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(Dúvida)Verificar se números estão ordenados

em Seg 27 Maio 2013, 17:28
Estou criando um jogo educativo, baseado em uma rede de ordenação, na qual o jogador terá números desordenados e sua meta é passar a rede de ordenação verificando sempre qual o numero menor e o numero maior ate chegar ao final. No entanto ainda não descobri como fazer para quando o jogador levar todos os números até o fim, verificar se os números estão realmente ordenados, pois só depois disso o jogador poderá avançar para o próximo nível! Alguém tem ideia de como fazer essa lógica de verificação de ordenação dos números. Lembrando que sempre os números terão que ficar ordenados do maior para o menor. Agradeço se alguém poder me ajudar! Rolling Eyes
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados

em Seg 27 Maio 2013, 18:50
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Dezenas de maneiras, mas o principal é que você precisa fazer um loop, indo do primeiro pro último na ordem em que está, toda vez que quiser verificar. Eu colocaria tudo numa array, mas isso é opcional.
Código:
var i, falha;
falha := false;
for(i := 1; i < total_de_numeros; i += 1){ // note que não comecei do zero
if (esse_numero > numero_anterior){
// se o numero é maior que o anterior, tem uma falha na sequencia
falha := true;
}
}
if (falha == false){
// parabéns
}
Aí, numa array, você poderia substituir "esse_numero" por "numero[i]" e "numero_anterior" por "numero[i-1]".

Se você disser qual mecânica está usando pro jogador poder ordenar os números, facilita. Clicar e arrastar, simplesmente digitar, sei lá. Tem dezenas de soluções principalmente porque tem dezenas de mecânicas possíveis.
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados

em Seg 27 Maio 2013, 19:19
A mecânica que estou utilizando é Clicar e arrastar.
Obrigada pela atenção, esse código vai me ajudar bastante!
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados

em Ter 28 Maio 2013, 08:07
Pra essa mecânica, eu recomendo usar mais dois objetos: um controlador (que não tem sprite e fica invisível) e uma caixa de colisão, que tem uma sprite simples e serve pra guardar UM dos números. O controlador serve pra criar tudo, via código (você só coloca ele, na room). A caixa de colisão serve pro computador saber qual número está aonde (ela só aceita um número).

No create event do controlador, você escolhe quais números vão estar na room e, pra cada um, cria uma caixa de colisão.
Código:
numero[0] := 5;
numero[1] := 13;
numero[2] := 8;

total_de_numeros := 3;

var i; for (i := 0; i < total_de_numeros; i += 1){
caixa[i] := instance_create(20 + 50 * i, 20, obj_caixa_colisao);
with(instace_create(20 + 50 *i, 80, obj_numero){
valor := other . numero[i];
}
}
Esse código define alguns números, cria os campos de colisão em ordem e cria os números com os valores. Eles estão alinhados, mas defasados no eixo y. O truque é que eu explico pro controlador quem é qual caixa de colisão (caixa[i] := ...). Elas foram criadas em ordem crescente e estão nessa ordem, na tela. Isso vai ser útil pra verificar a ordem que o jogador estabeleceu.

Aí você estabelece uma lógica pra colidir os números e as caixas de colisão. Esse evento (a colisão) é um bom momento pra verificar se todas as caixas de colisão já têm um número dentro delas e, se tiverem, se estão em ordem. É uma boa colocar uma variável em cada caixa que verifica o valor do número colidido nela (o número, ao colidir, atualiza o valor da variável).

Verificou, todas as caixas têm um número colidindo, toca pra checar a ordem. Como no código que eu mostrei no post anterior, você coloca num script e manda o controlador rodar:
Código:
var i; for(i = i; i < total_de_numeros; i += 1){
if (caixa[i] . valor_colidido > caixa[i - 1] . valor colidido){
// não está decrescente
}
}
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