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Aula 01 GML - Variável

em Dom 24 Mar 2013, 20:35
Aula 01 GML - Variável

O que é Variável ?
Variáveis são utilizadas para armazenar vários tipos de valores, como números, textos e booleano.

Aqui um exemplos:
Código:

vida = 100  //Atribui o valor 100 para a variável vida Valor=Números Insteiros

VIDA = 10.5  //Atribui o valor 100 para a variável VIDA Valor=Números Fracionado

nome = "Nome"  //Atribui o valor "Nome" para a variável nome Valor=Texto

abaixado = false  //Atribui o valor false a variável abaixa Valor=Booleano
Pera mais tem duas Variável vidas.

Não tem duas Variável vida, letra maiúscula já muda a variável da outra, exemplo:
Código:

vida=100
VIDA=100
Não são as mesma variável, são variáveis diferentes.

Variável local de instância:

Bom cria um objeto:

e no CREATE ponha:
Código:

vida=100
e no DRAW ponha:
Código:
draw_text(x,y,vida)
Estarei explicando
Código:
vida=100// Define o valor da variável vida para 100
já no DRAW é:
Desenha a variável vida na tela, no x e y do object0.


Coloca o object0 na room e testa o jogo.

Variável local de evento:

Variável local de evento: ela é declarada em um evento e descartada nesse mesmo evento.

Code:
Código:
var nomevar
Exemplo:
Código:
var vida//Declaramos a varivel vida
Se quiser declarar mais variaveis:
Código:
var nome, idade, animal
Agora vamos declarar valor para as variaveis:
Código:

vida = 3
nome = "João"//Ops meu nome não é joão é só um exemplo ;)
idade = 20
animal = "Cachorro"
Variável Global:
Variável global pode ser acessada por qualquer objeto dentro da execução do jogo ou programa.

code=
Código:
global.variavel = 100
Crie um objeto e no CREATE dele coloque:
Código:

global.vida = 3
global.nome = "João"//Ops meu nome não é joão é só um exemplo ;)
global.idade = 20
global.animal = "Cachorro"
agora criei um novo objeto e no DRAW dele coloque:
Código:

draw_text(0,0,global.vida)
draw_text(0,10,global.nome)
draw_text(0,20,global.idade)
draw_text(0,30,global.animal)
coloque os dois objetos na room e teste o jogo.

Bom como seis podem ver criamos 2 objetos o primeiro ta variável e ou segundo ta o desenho da variável.
Podem ver que desenhamos as variáveis por outro objeto.

Bom galera é isso ai, talvez o próximo aula demora, pois estou criando o AE2(Game Maker) e o CUBEWAR(UNITY 3D).


Última edição por willcraft2 em Qui 08 Ago 2013, 17:56, editado 1 vez(es)
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Re: Aula 01 GML - Variável

em Ter 26 Mar 2013, 19:25
Realmente,tu explicou bem!
Algums vejo ainda perguntar sobre variaveis,por isso é bom ter um tuto sobre eles,para que não restem duvidas,até mesmo porque as variaveis são muito importantes!
Eu ja programo faz tempo,e ainda nao descobri pra que serve esse "var"
Sei que ele serve para se referir as variaveis,mas qual sua utilidade?

Ficou bom seu tuto amigo!
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Re: Aula 01 GML - Variável

em Ter 26 Mar 2013, 19:40
@Adilson Thiago Vieira escreveu:Realmente,tu explicou bem!
Alguns vejo ainda perguntar sobre variáveis,por isso é bom ter um tuto sobre eles,para que não restem duvidas,até mesmo porque as variáveis são muito importantes!
Eu ja programo faz tempo,e ainda não descobri pra que serve esse "var"
Sei que ele serve para se referir as variáveis,mas qual sua utilidade? Vários erros de PT XD corrigi tudo

Ficou bom seu tuto amigo!

Obrigado, já fiz um novo tutu novo, enquanto a var ela serve:
Você declara ela no evento e descartada nesse mesmo evento.
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Re: Aula 01 GML - Variável

em Qui 08 Ago 2013, 17:20
Você deveria ter vergonha de copiar trechos das minhas aulas. Estou profundamente desapontado.

Quem quiser comparar: http://gmbr.forumeiros.com/t5116-aula-2-introducao-em-gml-variaveis

A sequência dos títulos é a mesma. Os exemplos foram mal modificados ainda por cima.

A exemplificação de colocar as variáveis nos objeto e depois coloca-lo na room é a mesma.

A prova de que nem sabe do que está falando é o código das declarações das variáveis locais de evento onde você quando modificou esqueceu de colocar o ponto e virgula ";". Sem isso os códigos não resultam.

Lamentável.

FLWS!
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Re: Aula 01 GML - Variável

em Qui 08 Ago 2013, 21:45
Usuário alertado. Tópico trancado. (Será enviado para a lixeira em breve, para que saibam o motivo.)

É sua última chance Willcraft.
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