

Rapaz isso ai tá muito legal, a IA tá ficando show.
Não tenho noção de como fazer isso, uma vez eu tentei fazer uma IA de corrida fiquei 3 dias e não consegui kkkkk

Mas to incentivando pra vc continuar, vai ser um baita game.

chicoweb

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Marcelo_mares em Ter 03 Dez 2013, 17:11

Essa IA não ficou tão boa porque os jogadores não tem posição certa, por ex: os zagueiros atacam, os meio campos ficam na zaga, e os atacantes tentam roubar a bola '-'

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Gonçalves em Ter 03 Dez 2013, 20:49

Fiz aqui um coisa para os caras não ficarem tão em cima da bola, mas realmente fazer ele ficar num local de acordo com sua posição (levando em consideração onde a bola está no momento) está sendo bastante complicado. ;s

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Gabreel em Ter 03 Dez 2013, 23:13

Primeiramente, ficou muito bom!

Agora, aí você tem só atacantes. Não tente modificar seu código para cada posição, crie um novo código baseado nesse para as outras posições!

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Willy em Qua 04 Dez 2013, 00:24

Gonçalves escreveu:Fiz aqui um coisa para os caras não ficarem tão em cima da bola, mas realmente fazer ele ficar num local de acordo com sua posição (levando em consideração onde a bola está no momento) está sendo bastante complicado. ;s
Nos PES 2013 de PS3 (se não me engano), quando você mexe os jogadores de lugar, aparece a área que cada jogador "tem direito". Faça o mesmo para sua IA, definindo um "tipo" (zagueiro, artilheiro, sei lá, não entende de fut...), e, para cada tipo, uma área. Se o jogador não estiver com a bola e não estiver marcando ninguém, faça-o o voltar para dentro de sua área em algum ponto. Eu faria assim... E imagino que isso vai dar um grande trabalho...

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Da Galáxia em Sex 20 Dez 2013, 12:37

Cara, parabéns, ficou show de bola (perdoe o trocadilho). É algo dificil de se programar, mesmo em gm.

Continue aprofundando neste trabalho, creio que valha apena, mesmo que para aumentar seus conhecimentos.

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por PedroSilva em Sex 20 Dez 2013, 12:45

Ta muito boa, encontrei um bug que quando a bola vai nos canto ela fica batendo na parede, e batendo na outra parede a ninguem consegue pegar a bola e fica na quilo infinitamente, como foi dito pelo Marcelo_mares nenhum jogador fica na posição o qual ele pertence.

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por theguitarmester em Sex 20 Dez 2013, 14:52

criar um jogo de futebol:
Eu não criei nenhum jogo de futebol ainda porque acho que dará muito trabalho e o resultado final não será bom, visto que não sabia fazer 3D(agora tava aprendendo a modelar).
Outro motivo era que seria ruim de criar uma física boa para a conduzir a bola, passar...

A IA ficou bem simples, mas gostei até da física, ficou boa, e, tem coisas interessantes na IA também, como os passes, e outros.


Fale-me mais sobre as lógicas de sua IA...

Spoiler:
Isso me deu vontade de criar um futebol, diferente dos que se tem hoje, um futebol com os gráficos +ou-(mais pra menos) e uma dinâmica bem legal, com vários dribles e tals, e em 3D(futebol 2d é ruim de programar e não tem um resultado final bom).
Caso se interessante, contate-me por MP.

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 20 Dez 2013, 15:05

Eu sempre gosto dos seus projetos Gonçalves, principalmente por você não parecer se importar com notas no fórum e sim realmente criar um game, seja bom ou seja ruim, esse jogo ta ficando bem legal, IA de jogadores são difíceis de fazer mesmo, tem vezes que fico evitando de imaginar o trabalho de fazer um PES(winning eleven), concordo com o que o Gabreel disse, o jogo parece só ter atacantes e goleiros, seria interessante ver uma IA para a zaga e poderia ter uma opção no futuro para escolher um grau de intensidade que em algumas ocasiões ela desrespeitasse a sua posição oficial e tornasse a fazer o papel de atacante numa marge de tempo, coisas tipicas das partidas de futebol de verdade.

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Re: [Teste] IA de futebol

Mensagem por Gonçalves em Sex 20 Dez 2013, 15:54

No futsal não é tanto assim (isso de posição), é era esse meu foco a princípio, fiz até umas melhorias na IA para que os jogadores não fiquem tão em cima da bola (os que não pretendem pegá-la) mas estou tentando bolar um sistema para que o jogador "pense" e não fique tão robótico (no caso atual está "sou o mais próximo da bola: pegar", "sem ninguém na frente, e tô perto do gol: chutar" e eu não gosto muito porquê eles fiquem meio robozões).

Eu refaço a IA do zero sempre que vejo que tomou um caminho ruim por isso uma hora devo conseguir um resultado satisfatório, estou no momento tentando pegar sua posição inicial e fazer uma relação entre ela e o meio da quadra, e com isso conseguir apontar onde ele deve estar em relação à bola, quando seu time está com a bola, e quando não.

Valeu! sorrindo2

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Re: [Teste] IA de futebol

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