Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 00:17 por Fubukki

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Qui 27 Ago 2015, 13:51 por manobrother

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Isaias em Sab 19 Jun 2010, 23:23

A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~
nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem

Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido

Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin!

Vamos Colocar no Create:
Código:

max_tiros = 20;
tiros=0;
pulos=0

Agora Vamos Colocar no Step:
Código:

if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}

if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar  para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o "3", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar


direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse

agora coloque na colisão com o obj_colisor:
Código:

move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;
pulos=0;


Caso queira Implementar seu Game Com um pause Game, ou uma playlist, leia esses tópicos abaixo:

Pause Game:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-fazendo-um-pause-game-profissional-t8293.htm

Playlist:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-criando-uma-playlist-com-arquivos-externos-t8294.htm

Como disse no começo, não tenho tido muito tempo, portanto, qualquer erro em qualquer parte do tutorial é normal, apenas me avise, caso algo não dê certo, que eu dou uma revisada!

vou upar a engine, já com o pause game/playlist/mira personalizada/healtbar, ela tem algumas coisas a + porque era de um game que eu ia fazer!
assim que terminar dou um edit .


EDIT:
Quem Quiser fazer o download da engine ... :
http://www.mediafire.com/?z0yznfdknyy
avatar
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Número de Mensagens : 374
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://isaiasramos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por romulo_rla em Seg 25 Out 2010, 11:19

Muito Bom! Parabéns, me ajudou muito.

OBS: no evento step da arma, tem um erro:

Código:
  x = player.x-3; // deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
  y = player.y 5;// deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
no "x = player"... e no "y = player"... aí que dá um erro.
A resposta é essa: ao invez de
Código:
x = player
é x = obj_player

Obrigado!OBS: Desculpe pela bagunça!
avatar
romulo_rla

Data de inscrição : 02/09/2010
Número de Mensagens : 45
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.zoomdicas.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Lauro em Ter 23 Nov 2010, 21:22

cara procurei a pt 2 e num axei!
Alguem poderia me mandar o link aki por favor?
Muito Obrigado!
avatar
Lauro

Ranking : Nota D
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Número de Mensagens : 854
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por luuizinho.oliveira em Qua 22 Dez 2010, 10:09

vai no FAQ
avatar
luuizinho.oliveira

Data de inscrição : 18/12/2010
Número de Mensagens : 12
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum