Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

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Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

Mensagem por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 08:01

Segundo BRITO, Blender é um software de modelagem e animações 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contando que disponibilize as melhorias na comunidade.
Para facilitar as coisas vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos algum tipo de arquivo externos, mudamos as dimensões,rotação e assim por diante.

O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentro outras inúmeras possibilidades.

Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem se executadas no Blender.

Obs: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site


Modelagem

Fuciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.

Animação
Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.

Simulação de Pelos de Cabelos
A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o HairDynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.
Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.
A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.

Simulação de Tecidos
Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins.
Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.
Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.
Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.
O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.


Simulação de Fluídos
Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.

Outros Simuladores e Modificadores
O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.
Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.

Motor de Jogos ( Game Engine )
O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.
Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.
Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.
Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.


Última edição por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 12:28, editado 2 vez(es)

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Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

Mensagem por Isaque Onix em Dom 07 Jul 2013, 08:13

muito bom, vão ter aulas de como usar?

Ps: 

yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )

não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?


flwz

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Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

Mensagem por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 10:06


 muito bom, vão ter aulas de como usar?

Ps: 

yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )


não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?


flwz
As aulas práticas vão ser depois,essas auals são apenas apra os iniciantes no Blender.

Arrumei o nome pra motor de jogos xD

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Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

Mensagem por Isaque Onix em Dom 07 Jul 2013, 10:33

OkOk aguardando Happy

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Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

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