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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
[DUVIDA] GML ???
5 participantes
Página 1 de 1
[DUVIDA] GML ???
Ola pessoal tudo bem?..
bom eu queria tirar uma não varias duvidas!, bom eu só sei que pouco sei, e é isso que é gostoso no Game Maker. Bom sem mais delongas eu sempre vejo sinas em codes que não entendo seu uso, bom ai vai uma listinha;
" && " (bom eu sei que tem o mesmas propriedades do "and", mas qual a diferença?),
e quando se usa " && ! " ?
pra que servem os tais " arguments " que muitos aqui utilizam ?
bom eu vejo muitas pessoas que usam " ; " pra que isso ? ( enfeite ? ou tem alguma função ?)
qual a diferença de " = " para " == " ?
em que caso posso usar a função " friction " e pra que ele serve?
o uso do termo " ! " depois do " if " simboliza que?
eu vi um code com esse simbolo " || " que isso?
bom se você souber pelo menos uma dessas funções da uma ajudinha !
bom eu queria tirar uma não varias duvidas!, bom eu só sei que pouco sei, e é isso que é gostoso no Game Maker. Bom sem mais delongas eu sempre vejo sinas em codes que não entendo seu uso, bom ai vai uma listinha;
" && " (bom eu sei que tem o mesmas propriedades do "and", mas qual a diferença?),
e quando se usa " && ! " ?
pra que servem os tais " arguments " que muitos aqui utilizam ?
bom eu vejo muitas pessoas que usam " ; " pra que isso ? ( enfeite ? ou tem alguma função ?)
qual a diferença de " = " para " == " ?
em que caso posso usar a função " friction " e pra que ele serve?
o uso do termo " ! " depois do " if " simboliza que?
eu vi um code com esse simbolo " || " que isso?
bom se você souber pelo menos uma dessas funções da uma ajudinha !
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: [DUVIDA] GML ???
! significa não. Ou seja quando usado negativa a expressão. Olhe isso:" && " (bom eu sei que tem o mesmas propriedades do "and", mas qual a diferença?),
e quando se usa " && ! " ?
! = not (Não)
&& = and (E)
|| = or (Ou)
Exemplo 1:
- Código:
//Se vida não é igual a 3
if not vida == 3 {}
- Código:
//Se vida não é igual a 3
if !vida == 3 {}
- Código:
//Se a é 0 e b é 4
if a == 0 && b == 3 {}
- Código:
//Se a é 0 e b é 4
if a == 0 and b == 3 {}
- Código:
//Se a é 2 ou b é 1
if a == 2 || b == 1 {}
- Código:
//Se a é 2 ou b é 1
if a == 2 or b == 1 {}
; não é obrigatório em GML. Ele delimita o fim de uma linha. Quando migramos para outras linguagens, como JavaScript, C++ ou C# temos que usar ponto e virgula após os comandos. Isso vira um costume (forçado, senão nada funciona).
Pode ver que nos exemplo da documentação do Game Maker também se usa isso.
FLWS!
Re: [DUVIDA] GML ???
O && é mesma coisa que and,e tem a mesma função.
E !&& é a mesma coisa que not,acredito
arguments servem para os scripts,é tipo uma comunicação de variavel...
O ; é so para determinar o fim de um codigo ex:
Friction é uma desaceleração automatica de um objeto.
O ! é a mesma coisa que not,no caso:
Espero te ajudado
E !&& é a mesma coisa que not,acredito
arguments servem para os scripts,é tipo uma comunicação de variavel...
O ; é so para determinar o fim de um codigo ex:
- Código:
if xp>0
xp-=1;
st=0;
Friction é uma desaceleração automatica de um objeto.
O ! é a mesma coisa que not,no caso:
- Código:
if not(xd=0)
mesma coisa que:
if xd!=0
Espero te ajudado
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Re: [DUVIDA] GML ???
então posso usar = ao em vez de == pois só é uma mesclagem de outra linguá?
bem agora sei que símbolos são apenas abreviações de funções (maior parte né)
bem agora sei que símbolos são apenas abreviações de funções (maior parte né)
Última edição por Mr.Rafael em Qua 21 Ago 2013, 20:34, editado 2 vez(es)
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: [DUVIDA] GML ???
Veja um tutorial meu: https://gmbr.forumeiros.com/t9266-usando-condicoes-e-operadores
Ele responde algumas das suas perguntas.
friction é o mesmo que atrito. Ou seja, se você define hspeed como 4 e friction como 1, então o objeto vai perder 1 de velocidade a cada step, parando no final.
Já arguments são usados em scripts (blocos de código que evitam repetições). Em outras linguagens chamam-se parametros.
Supondo que você usasse:
Ele responde algumas das suas perguntas.
friction é o mesmo que atrito. Ou seja, se você define hspeed como 4 e friction como 1, então o objeto vai perder 1 de velocidade a cada step, parando no final.
Já arguments são usados em scripts (blocos de código que evitam repetições). Em outras linguagens chamam-se parametros.
Supondo que você usasse:
- Código:
a=1;
b=2;
c = soma(a, b);
- Código:
return (argument0 + argument1);
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [DUVIDA] GML ???
O PedroX disse tudo,mas so para ficar bem claro mesmo,teste no game maker
Coloque um objeto bola,coloque no creat para ele se movimentar para qualquer direção com ums 3 de velocidade,e tambem ponha ums 0.3 de friction.
Quando voce testar notara que ela desacelera!
O script tambem,teste para vc entender,faça assim,cria um script com qualquer nome,depois ponha nele assim
Teste algumas coisas ai com o game maker que vc aprende! =D
Coloque um objeto bola,coloque no creat para ele se movimentar para qualquer direção com ums 3 de velocidade,e tambem ponha ums 0.3 de friction.
Quando voce testar notara que ela desacelera!
O script tambem,teste para vc entender,faça assim,cria um script com qualquer nome,depois ponha nele assim
- Código:
total=argument0+argument1
return total
- Código:
show_message(nome do script(um numero,outro numero))
Teste algumas coisas ai com o game maker que vc aprende! =D
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Re: [DUVIDA] GML ???
então o argument0 é o a =1 e argument1 respectivamente b = 2 ?
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Re: [DUVIDA] GML ???
Exacto !
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Re: [DUVIDA] GML ???
mais uma pergunta sobre fricção ! a velocodade vai diminuindo ate o valor de fricção ou ele desacelera até 0?
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: [DUVIDA] GML ???
#feyon2.1
Até zero, mesmo que a velocidade esteja negativa ou positiva.
Até zero, mesmo que a velocidade esteja negativa ou positiva.
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