(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

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(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

Mensagem por antchita em Sex 06 Set 2013, 14:19

obj_antchita caminha na path, so q so faz isso a medida q gira o dado. Qual codigo uso pra ele andar x(passo, segundos, etc) e dpois para... Qd voltar a caminha ele continuam em vez d repetir a path. Ex: dado=1 anda 5 segundos ou 20 passos, dado=2 anda 10, ou 40 passo, etc. Nota: ele nao tem repetir a path e os valores do dado é q lhe ajudarao a chegar no final da meta. Agradeço muito.

antchita

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Re: (ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 06 Set 2013, 21:10


Primeiro de tudo, a gente tem que saber "quantas vezes é possível andar pelo path". Pra chegar nesse número, nós vamos dividir o comprimento dele pelo número de vezes que dá pra andar. O tamanho máximo é sempre 1 (um). É porque o GM põe de 0 a 1 como referência. 0 é o início e 1 é o final.

Se pudermos andar 50 casas, então, cada casa terá um tamanho de...

Código:
tamanho_da_casa = 1/50;
Pra você posicionar o objeto obj_antchita na "casa" certa, você tem duas opções: via código ou via action (aqueles ícones do drag ‘n drop). Via código, você faz isso:

Código:
path_position = em_qual_casa * tamanho_da_casa;
Via ícones, você vai na aba "Move", na janelinha de propriedades e usa o ícone "Path Position":



Pra saber se ele já chegou ao final do path, é só verificar essa variável "path_position" e conferir se o tamanho é 1. Ou você pode usar o evento "End of Path", que fica na categoria "other"...



Qual codigo uso pra ele andar x(passo, segundos, etc) e dpois para... Qd voltar a caminha ele continuam em vez d repetir a path. Ex: dado=1 anda 5 segundos ou 20 passos, dado=2 anda 10, ou 40 passo, etc
Pra sortear:

Código:
dado = irandom_range(1, 6);
Pra andar:

Código:
path_position += dado * tamanho_da_casa;

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