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Loógica de Futebol

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Loógica de Futebol  Empty Loógica de Futebol

Mensagem por rangelmaker Ter 07 maio 2013, 12:07

Olá pessoa,bom eu estou em meio de uma duvida, estou me pergutando, como funciona mais ou menos uma logica de um jogo de futebol? bom eu fiz uns testes aqui, no paint, fiz dois cubos e fiz tipo uma logica, vejam se ficaria maneiro..Não fiz nada profissional em....

Vermelho:Player (Quadrado Amarelo envolta do Player seria um Near, na verdade seria tipo um sensor, ele iria procurar por esse sensor o player mais perto possivel).
Preto: Computador_IA(Quadrado azul claro a mesma coisa do sensor do player).
Preto:Computador_IA(Quadrado azul claro a mesma coisa do sensor do player).
Bom então minha duvida seria a seguinte, quando esse computador(preto) estivesse dentro do sensor do Player Quadrado Amarelo, se o computador estivesse com a bola ele fazeria alguma coisa EX:
1° Ele tocaria para o player do time dele, o que estivesse mais perto..
2°Ele cruzaria a bola para um player mais longe, sem ter nada dentro de seu sensor
3° Ele fazeria algum drible, o drible também seria algo do tipo Randow(ou seja, seria qualquer drible listado)
4° Ele chutaria a bola para qualquer lado.
Tudo isso seria um Randow, ele iria fazer alguma dessas 4 coisas automaticamente, selecionada por ele mesmo.
Caso o player que estivesse com a bola, e quando ele atingisse o sensor do Computador, então o computador fazeria algo EX:
1° Daria um carrinho
2°Iria atraz do jogador, puxando ele até tocar na bola e tirar ela.
Bom, queria saber se um jogo de futebol com essa lógica ficaria bom, ou ficaria ruim, e peço a vocês que poçam me dar dicas de como melhorar isso, vlw;;
https://2img.net/r/ihimizer/img339/5438/fisicaa.png
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Mensagem por fredcobain Sex 10 maio 2013, 13:41

Alguns conselhos:

1 - Tente entender a máquina de estados finitos, pois são muitas decisões possíveis (é uma IA complexa). Se vc não usar essa metodologia, seu código vai ficar bem bagunçado.
Aqui no GMBR tem um tutorial sobre isso (do usuário SAIM).

2 - Vc vai precisar usar a função instance_nearest() para identificar o jogador mais próximo pra tocar a bola.

3 - Se eu fosse fazer, eu pensaria em um objeto (como se fosse um imã da bola), onde a bola sempre seguiria esse objeto. Quando vc toca a bola, é como se o objeto imã fosse parar no x e y do próximo jogador. Assim a bola iria suavemente para os pés do jogador a receber a bola.

4 - Tente começar com o simples. Poucas opções... senão vc nunca irá terminar algo. Pense apenas em tocar e chutar pro gol (sem cruzamento, nem carrinho).

Espero ter ajudado.

Abraço
Fred
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