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Top Down movimento em grid, priorizar tecla

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Top Down movimento em grid, priorizar tecla Empty Top Down movimento em grid, priorizar tecla

Mensagem por VerdiMare Sáb 19 Out 2013, 12:32

Olá, estou desenvolvendo um jogo Top Down em que o player ande dentro de uma grid 32x32. Eu consegui fazer a movimentação, só que eu queria implementar algo mais na jogabilidade. Seria o seguinte:

Se o cara apertar duas teclas de direção, executasse o movimento correspondente à última pressionada; e caso esta última fosse solta, o movimento seria correspondente ao da outra tecla que também estava pressionado.

Eu vi que tem as funções keyboard_key e keyboard_lastkey, só que não consegui usar de modo que me ajudasse.

O código (sem as tentativas de implementações):
Código:
tc0=keyboard_check(vk_right);
tc90=keyboard_check(vk_up);
tc180=keyboard_check(vk_left);
tc270=keyboard_check(vk_down);
jg_pos=place_snapped(32,32);

if (jg_pos) {
    if tc0 {
        speed=4; direction=0;}
    if tc90 {
        speed=4; direction=90;}
    if tc180 {
        speed=4; direction=180;}
    if tc270 {
        speed=4; direction=270;}
    if !keyboard_check(tc0) and !keyboard_check(tc90) and !keyboard_check(tc180) and !keyboard_check(tc270) {
        speed=0;}}
[/spoiler]

Obrigado pela atenção Smile


Última edição por VerdiMare em Dom 20 Out 2013, 18:05, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 19 Out 2013, 15:01

Use else if:
[code]
if tc0 {
//mover 0
}else if tc90{
// mover 90
}else if tc180{
mover 180
}else if tc270{
//mover 270
}else{
//parar
}
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Mensagem por PedroX Sáb 19 Out 2013, 17:02

Você pode colocar:

Código:
k = keyboard_lastkey; //pega a ultima tecla
if (k == vk_left or k==vk_up or k==vk_right or k==vk_down) //se for direcional
k = keyboard_lastkey; // k = ultima tecla
else
k=1; // k = 1 (pq nenhuma direcional foi pressionada por último)

//se k for 1 ou a própria tecla, não anula, caso contrário, anula
tc0=keyboard_check(vk_right) * (k==1 or k==vk_right);
tc90=keyboard_check(vk_up) *  (k==1 or k==vk_up);
tc180=keyboard_check(vk_left) *  (k==1 or k==left);
tc270=keyboard_check(vk_down) *  (k==1 or k==vk_down);

// Continue seu código
Aliás, você pode otimizar a segunda parte do código, que fica assim:
Código:
if (place_snapped(32,32)) {
    hspeed = (tc0 - tc180)*4;
    vspeed = (tc270 - tc90)*4;
}

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Mensagem por VerdiMare Dom 20 Out 2013, 18:20

@Rodrigo
Seu código não ajudou. Assim como os outros métodos que tentei, o movimento da segunda tecla só funciona com determinadas direcionais. Mas obrigado mesmo assim sorrindo2

@PedroX
Tava tentando entender seu código, mas não consegui entender bem. Pode me explicar de novo? Eu coloquei ele aqui e ele fez exatamente o que eu queria, menos a última parte:
Eu escreveu:e caso esta última fosse solta, o movimento seria correspondente ao da outra tecla que também estava pressionado.
De todo jeito, eu consegui resolver aqui hoje quando tava sem net '-'
Ficou gigante o código kk
Spoiler:

Quando eu jogava pokémon, eu às vezes tava indo pra uma direção aí dobrava pra outra mantendo o primeiro botão pressionado; e quando eu apertava o botão da direção contrária, o char não se movia... (Só pra exemplificar o tipo de jogabilidade de que falo)

Valeu õ/
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Mensagem por PedroX Dom 20 Out 2013, 20:01

Muito boa a sua solução. Trabalhando um pouco mais com operadores lógicos, pode ficar melhor/menor ainda:

Código:
tc_des=keyboard_check(vk_right);
tc_cim=keyboard_check(vk_up)*2;
tc_esq=keyboard_check(vk_left)*4;
tc_bai=keyboard_check(vk_down)*8;

tc_soma=((tc_des)+(tc_esq))+((tc_cim)+(tc_bai));

if (place_snapped(32,32)) {

direita = (tc_soma==1 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_right));
esquerda = (tc_soma==4 or ((tc_soma==6 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey=vk_left));
cima = (tc_soma==2 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_up));
baixo = (tc_soma==8 or ((tc_soma==9 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey==vk_down));
hspeed = (direita-esquerda)*4;
vspeed = (baixo-cima)*4;
}
Para ficar mais editável e legível, deixei de um jeito que ainda é possível adaptar algumas coisas.

Se você quiser algo menor ainda (e menos legível), ainda tem a opção:
Código:
tc_soma=((keyboard_check(vk_right))+(keyboard_check(vk_left)*4))+((keyboard_check(vk_up)*2)+(keyboard_check(vk_down)*8));

if (place_snapped(32,32)) {

hspeed = ( (tc_soma==1 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_right)) - (tc_soma==4 or ((tc_soma==6 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey=vk_left)))*4;
vspeed = ( (tc_soma==8 or ((tc_soma==9 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey==vk_down)) - (tc_soma==2 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_up)))*4;
}

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Top Down movimento em grid, priorizar tecla Empty Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla

Mensagem por VerdiMare Seg 21 Out 2013, 17:32

kkk Sabia que tava grande!
Nossa, cara funcionou bem direitinho. Nunca pensei em usar assim essa relação de retornar 0 ou 1, na verdade descobri sobre isso recentemente.
Valeu mesmo Happy 

Resolvido.
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