Outro método de importar resource sem ser o nativo

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Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por irlansn em Qui 13 Jun 2013, 21:56

Olá pessoal, estou criando um jogo, BEM grande, eu sei, e para amenizar isso, estou usando um sistema de importar os Resources antes de abrir a fase, e descarta-los depois...
Já estou com esse sistema faz um tempo e não estava dando nenhum erro, mas ai aconteceu o bug mais esquisito de todo o tempo que trabalho com GM:
O jogo carrega até um ponto e depois para (esse ponto vareia conforme eu abro o jogo mais de uma vez, as vezes até pega, e mesmo pegando demora MUITO mais que o tempo de demora dos outros computadores). E o mais estranho é que isso só ocorre com 2 computadores dos 6 que testei. E apesar do jogo está BEM pesado, estou usando recursos como a DLL CleanMem que resolveram bem o problema, a prova disso, é que o jogo rodou em um computador bem velho que tenho aqui em casa, o erro ocorreu somente no melhor dos computadores testados e no 4 melhor(o que prova que o problema não está no peso dos arquivo). Então queria saber se existe outro método de importar os Resources, usando dll ou qualquer outra coisa, se conseguirmos achar o problema e corrigi-lo, melhor ainda *-*
Coloquei o jogo em meu Dropbox para você poderem ver (se tiverem paciência de baixar os 130 mb, rsrs)
Baixar arquivos Uniüm

Explicando o GMK:
O código de importar arquivos está no obj_background que já coloquei como primeiro objeto para facilitar a busca.
Dentro do obj_background, no Room Start, ele aciona o Alarm[0] e é no Alarm[0] que ocorre o código de importação, que de forma resumida é isso:

Código:
if var_carregar=0{//se a var_carregar estiver em 0
    cleanmem();//esvazia a memoria RAM pela CleanMem.dll
    plataforma=sprite_add_sprite("img/F1/plataforma.gmspr")//importa a sprite da plataforma, e salva na variável correspondente.
}

if var_carregar=1{//se a var_carregar estiver em 0
    cleanmem();//esvazia a memoria RAM pela CleanMem.dll
    plataforma2=sprite_add_sprite("img/F1/plataforma2.gmspr")//importa a sprite da plataforma2, e salva na variável correspondente.
}

/* Isso ocorre até importar todos, e com também uso FOR, para exportar várias no mesmo step*/

if var_carregar=100 //se a var_carregar estiver em 100, último número.
{
    cleanmem();//esvazia a memoria RAM pela CleanMem.dll
    room_goto(proxima_room)//vai para a "proxima_room", que já é a do game em se, saindo da de loading
    troca_room=false//desativa a variável troca_room
}

Basicamente é isso pessoal...
PS: o jogo está em Full HD, e ainda não coloquei para redimensionar em outras resoluções, ainda sim ele funciona, só tem uma perca na qualidade dos gráficos.

Agradeço desde já Smile flw

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por fredcobain em Sex 14 Jun 2013, 15:34

Cara, baixa a última versão disponível do GM e recompila o jogo... muitos bugs desse tipo são resolvidos com a última versão do compiler e do runner.

Outra, já deu uma olhada em todas essas tecnicas ?

Optimizing your game

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por irlansn em Sex 14 Jun 2013, 16:24

fredcobain escreveu:Cara, baixa a última versão disponível do GM e recompila o jogo... muitos bugs desse tipo são resolvidos com a última versão do compiler e do runner.

Outra, já deu uma olhada em todas essas tecnicas ?

Optimizing your game

legal esse link, vou dar uma olhada melhor ;)

E só tem um probleminha, rsrs', ainda n tenho o dinheiro para comprar o GMS :(vou comprar com os lucros desse que estou fazendo (é que ele está sendo feito em parceria com um canal grande do youtube, em outras palavras vei ter uma boa divulgação, então fazendo ele bem feito... Pelo menos está ficando, se der uma olhada nos gráficos *-*, rsrs') e não quero crakear....

flw

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por PedroX em Sex 14 Jun 2013, 16:29

Veja esse tutorial:

http://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos

Ele inclui quase todas as técnicas citadas no link "Optimizing your game".

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por irlansn em Sex 14 Jun 2013, 19:17

Mas pessoal, como já falei, o problema não está no peso do jogo, tanto é que ele rodou em um pentium, 2 GB de RAM, sem nem ter uma placa de vídeo considerável, e não rodou em um i7 terceira geração com 2 GB de placa de vídeo dedicada e 8 GB de memória RAM... bravocomputador
Além disso, o jogo não "trava". O windows nem fala que ele "não está respondendo". Ele simplesmente carrega BEM lento, e chega uma hora que para Sad


flw

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por fredcobain em Sex 14 Jun 2013, 19:19

É... vai ter que atualizar o GM.... pode ser bug no compiler ou runner.

Ou tenta compilar numa versão mais antiga (tipo a 7, ou Cool.... deve resolver

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

Mensagem por irlansn em Sex 14 Jun 2013, 19:31

fredcobain escreveu:É... vai ter que atualizar o GM.... pode ser bug no compiler ou runner.

Ou tenta compilar numa versão mais antiga (tipo a 7, ou Cool.... deve resolver

hum.... é... eu tenho outro projeto em andamento, acho que o jeito é terminar ele, e torcer para dar dinheiro suficiente para comprar o GMS :S

E tem códigos que uso no jogo que só funcionarão do 8 para sima...

Meu amigo fez um vídeo de quando para:
http://www.youtube.com/watch?v=lojEg-eA2aw&feature=youtu.be (a música nem para de tocar, a prova que o jogo n travou de vez)

ele fica do jeito que está (até o último movimento da barra de loading) e fica o resto da vida Sad

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Re: Outro método de importar resource sem ser o nativo

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