[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

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[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Qua 15 Maio 2013, 17:05

Título: Colocando ataque tipo tiro
Descrição: fazer um tiro por exemplo 0> = <) tiro
Nivel:Super Iniciante kk
ops.. é de plataforma 2d
Vamos lá.

Crie um obj_bala_esq e obj_bala_dir

No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
Código:
hspeed-=10//velocidade horizontal
isso fara que ele se mova sozinho para o lado esquerdo!!!.

Tradução do code:

Código:
horizontal velocidade -=10

No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
Código:
hspeed+=10//velocidade horizontal

isso fara que ele se mova sozinho para o lado direito!!!.

Tradução do code:

Código:
horizontal velocidade +=10

E adicione o seguinte codigo no STEP do objPlayer(seu persongem)
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}

isso fará a bala se mover dependendo em que posição ele estiver!. exemplo:

ele esta na esquerda aperta space e sai a bala para o lado e esquerdo ele ta para direita e sai para direita.

é isso té mais ..


Última edição por rickelme.dias em Seg 10 Jun 2013, 12:53, editado 2 vez(es)

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Gonçalves em Qua 15 Maio 2013, 17:34

E aí, Rickelme.

Cara, procure ser mais explicativo nos seus tutoriais. Você põe ali "Bota esse código, aquele ali, esse aqui, aquele lá" e não explica como funcionam as estruturas, códigos, etc., seria mais fácil colocar como engine então.

Tome como exemplo esse tutorial: http://gmbr.forumeiros.com/t18009-repeticoes-for-while-do-until-repeat#135872

Onde o autor se preocupa em deixar tudo bem detalhado. Em alguns casos usam até imagens para ilustrar melhor, ou explicam linha por linha.

Mas claro, não deixo de elogiar a iniciativa de postar conteúdo útil.

Até mais! sorrindo2

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Kael1725 em Dom 09 Jun 2013, 12:36

Tá tão bem explicado em, fui colocar o código e deu erro porque nem tinha sprite e objeto do tiro, de tão bem explicado que tá..

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Dom 09 Jun 2013, 22:46

qual o erro?poste aqui irei ajuda-lo...

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por theguitarmester em Seg 10 Jun 2013, 00:13

Tutoriais de 2 linhas...

É boa a iniciativa de fazer um tutorial, mas primeiro, você deve sabe como fazer um, para tentar explicar o máximo possível, e para tirar qualquer duvida que vier(pelo menos muitas).

tente ver o que os membros estão precisando, ou em que as pessoas tem dificuldades, para fazer tutorias sobre essas respectivas dúvidas.

um tutorial, não é só fazer um code e entregar à quem o ler, como o Gonçalves disse, isso se enquadra melhor em Engine, e mesmo assim, tente não fazer coisas que já estão saturadas e que se aprende com 1 semana.

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Seg 10 Jun 2013, 12:46

Pooh, valew pela dica Theguitarmester. obrigado mesmo irei ver isso.

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Kael1725 em Qua 12 Jun 2013, 21:01

O erro é que o nome das sprites, sounds, etc tá dando erro e não sei onde colocar os nomes, explica ae melhor, tipo.. explica pra quê serve o script, como ele funciona e quais ás funções de cada assunto diferente do script.

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Qua 12 Jun 2013, 21:40

Parceiro, não tem Script nenhum. Tem execute code é muito diferente '-'.

Olha passa o nome da sua sprite andando para a direita e esquerda.

Tipo o nome...
spr_and_dir = ele andando para direita
spr_and_esq = ele andando para esquerda
parado_dir = ele parado para direita
parado_esq = parado para esquerda

dai eu vou montar um code pra você explicando pq ficou tal coisa.

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn em Qua 24 Jul 2013, 14:41

Como eu faço para que quando eu ande atirando a Sprite mude tanto para a esquerda como direita e como pulando ambo dos lados ?

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn em Qui 25 Jul 2013, 09:45

Alguem ? ><

Editado por joton
Cuidado com o post duplo e sem conteúdo +15

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Qui 25 Jul 2013, 17:58

Olá alucardcsn, veja aqui um tutorial de como fazer isso Smile MOVIMENTO+TROCA DE SPRITES[PLATAFORMA 2D]

http://gmbr.forumeiros.com/t26730-tutorialmovimentacao-de-plataforma

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn em Qui 25 Jul 2013, 22:13

A movimentação e a troca de Sprites eu sei, o que eu não to conseguindo é fazer o personagem atirar e mudar a sprite dele atirando para a esquerda direita pulando e parado... ele fica com a mesma imagem de como se tive-se parado ou correndo ou pulando mais dai eu não consigo fazer ele levantar o braço para atirar, sendo que eu já tenho essa animação

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Sex 26 Jul 2013, 11:47

ta bom faça o seguinte, coloque o nome das 2 sprites dele atirando:

PARA O LADO ESQUERDO COLOQUE: spr_p_tiro_esq
PARA O LADO DIREITO COLOQUE: spr_p_tiro_dir

no lugar do codigo que eu ensinei coloque esse
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=spr_p_tiro_dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq sprite_index=spr_p_tiro_esq && instance_create(x,y,obj_bala_esq)}

se não funcionar da um toque, é pq eu não sei se vai funcionar pq eu não to no pc que tem o GMK!.

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn em Sab 27 Jul 2013, 01:15


___________________________________________
ERROR in
action number 2
of Step Event
for object Player:

Error in code at line 1:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=Atirando_Correndo_Dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
^
at position 53: Unknown variable and_dir

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias em Seg 05 Ago 2013, 16:41

mudou o nome da sprite?

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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

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