Aula 5 - Blender 3D 2.5 - Agarrando Objetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 5 - Blender 3D 2.5 - Agarrando Objetos

Mensagem por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 11:16

Agarrando (movendo) objetos
Você deve estar se perguntando que negócio é esse de agarrar o objeto, não é mesmo ? Pois bem, a maioria dos programas de computação gráfica tridimensional utilizam o comando Move, que em português significa mover. No caso so Blender, é usado o comando Grab, que em português significa agarrar.
Como explanado anteriormente, ao selecionar o objeto ele fica margeado por uma linha alaranjada, mas não apenas isso. No centro do objeto aparece um desenho com três eixos, um de cada cor. Se lembrarmos o capítulo anterior, veremos que esses eixos coloridos compõe o padrão :
eixo X vermelho
eixo Y verde
eixo Z azul
A chave de movimentação está justamente nos eixos. Vamos aprender a forma mais simples de deslocar um objeto no espaço.
1) Antes de tudo, para mover um objeto você precisar selecioná - lo, para selecioná - lo você precisa arrastar a seta do mouse até que ela fique mais ou menos ao centro dele.
2) Uma vez que esteja ao centro clique no botão direito do mouse, ao fazer isso a linha alaranjada aparece em volta do objeto e os eixos ao centro.
3) Essa parte é meio xarope, mas necessária. Escolha o eixo ao qual você pretende deslocar o objeto, nesse caso o eixo Y, em seguida mova a seta do mouse sobre ele. É importante que a seta fique posicionada com mais ênfase no eixo que você deseja, evite aproxima - la do centro das coordenadas, para evitar a seleção de um eixo indesejado.
4) Uma vez que a seta esteja posicionada, clique no botão esquerdo do mouse e NÃO solte ! Isso mesmo, NÃO solte ! Caso contrário você não deslocará nada.
5) Agora que você travou o deslocamento no eixo Y, só vai conseguir movimentar nas direções que o eixo aponta. Direções, por que você pode deslocar tanto para o lado que a seta do eixo aponta, como para o lado oposto dela. Desloque até a posição pretendida e uma vez que chegar lá, apenas solte o botão esquerdo do mouse que o objeto se conservará nessa posição.
A mesma situação vale para os outros eixos. Siga os passos descritos anteriormente e altere os eixos para testar o comando de deslocamento.
Veja na imagem acima que existem quadros ampliados da posição da seta do mouse em cada situação. A posição delas está bem clara em relação ao eixo que será deslocado.
E se eu quiser deslocar livremente, em todos os eixos, sem escolher um especificamente. É possível?
Sim, é possível !
A única coisa que precisará fazer é chegar com a seta do mouse ao centro dos eixos e repetir o processo descrito anteriormente, ou seja 1) Selecione o objeto. 2) Clique sem soltar. 3) Arraste até onde desejar, só então solte.
Para facilitar ainda mais a compreensão da ferramenta de deslocamento, e já preparando o terreno para as próximas explicações, vamos lançar mão de uma pequena analogia.
Com certeza você deve conhecer uma iguaria do sul do Brasil chamada churrasco. Pois bem, o churrasco é um prato que para ser preparado, da forma clássica, necessita de espeto.
Nada melhor para ilustrar o sistema de movimentação por eixo do que o espeto.
Aqui nós temos 3,espeto X, espeto Y e espeto Z.
Como esse material não trata de culinária, vamos substituir a carne, por algo mais coerente com nossos propósitos. A primitiva cube.
Uma vez que você espetou o seu cube, poderá deslocá - lo seguindo o eixo rumo a ponta do espeto, tanto indo para ponta, quanto voltando (OK!), mas como o cube é feito de um material sólido, esse não poderá ser deslocado perpendicularmente (Não Pode!) nem para cima e para baixo.
O mesmo com os outros ângulos eixos, mas você só vai entender bem esse conceito quando ver ele funcionando no Blender.
Existe uma forma de mover os objetos lançando mão de uma tecla de atalho. Em alguns casos, ou para aqueles que trabalham com o programa a mais tempo, essa é a forma ideal de ativar o Grab. Isso por que dependendo da forma que você trabalha com a movimentação de objetos, os eixos que aparecem nele acabam por atrapalhar. Por isso, antes de aprendermos a forma de trabalho com tecla de atalho, vamos desativar o eixo de movimentação (3D manipulatorwidget).
Para desativar o 3D Manipulator Widget, basta clicar no ícone dos eixos que aparece na parte inferior da 3D Window.
Ao desabilitar o 3D Manipulator Widget os eixos do objeto sumirão e onde haviam vários ícones restará apenas um. Agora podemos mover o objeto com a tecla de atalho.
Os passos 1, 2 e já foram abordados nos exemplos anteriores. Vamos seguir a partir do próximo.
4) Aqui mora a grande diferença em relação ao método do 3D Manipulador. Ao invés de clicar na seta correspondente ao eixo a ser deslocado você pressiona o G, de Grab, ou seja, você agarra o objeto.
5) Se você mover o mouse, verá que o objeto acompanhará a seta onde quer que ela vá, afinal, você o agarrou ! Note que a linha que envolve o cubo muda de cor, passando de alaranjada para branca. Isso significa que o comando está ativo.
6) Agora é a hora de selecionar o eixo ao qual ele se deslocará. Nesse caso o eixo Y foi o escolhido.
7) Ao pressionar a tecla relativa ao eixo Y uma linha verde-claro. corta o objeto. Ela funciona como um espeto, que trava a movimentação do objeto ao eixo escolhido.
8 ) Nesse momento, se você mover o mouse ele vai respeita apenas o eixo escolhido, não saindo da rota. Para ter mais controle sobre o deslocamento, procure mover o mouse em uma direção parecida com o eixo.
9) Quando chegar no ponto desejado, basta clicar no botão esquerdo do mouse e o objeto ficará lá.
Obs.: Para cancelar o comando G basta pressionar o Esc. Se você moveu em um ponto indesejado, use o comando undo, que pode ser acionado com Ctrl + Z.
Acima temos um roteiro simplificado dos passos utilizados para mover um objeto.
Ao selecionarmos eixos diferentes para a movimentação, as cores dos eixos se alteram, ainda que num tom mais claro, seguindo o padrão exposto anteriormente :
eixo X vermelho
eixo Y verde
eixo Z azul
Mas se eu quiser mover a uma distância definida, como 5 por exemplo, é possível?
Sim, é possível ! Vamos ver como fazer isso.
Você segue o mesmo processo descrito anteriormente, seleciona o objeto, ativa o Grab com o G, pressiona a tecla relacionada ao eixo, nesse caso o informa quanto deseja que o objeto se desloque, nesse caso e por fim pressiona o Enter para travar o objeto na posição.
E se eu quiser um valor negativo?
É possível também, fácilmente.
O processo é o mesmo do anterior, muda apenas o fato de você presionar a tecla - (menos) antes ou depois do valor que você quer que seja negativo.

yrcbry

Número de Mensagens : 40
Data de inscrição : 25/06/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://yrcgames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum