GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Aula 01 GML - Variável

4 participantes

Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Aula 01 GML - Variável

Mensagem por willcraft2 Dom 24 Mar 2013, 20:35

Aula 01 GML - Variável

O que é Variável ?
Variáveis são utilizadas para armazenar vários tipos de valores, como números, textos e booleano.

Aqui um exemplos:
Código:

vida = 100  //Atribui o valor 100 para a variável vida Valor=Números Insteiros

VIDA = 10.5  //Atribui o valor 100 para a variável VIDA Valor=Números Fracionado

nome = "Nome"  //Atribui o valor "Nome" para a variável nome Valor=Texto

abaixado = false  //Atribui o valor false a variável abaixa Valor=Booleano
Pera mais tem duas Variável vidas.

Não tem duas Variável vida, letra maiúscula já muda a variável da outra, exemplo:
Código:

vida=100
VIDA=100
Não são as mesma variável, são variáveis diferentes.

Variável local de instância:

Bom cria um objeto:

e no CREATE ponha:
Código:

vida=100
e no DRAW ponha:
Código:
draw_text(x,y,vida)
Estarei explicando
Código:
vida=100// Define o valor da variável vida para 100
já no DRAW é:
Desenha a variável vida na tela, no x e y do object0.


Coloca o object0 na room e testa o jogo.

Variável local de evento:

Variável local de evento: ela é declarada em um evento e descartada nesse mesmo evento.

Code:
Código:
var nomevar
Exemplo:
Código:
var vida//Declaramos a varivel vida
Se quiser declarar mais variaveis:
Código:
var nome, idade, animal
Agora vamos declarar valor para as variaveis:
Código:

vida = 3
nome = "João"//Ops meu nome não é joão é só um exemplo ;)
idade = 20
animal = "Cachorro"
Variável Global:
Variável global pode ser acessada por qualquer objeto dentro da execução do jogo ou programa.

code=
Código:
global.variavel = 100
Crie um objeto e no CREATE dele coloque:
Código:

global.vida = 3
global.nome = "João"//Ops meu nome não é joão é só um exemplo ;)
global.idade = 20
global.animal = "Cachorro"
agora criei um novo objeto e no DRAW dele coloque:
Código:

draw_text(0,0,global.vida)
draw_text(0,10,global.nome)
draw_text(0,20,global.idade)
draw_text(0,30,global.animal)
coloque os dois objetos na room e teste o jogo.

Bom como seis podem ver criamos 2 objetos o primeiro ta variável e ou segundo ta o desenho da variável.
Podem ver que desenhamos as variáveis por outro objeto.

Bom galera é isso ai, talvez o próximo aula demora, pois estou criando o AE2(Game Maker) e o CUBEWAR(UNITY 3D).


Última edição por willcraft2 em Qui 08 Ago 2013, 17:56, editado 1 vez(es)
willcraft2
willcraft2

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios : Aula 01 GML -  Variável Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Re: Aula 01 GML - Variável

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 26 Mar 2013, 19:25

Realmente,tu explicou bem!
Algums vejo ainda perguntar sobre variaveis,por isso é bom ter um tuto sobre eles,para que não restem duvidas,até mesmo porque as variaveis são muito importantes!
Eu ja programo faz tempo,e ainda nao descobri pra que serve esse "var"
Sei que ele serve para se referir as variaveis,mas qual sua utilidade?

Ficou bom seu tuto amigo!
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : Aula 01 GML -  Variável Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Re: Aula 01 GML - Variável

Mensagem por willcraft2 Ter 26 Mar 2013, 19:40

Adilson Thiago Vieira escreveu:Realmente,tu explicou bem!
Alguns vejo ainda perguntar sobre variáveis,por isso é bom ter um tuto sobre eles,para que não restem duvidas,até mesmo porque as variáveis são muito importantes!
Eu ja programo faz tempo,e ainda não descobri pra que serve esse "var"
Sei que ele serve para se referir as variáveis,mas qual sua utilidade? Vários erros de PT XD corrigi tudo

Ficou bom seu tuto amigo!

Obrigado, já fiz um novo tutu novo, enquanto a var ela serve:
Você declara ela no evento e descartada nesse mesmo evento.
willcraft2
willcraft2

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios : Aula 01 GML -  Variável Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Re: Aula 01 GML - Variável

Mensagem por All-x Qui 08 Ago 2013, 17:20

Você deveria ter vergonha de copiar trechos das minhas aulas. Estou profundamente desapontado.

Quem quiser comparar: https://gmbr.forumeiros.com/t5116-aula-2-introducao-em-gml-variaveis

A sequência dos títulos é a mesma. Os exemplos foram mal modificados ainda por cima.

A exemplificação de colocar as variáveis nos objeto e depois coloca-lo na room é a mesma.

A prova de que nem sabe do que está falando é o código das declarações das variáveis locais de evento onde você quando modificou esqueceu de colocar o ponto e virgula ";". Sem isso os códigos não resultam.

Lamentável.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Aula 01 GML -  Variável Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Re: Aula 01 GML - Variável

Mensagem por PedroX Qui 08 Ago 2013, 21:45

Usuário alertado. Tópico trancado. (Será enviado para a lixeira em breve, para que saibam o motivo.)

É sua última chance Willcraft.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Aula 01 GML -  Variável Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 GML -  Variável Empty Re: Aula 01 GML - Variável

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos