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[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Título: Colocando ataque tipo tiro
Descrição: fazer um tiro por exemplo 0> = <) tiro
Nivel:Super Iniciante kk
ops.. é de plataforma 2d
Vamos lá.
Crie um obj_bala_esq e obj_bala_dir
No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
Tradução do code:
No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
isso fara que ele se mova sozinho para o lado direito!!!.
Tradução do code:
E adicione o seguinte codigo no STEP do objPlayer(seu persongem)
isso fará a bala se mover dependendo em que posição ele estiver!. exemplo:
ele esta na esquerda aperta space e sai a bala para o lado e esquerdo ele ta para direita e sai para direita.
é isso té mais ..
Descrição: fazer um tiro por exemplo 0> = <) tiro
Nivel:Super Iniciante kk
ops.. é de plataforma 2d
Vamos lá.
Crie um obj_bala_esq e obj_bala_dir
No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
- Código:
hspeed-=10//velocidade horizontal
Tradução do code:
- Código:
horizontal velocidade -=10
No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
- Código:
hspeed+=10//velocidade horizontal
isso fara que ele se mova sozinho para o lado direito!!!.
Tradução do code:
- Código:
horizontal velocidade +=10
E adicione o seguinte codigo no STEP do objPlayer(seu persongem)
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}
isso fará a bala se mover dependendo em que posição ele estiver!. exemplo:
ele esta na esquerda aperta space e sai a bala para o lado e esquerdo ele ta para direita e sai para direita.
é isso té mais ..
Última edição por rickelme.dias em Seg 10 Jun 2013, 12:53, editado 2 vez(es)
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
E aí, Rickelme.
Cara, procure ser mais explicativo nos seus tutoriais. Você põe ali "Bota esse código, aquele ali, esse aqui, aquele lá" e não explica como funcionam as estruturas, códigos, etc., seria mais fácil colocar como engine então.
Tome como exemplo esse tutorial: https://gmbr.forumeiros.com/t18009-repeticoes-for-while-do-until-repeat#135872
Onde o autor se preocupa em deixar tudo bem detalhado. Em alguns casos usam até imagens para ilustrar melhor, ou explicam linha por linha.
Mas claro, não deixo de elogiar a iniciativa de postar conteúdo útil.
Até mais!
Cara, procure ser mais explicativo nos seus tutoriais. Você põe ali "Bota esse código, aquele ali, esse aqui, aquele lá" e não explica como funcionam as estruturas, códigos, etc., seria mais fácil colocar como engine então.
Tome como exemplo esse tutorial: https://gmbr.forumeiros.com/t18009-repeticoes-for-while-do-until-repeat#135872
Onde o autor se preocupa em deixar tudo bem detalhado. Em alguns casos usam até imagens para ilustrar melhor, ou explicam linha por linha.
Mas claro, não deixo de elogiar a iniciativa de postar conteúdo útil.
Até mais!
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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Tá tão bem explicado em, fui colocar o código e deu erro porque nem tinha sprite e objeto do tiro, de tão bem explicado que tá..
Convidado- Convidado
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Tutoriais de 2 linhas...
É boa a iniciativa de fazer um tutorial, mas primeiro, você deve sabe como fazer um, para tentar explicar o máximo possível, e para tirar qualquer duvida que vier(pelo menos muitas).
tente ver o que os membros estão precisando, ou em que as pessoas tem dificuldades, para fazer tutorias sobre essas respectivas dúvidas.
um tutorial, não é só fazer um code e entregar à quem o ler, como o Gonçalves disse, isso se enquadra melhor em Engine, e mesmo assim, tente não fazer coisas que já estão saturadas e que se aprende com 1 semana.
É boa a iniciativa de fazer um tutorial, mas primeiro, você deve sabe como fazer um, para tentar explicar o máximo possível, e para tirar qualquer duvida que vier(pelo menos muitas).
tente ver o que os membros estão precisando, ou em que as pessoas tem dificuldades, para fazer tutorias sobre essas respectivas dúvidas.
um tutorial, não é só fazer um code e entregar à quem o ler, como o Gonçalves disse, isso se enquadra melhor em Engine, e mesmo assim, tente não fazer coisas que já estão saturadas e que se aprende com 1 semana.
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Pooh, valew pela dica Theguitarmester. obrigado mesmo irei ver isso.
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
dfDeDgHhj
Última edição por Kael1725 em Qui 06 Ago 2020, 01:48, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Parceiro, não tem Script nenhum. Tem execute code é muito diferente '-'.
Olha passa o nome da sua sprite andando para a direita e esquerda.
Tipo o nome...
spr_and_dir = ele andando para direita
spr_and_esq = ele andando para esquerda
parado_dir = ele parado para direita
parado_esq = parado para esquerda
dai eu vou montar um code pra você explicando pq ficou tal coisa.
Olha passa o nome da sua sprite andando para a direita e esquerda.
Tipo o nome...
spr_and_dir = ele andando para direita
spr_and_esq = ele andando para esquerda
parado_dir = ele parado para direita
parado_esq = parado para esquerda
dai eu vou montar um code pra você explicando pq ficou tal coisa.
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Como eu faço para que quando eu ande atirando a Sprite mude tanto para a esquerda como direita e como pulando ambo dos lados ?
alucardcsn- Data de inscrição : 22/04/2012
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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Alguem ? ><
Editado por joton
Cuidado com o post duplo e sem conteúdo +15
Editado por joton
Cuidado com o post duplo e sem conteúdo +15
alucardcsn- Data de inscrição : 22/04/2012
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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
Olá alucardcsn, veja aqui um tutorial de como fazer isso MOVIMENTO+TROCA DE SPRITES[PLATAFORMA 2D]
https://gmbr.forumeiros.com/t26730-tutorialmovimentacao-de-plataforma
https://gmbr.forumeiros.com/t26730-tutorialmovimentacao-de-plataforma
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
A movimentação e a troca de Sprites eu sei, o que eu não to conseguindo é fazer o personagem atirar e mudar a sprite dele atirando para a esquerda direita pulando e parado... ele fica com a mesma imagem de como se tive-se parado ou correndo ou pulando mais dai eu não consigo fazer ele levantar o braço para atirar, sendo que eu já tenho essa animação
alucardcsn- Data de inscrição : 22/04/2012
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Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
ta bom faça o seguinte, coloque o nome das 2 sprites dele atirando:
PARA O LADO ESQUERDO COLOQUE: spr_p_tiro_esq
PARA O LADO DIREITO COLOQUE: spr_p_tiro_dir
no lugar do codigo que eu ensinei coloque esse
se não funcionar da um toque, é pq eu não sei se vai funcionar pq eu não to no pc que tem o GMK!.
PARA O LADO ESQUERDO COLOQUE: spr_p_tiro_esq
PARA O LADO DIREITO COLOQUE: spr_p_tiro_dir
no lugar do codigo que eu ensinei coloque esse
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=spr_p_tiro_dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq sprite_index=spr_p_tiro_esq && instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
se não funcionar da um toque, é pq eu não sei se vai funcionar pq eu não to no pc que tem o GMK!.
Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro
___________________________________________
ERROR in
action number 2
of Step Event
for object Player:
Error in code at line 1:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=Atirando_Correndo_Dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
^
at position 53: Unknown variable and_dir
alucardcsn- Data de inscrição : 22/04/2012
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