GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

2 participantes

Ir para baixo

(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Empty (ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

Mensagem por antchita Sex 06 Set 2013, 14:19

obj_antchita caminha na path, so q so faz isso a medida q gira o dado. Qual codigo uso pra ele andar x(passo, segundos, etc) e dpois para... Qd voltar a caminha ele continuam em vez d repetir a path. Ex: dado=1 anda 5 segundos ou 20 passos, dado=2 anda 10, ou 40 passo, etc. Nota: ele nao tem repetir a path e os valores do dado é q lhe ajudarao a chegar no final da meta. Agradeço muito.
antchita
antchita

Games Ranking : Nota A

Data de inscrição : 07/12/2012
Reputação : 9
Número de Mensagens : 81
Prêmios : (ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Empty Re: (ajuda) obj_antchita caminha na path x passo

Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 06 Set 2013, 21:10


Primeiro de tudo, a gente tem que saber "quantas vezes é possível andar pelo path". Pra chegar nesse número, nós vamos dividir o comprimento dele pelo número de vezes que dá pra andar. O tamanho máximo é sempre 1 (um). É porque o GM põe de 0 a 1 como referência. 0 é o início e 1 é o final.

Se pudermos andar 50 casas, então, cada casa terá um tamanho de...

Código:
tamanho_da_casa = 1/50;
Pra você posicionar o objeto obj_antchita na "casa" certa, você tem duas opções: via código ou via action (aqueles ícones do drag ‘n drop). Via código, você faz isso:

Código:
path_position = em_qual_casa * tamanho_da_casa;
Via ícones, você vai na aba "Move", na janelinha de propriedades e usa o ícone "Path Position":

(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Qualca10

Pra saber se ele já chegou ao final do path, é só verificar essa variável "path_position" e conferir se o tamanho é 1. Ou você pode usar o evento "End of Path", que fica na categoria "other"...

(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Endofp11

Qual codigo uso pra ele andar x(passo, segundos, etc) e dpois para... Qd voltar a caminha ele continuam em vez d repetir a path. Ex: dado=1 anda 5 segundos ou 20 passos, dado=2 anda 10, ou 40 passo, etc
Pra sortear:

Código:
dado = irandom_range(1, 6);
Pra andar:

Código:
path_position += dado * tamanho_da_casa;
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : (ajuda) obj_antchita caminha na path x passo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos