image speed 2

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image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 03:44

tem como fazer a imagem dar uma parada e depois voltar a velocidade normal sem ser com image speed? parece q o codigo nao consegue fazer isso por causa de numeros quebrados eu quero q a imagem da uma parada no meio dos frames depois continua na veloxidade normal por fim o objeto se destroi

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Re: image speed 2

Mensagem por fredcobain em Qui 22 Ago 2013, 09:55

Não precisa trabalhar com números quebrados.

Algumas funções matemáticas podem te ajudar:

Ex:

val = floor( 3.9 );
Nesse caso a variável "val" vai receber o valor inteiro mais baixo, no caso 3.

val = round(3.6);
Nesse caso a variável "val" vai receber o valor inteiro mais próximo, no caso 4.

val = ceil(3.1);
Nesse caso a variável "val" vai receber o valor inteiro mais alto, no caso 4.

Espero que isso te ajude.

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Re: image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 13:17

eu tentei usar floor nos codigos nao deu certo

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Re: image speed 2

Mensagem por fredcobain em Qui 22 Ago 2013, 13:20

Posta o código aí pra gente ver.

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Re: image speed 2

Mensagem por ruben.23 em Qui 22 Ago 2013, 13:50

glaysonmestre escreveu:tem como fazer a imagem dar uma parada e depois voltar a velocidade normal sem ser com image speed? parece q o codigo nao consegue fazer isso por causa de numeros quebrados eu quero q a imagem da uma parada no meio dos frames depois continua na veloxidade normal por fim o objeto se destroi
Você conhece algum jogo em que o personagem faça isso? pra ajudar a entender melhor.

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Re: image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 14:56

codigos q ja usei  :
Código:
if floor(image_index)=20 image_speed=0.30   if floor(image_index)=22 image_speed=0.9
Código:
if image_index>=22 image_speed=0.9
else { if image_index>=20 and  image_speed=0.30   if }
Código:
if image_index=19{image_speed=0.1}
if image_index=20{image_speed=1}
no exato frame q a palavra chega a fight queria q dese uma pausa e depois continuaçe tentei varios codigos queria uma outra maneira q nao fosse image speed (((tentei almenta os frames))) no meio da animaçao mas isso daria errado em outras situaçoes do jogo vou ter q manipular essa imagem de outra maneira ia pesar o jogo


Última edição por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 15:50, editado 1 vez(es)

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Re: image speed 2

Mensagem por cidmarcos em Qui 22 Ago 2013, 15:09

ei man .-. quer uma dica? Vai no sprite Fight, e procura a parte em que os dois tao mais juntos, dai seleciona e copia(ctrl + C) depois em cima dele dá uns 8 Ctrl + V, entao vai ficar 1sprite longe, 1 vindo, 1 vindo, 1 vindo, 9juntas, 1 indo, 1 indo...

entendeu?

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Re: image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 15:48

como citei acima isso vai pesar meu jogo eu tenho q alinhar com o som desse sprite seria ideal em code

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Re: image speed 2

Mensagem por theguitarmester em Qui 22 Ago 2013, 16:32

ei man .-. quer uma dica? Vai no sprite Fight, e procura a parte em que os dois tao mais juntos, dai seleciona e copia(ctrl + C) depois em cima dele dá uns 8 Ctrl + V, entao vai ficar 1sprite longe, 1 vindo, 1 vindo, 1 vindo, 9juntas, 1 indo, 1 indo...
isso é um maneira iniciante e desnecessária de ser feita, serve apenas para acelerar o processo de um jogo ou para aprendizagem do início(salvo excessoes), mas acho que como ele venho perguntar, devemos lhe mostrar métodos melhores e mais eficientes primeiro.


Porque não funcionou o floor? qual erro ocorreu?


Depois de testes...
Funcionou corretamente, percebi que o erro é seu, e talvez não percebeste que acontece uma parada, por ela ser pequena.
1° erro:
O valor da imagem/frame que é o FIGHT centralizado não é o 20, e sim o 15.

2°:
Você colocou um valor para animação muito alto, e então você não conseguiu perceber a 'parada', troque o 0.3 por algo menor que 0.1;
O code que usei foi com o floor, mas o 2° da sua lista tambem funcionaria.

deixe seu code de:
Código:
    if floor(image_index)=20 image_speed=0.30  if floor(image_index)=22 image_speed=0.9
para:
Código:
    if floor(image_index)=15 image_speed=0.05
if floor(image_index)=16 image_speed=0.9

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Re: image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 17:59

floor e outros codigos  nao mudou nada a imagem ficou dando loop funcionou com vc mas vc deve ter feito isso com um codigo  sem outros codigos  meu jogo ta cheio de codigo pode ta dando algum conflito aqui eu coloquei mais frames como vc falou mas vi q mais pra frente vai ser necessario esses codigos ai funcionarem vou precisar manipular as veloxidades dos frames dos personagens aqui ... dei um exemplo so do valor da imagem

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Re: image speed 2

Mensagem por theguitarmester em Qui 22 Ago 2013, 18:16

Mas nós não podemos adivinhar que codes tem no seu jogo, não somos mágicos(pelo menos eu não).

Caso possa, poste a engine, deve ter algo errado nela.

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Re: image speed 2

Mensagem por glaysonmestre em Qui 22 Ago 2013, 18:31

meu objeto controleA
no roomstart
Código:
instance_create(x-0,y-0,objround1);
no objeto round1

animated end  

Código:
if objround1 image_index=37

instance_create(x-0,y-0,objfight)
isto esta recentemente antes havia aqueles codigos q eu falei q dava erro

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Re: image speed 2

Mensagem por CRP-Max em Qui 22 Ago 2013, 19:46

veja se isto resolve:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/36876824/paradinha.gm81
caso queira chamar outra animação depois que acabar esta, coloque no Animation End antes do instance_destroy().

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Re: image speed 2

Mensagem por KinKing em Qui 22 Ago 2013, 21:10

Evento STEP, sendo que deve mudar 10 para o numero do frame que você quer parar, e 2 o tempo em segundos que deve ficar parado:
Código:
if (image_index = 10) {
    image_speed = 0
    alarm[0] = room_speed * 2
}
else
    image_speed = 0.5
Evento ALARM[0]:
Código:
image_speed = 0.5
Eu não cheguei a testar, mas dá pra pegar a idéia daqui. Se você não conseguir ainda, diga, que eu tento melhorar.

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Re: image speed 2

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