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[Trancado] Transparência no modo 3D
+2
Adilson Thiago Vieira
NPH
6 participantes
Página 1 de 1
[Trancado] Transparência no modo 3D
Olá GMBR! Sou eu novamente!
Desta vez o meu problema é com a transparência no modo 3d do game maker!
Vou dar um exemplo:
Fiz duas paredes horizontais, onde no meio das duas há uma janela na cor azul com transparência de 60 no valor alpha.
Então atrás da primeira suposta "janela" (que no caso é a janela da primeira fileira) coloquei um cubo.
Ao mover a câmera até a tal, eu só consigo ver o chão e o teto, mas não o cubo nem as paredes!
Fica como se eu não tivesse colocado nada do outro lado, e aí quando eu movo a câmera até o outro lado eu vejo tudo o que eu coloquei até o cubo, mas não vejo nada atrás de nenhuma das janelas!
O que será isso e como eu posso resolver?? Pretendo criar uma versão 3D do meu projeto atual, o Black Tank, mas isso me atrapalha!
Obrigado pela paciência de quem leu.
Paulo Henrique Oliveira Silva (PHProductions® (eu!))
Desta vez o meu problema é com a transparência no modo 3d do game maker!
Vou dar um exemplo:
Fiz duas paredes horizontais, onde no meio das duas há uma janela na cor azul com transparência de 60 no valor alpha.
Então atrás da primeira suposta "janela" (que no caso é a janela da primeira fileira) coloquei um cubo.
Ao mover a câmera até a tal, eu só consigo ver o chão e o teto, mas não o cubo nem as paredes!
Fica como se eu não tivesse colocado nada do outro lado, e aí quando eu movo a câmera até o outro lado eu vejo tudo o que eu coloquei até o cubo, mas não vejo nada atrás de nenhuma das janelas!
O que será isso e como eu posso resolver?? Pretendo criar uma versão 3D do meu projeto atual, o Black Tank, mas isso me atrapalha!
Obrigado pela paciência de quem leu.
Paulo Henrique Oliveira Silva (PHProductions® (eu!))
Última edição por PHProductions em Sex 12 Abr 2013, 22:34, editado 2 vez(es)
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Pois é,ja tinha notado essa coisa chata no game maker =/
Para resolver,ponha um depth mais negativo na janela...
Good bye" =]
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Vou tentar e dou edit se der certo...
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
usa sprites, sei lá não tenho 'as manhas' em 3d mais quando eu tava brincando com as funções eu criei uma esfera com as laterais transparentes usando um sprite com linhas horizontais e o sprite_get_texture
só uma ideia..
só uma ideia..
Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Não funfou, tipo, agora eu vejo os cubos e as paredes, mas agora as janelas desaparecem.
Tipo:
Eu movo a câmera até uma das janelas e vejo o cubo, as paredes, o chão e o teto, mas agora, cadê a janela que "supostamente" estava na frente da outra??
Ficou um buraco! Daí quando movo a câmera até o corredor onde estão as duas janelas eu as vejo normalmente!
Agora ficou mais estranho ainda, porque qualquer coisa que tem transparência passar na janela, some!
Tipo:
Eu movo a câmera até uma das janelas e vejo o cubo, as paredes, o chão e o teto, mas agora, cadê a janela que "supostamente" estava na frente da outra??
Ficou um buraco! Daí quando movo a câmera até o corredor onde estão as duas janelas eu as vejo normalmente!
Agora ficou mais estranho ainda, porque qualquer coisa que tem transparência passar na janela, some!
Última edição por PHProductions em Qui 11 Abr 2013, 21:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro na palavra "estranho", que estava escrito "entranho")
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Realmente eu não sei se tem uma função para não permitir isso...
Mas tenho uma solução,que pode ocupara um pouco da memoria do seu jogo:
Muda o depth de cada objeto conforme a distancia da camera,deixando os mais pertos com depth mais negativo,tendeu?
Acho que da certo,pois sempre em modo transparencia,é desenhado primeiro oque esta com maior depth negativo
Faz um codigo tipo depth=distancia da camera
Espero ter ajudado =]
Mas tenho uma solução,que pode ocupara um pouco da memoria do seu jogo:
Muda o depth de cada objeto conforme a distancia da camera,deixando os mais pertos com depth mais negativo,tendeu?
Acho que da certo,pois sempre em modo transparencia,é desenhado primeiro oque esta com maior depth negativo
Faz um codigo tipo depth=distancia da camera
Espero ter ajudado =]
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Gostei da sua ideia! Vou testar e dou um edit assim que for possível!Adilson Thiago Vieira escreveu:Realmente eu não sei se tem uma função para não permitir isso...
Mas tenho uma solução,que pode ocupara um pouco da memoria do seu jogo:
Muda o depth de cada objeto conforme a distancia da camera,deixando os mais pertos com depth mais negativo,tendeu?
Acho que da certo,pois sempre em modo transparencia,é desenhado primeiro oque esta com maior depth negativo
Faz um codigo tipo depth=distancia da camera
Espero ter ajudado =]
[EDIT]
Não deu certo... Agora tudo o que é visto através da janela desaparece, restando apenas o chão e o teto...
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Deve ser por causa da camera,deixa um depth altamente positivo nela.
Boa sorte!
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
mas o depth dela é de 10.000! maior que isso irá dar bug no game maker!
{edit}
Mas como que se comporta o depth no 3D? Ele é válido no modo 3D?
{edit}
Mas como que se comporta o depth no 3D? Ele é válido no modo 3D?
Última edição por PHProductions em Sex 12 Abr 2013, 12:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : perguntar sobre o DEPTH)
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Olha, eu explanei esse assunto na minha apostila de 3d media, eu tenho um script que calcula o delph altomáticamente, na verdade eu perdi ele mais talvez vou refazer.
O que relmente acontece é que na verdade não existe transparência.
O desenho que está entre 1(opaco) ou 0(transparente), calcula a textura pelo fundo, como o fundo não foi desenhado, ela causa o erro, se você calcular o delph pela distância da câmera esse erro é corrigido 99%, fora algumas exeções.
O que relmente acontece é que na verdade não existe transparência.
O desenho que está entre 1(opaco) ou 0(transparente), calcula a textura pelo fundo, como o fundo não foi desenhado, ela causa o erro, se você calcular o delph pela distância da câmera esse erro é corrigido 99%, fora algumas exeções.
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Sim,o depth é valido no 3D!
Os com menor depth são desenhados por primeiro,por isso que talvez a unica solução seja mudar o depth de acordo com a distancia.
O depth da camera deve ser um numero muito grande,que você calcule que sempre esteja maior doque qualquer objeto pode pegar de acordo com a distancia!
Não se preocup,eu fiz o teste aqui e não deu bug!
Coloque ums 9999999999 de depth na camera,para ter certeza que sempre o depth dela vai ser o maior no jogo!
Boa sorte! =]
Os com menor depth são desenhados por primeiro,por isso que talvez a unica solução seja mudar o depth de acordo com a distancia.
O depth da camera deve ser um numero muito grande,que você calcule que sempre esteja maior doque qualquer objeto pode pegar de acordo com a distancia!
Não se preocup,eu fiz o teste aqui e não deu bug!
Coloque ums 9999999999 de depth na camera,para ter certeza que sempre o depth dela vai ser o maior no jogo!
Boa sorte! =]
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Acho que você tem que ativar o hidden surface removal.
- Código:
d3d_set_hidden(true);
Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
O que está no fundo tem que ser desenhado primeiro então defina o depth dos objetos de acordo com a distancia em que estão da camera.
- Código:
depth = -point_distance(x,y,objCamera.x,objCamera.y);
Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Mas isso não bugaria a câmera?Kabeção escreveu:O que está no fundo tem que ser desenhado primeiro então defina o depth dos objetos de acordo com a distancia em que estão da camera.
- Código:
depth = -point_distance(x,y,objCamera.x,objCamera.y);
Onde devo colocar isso?
Se eu colocar isso nos objetos, devo adiciona-lo a câmera também?
Estou muito confuso com isso!
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
Era esse calculo do kabeção que eu falei, eu colocaria se fosse apenas isso, mais você terá de definir MUITAS OUTRAS COISAS, não é tão simples.
Você sempre terá que não deixar o delph passar da câmera, nem deixar inferior ao fundo(chão, céu, qualquer coisa que você usar que for imenso), além também dos objetos que ficam ABAIXO de outros e não apenas por x,y você terá que calcular uma distancia 3d(não é difícil).
Além do bug dos objetos, medianos grandes ou objetos unicos fechado.
Mais da pr aamenizar só com o calculo de distância 3d.
Obs.:Existem , eu acho, 3 métodos (ou é 4) de transpaência, no GM só tem um, o opengl suporta 3 e o directx todos. O M usa o pior e mais problemático, porém mais ráido
Você sempre terá que não deixar o delph passar da câmera, nem deixar inferior ao fundo(chão, céu, qualquer coisa que você usar que for imenso), além também dos objetos que ficam ABAIXO de outros e não apenas por x,y você terá que calcular uma distancia 3d(não é difícil).
Além do bug dos objetos, medianos grandes ou objetos unicos fechado.
Mais da pr aamenizar só com o calculo de distância 3d.
Obs.:Existem , eu acho, 3 métodos (ou é 4) de transpaência, no GM só tem um, o opengl suporta 3 e o directx todos. O M usa o pior e mais problemático, porém mais ráido
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Re: [Trancado] Transparência no modo 3D
obrigado à todos pela ajuda!
Podem fechar o tópico como resolvido!
(como faz isso??)
Podem fechar o tópico como resolvido!
(como faz isso??)
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