Rampa/escada jogos isométricos

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Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Dom 06 Out 2013, 23:39

Olá galere, alguém sabe uma maneira que eu possa fazer rampas e/ou escadas para jogos isométricos (conseguindo fazer um, o outro fica dedutivo)? Creio eu que seria a mesma coisa que para o 3D, mas ainda assim não faço ideia de como se faça..

O problema é que preciso subir uma escada com 3 degraus (a última faz chegar no topo da estrutura) com 4 pixels cada uma (z=4) e o topo da estrutura tem z = 12. Nesse mesmo game eu tenho um sistema de meio-fios onde o player sobe automaticamente, mas não consegui implementar esse sistema a mais de 1 degrau.. D:

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Marcelo_mares em Dom 06 Out 2013, 23:50

eu acho que uma boa coisa seria vc fazer um sistema semelhante ao de residente evil amigão, exemplo: Se o player chegar perto da escada e vc apertar alguma tecla, ele sobe ela inteira. Suspect  Agora se vc quiser controlar ele de degrau em degrau é outra história.... Pode fazer isto: faça essa animação dele subindo a escada, e no evento creat escreva: subindo=false e faça pra se chegar perto dela: subindo=true
No step poe: if subindo=true and not keyboardk_check(tecla dele subir escada){image_speed=0 and sprite_index=animação subindo escada}
na linha debaixo poe:
if subindo=true and keyboard_check(tecla dele subir escada){image_speed=1}
ai poe para se ele não estiver colidindo com a escada: subindo=false.

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Dom 06 Out 2013, 23:58

Na verdade tem que ser automático, sem apertar um botão ou algo assim, pretendo lidar com floors diferentes, e isso tende a ser meio complicado se eu fizer algo automatizado assim pois haveriam escadas de tamanhos diferentes.. Seria trabalho desnecessário! shausha

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concluindo.

Mensagem por Marcelo_mares em Seg 07 Out 2013, 00:10

·ßieL escreveu:Na verdade tem que ser automático, sem apertar um botão ou algo assim, pretendo lidar com floors diferentes, e isso tende a ser meio complicado se eu fizer algo automatizado assim pois haveriam escadas de tamanhos diferentes.. Seria trabalho desnecessário! shausha
Okay... Então vc vai fazer um sistema residente evil mesmo né? Que se vc não sabe como faz é assim: na colisão com a escada: image_index=animação_subindo_escada x+=quantia y+=quantia
obs: x ou y, tanto faz mas é so um exemplo pq não sei pra qual direção o player via andar.

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Qua 09 Out 2013, 14:04

Alguém pode dar alguma ideia?

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Mensagem por Marcelo_mares em Qua 09 Out 2013, 14:14

·ßieL escreveu:Alguém pode dar alguma ideia?

A respeito da escada ou de qualquer coisa a respeito do seu jogo? Se for a respeito do jogo fica meio difícil porque ainda não ví vídeos nem versão beta dele Twisted Evil 

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Qua 09 Out 2013, 14:24

A respeito da escada mesmo.. A ideia do jogo já tenho quase que completa hsuahsa

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 09 Out 2013, 14:52

a escada é o seguinte meu jovem: quando o cara subir a escada, a depht dele tem que diminuir para ele sobrepor todos os objetos, ou seja: if subindo=true{depth=-5}

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Qua 09 Out 2013, 14:54

A questão não é o depth, e sim a subida. Razz

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Mensagem por Marcelo_mares em Qua 09 Out 2013, 15:06

·ßieL escreveu:A questão não é o depth, e sim a subida. Razz
Me explica o q vc quer fazer, em detalhes ta? Por acaso vc quer q a câmera se mova quando ele subir?

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Qua 09 Out 2013, 23:33

Eu quero que ele suba apenas. Tenho que subir 12 px e para isso tenho uma escada que deve subir 4px por vez. '-'

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Isaque Onix em Qui 10 Out 2013, 06:01

Vc só tem que alterar o z para o player subir, e desenha-lo no valor de z tbem, ex:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+z)

pra subir, vc teria que checar se a distancia do objeto (escada/rampa) for igual a 0, se sim, z-=quantia que dê mais certo com a inclinação da rampa

o resto é que nem 3D mesmo Very Happy

https://www.dropbox.com/s/fvtqhnnxacgsnzs/Isometrico%20Z%20%28altura%29%20By%20Isaque.gmk

(Não tem rampa nem escadas na engine)
[edit] Esqueci de avisar, por exemplo, se a escada for pra direita, e apertar pra esquerda, ele desce, intão é bom fazer uma checagem disso tbem...
ex:

Código:
if(instance_exists(escada)){if(distance_to_object(escada)=0){up=instance_nearest(x,y,escada)}else{up=-1}}
if(up!=-1){
if(up.sprite_index=escada_pra_direita){
//aqui faz com que ele suba ou desça dependendo da tecla ex: (se a tecla for vk_right, ele sobe)
}
}
foi o jeito menos longo que encontrei..

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Qui 10 Out 2013, 12:01

Já faço uso dessa gambiarra de eixo z no Game Maker.. HSUAHS
Não tem nenhum sprite especial para a subida ou descida da escada, acho que isso deixa as coisas um pouco mais simples.. Vou tentar aplicar esse código e um que o Marcelo_mares me auxiliou.. Logo posto resultados!

Ah, não sei se a engine é sua, mas aí vai um aprimoramento pra ela: http://sharesend.com/ih0f3lx3

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Isaque Onix em Sex 11 Out 2013, 00:24

a engine é minha sim, fiz pra esse topico mesmo, mais não aprimorei de mais os codigos, mais sua adaptação tem um erro, ele não desce até a sombra...
e o up.sprite_index do codigo que eu disponibilizei, não é o sprite do Player, e sim da escada que estiver em baixo do player! flwz

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Gabreel em Sab 12 Out 2013, 02:07

Isaque Onix escreveu:a engine é minha sim, fiz pra esse topico mesmo, mais não aprimorei de mais os codigos, mais sua adaptação tem um erro, ele não desce até a sombra...
e o up.sprite_index do codigo que eu disponibilizei, não é o sprite do Player, e sim da escada que estiver em baixo do player! flwz
O erro da sombra é facilmente ajustável.. é só trocar o +z por -z na posição y dela Happy

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por Isaque Onix em Sab 12 Out 2013, 07:21

Já deletei geek fiz só pra ver se te ajudava mesmo

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

Mensagem por saim em Qui 21 Nov 2013, 10:10

Eu nunca mexi com isométrico, mas o que me parece mais lógico seria realmente ter uma variável pra guardar a altura que o objeto está. Se o jogo for linear, como double dragon isso pode até ser dispensado, sendo apenas uma questão de sprite adequado.
Mas suponho que não seja o caso e que uma parede que é vista no nível 1 não deva atravancar o movimento no nível 0. A única forma que vejo de fazer isso é armazenar mesmo o nível numa variável. Daí, numa colisão com as paredes, você checa o nível das paredes antes de reagir à colisão.

Pra subir/descer, a escada precisa de direção. Um objeto invisível na entrada e outro na saída, pra colidir com a personagem e mudar o nível em que ela está resolveria isso, mas a escada teria que ser grande o suficiente pra evitar que a personagem possa colidir com os dois ao mesmo tempo.

Fora isso, uma sprite adequada ao movimentar pela escada e pronto.

Mais uma vez, nunca mexi com isométrico, são só idéias que me vêem à cabeça quando eu penso no problema. Pode haver solução mais elegante.

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Re: Rampa/escada jogos isométricos

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