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pior bug que ja vi, eu criei a variavel e o gm insiste que a variavel não existe

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Mensagem por Henrique_GJ Ter 11 Jan 2011, 15:38

é gente, eu to tentandop entender uma coisa

eu tava fazendo uma engine de 3d pra galera, eu tava criando o 3d sem utilizar o d3d, do meu jeito estava mais facil que usar d3d, porém, eu comecei a não entender um codigo que tinha feito porque eram muitas variaveis e minha mente não estava aguentando, to ate com dor de cabeça, eu apaguei TUDO e comecei denovo, denovo eu comecei a não entender mais p**** nenhuma, ai eu comecei denovo, utilizando um metodo super simples que daria simplesmente no mesmo

na verdade, a ideia era a seguinte:

eu precisaria fazer 2 partes, uma chamei que eram os scripts de posição, e outro os scripts de escala


o script de escala vc utiliza assim: digita gj3d_camera(x,y,z,horizonte)

onde horizonte é uma linha do horizonte, uma distancia ate a camera, esse script define o x, y, e z da camera, e altera uma variavel chamada escala nesses objetos, a variavel image_xscale e yscale são alteradas pela variavel escala, se ele estiver na linha do horizonte essas variaveis viram zero, e vai almentando quando chega perto da camera, usando um script que fiz, alias, vario

o outro é o gjd_start(z,zspeed, ... )

esse codigo define algumas variaveis como z, zspeed, zdirection, enfim, não ta prontu

mas o que ele faz: vc altera o x e o y e o z, e o script calcula e altera a variavel xdraw e ydraw, ai vc utiliza um outro script, que eu deletei pra fazer ele denovo depois, que desenha a imagem do ponto xdraw,ydraw, no tamanho escala, ou seja: 3d!

resumindo, eu to fazendo um 3d sem usar d3d, ta ficando complicado, muito complicado, mas depois, pra usar, vai ser bem facil, mas eu to fazendo umas parada ai vai dar ate pra rodar a camera

o problema e o seguinte, eu coloquei no create

z = 1

depois, eu precisava fazer um teste e coloquei no create

escala = -(1 / (global.horizonte - z))

na verdade é um teste, pois tem um script bem maior que serve pra fazer a escala direitin

mas ai eu coloquei isso e apareceu na hora de rodar

unknouw variable z <- não lembro como se escreve, mas foi tipo isso, é aquela mensagem de erro informando que a variavel não existe, mas eu criei ela

é um problema de noob, mas eu não estou entendendo, eu coloquei no create z = 1 e ta aparecendo que não existe, pq?
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Mensagem por PedroX Ter 11 Jan 2011, 15:48

voce colocou
Código:
z=1

antes de
Código:
escala=-(1/(global.horizonte-1)
esse é o certo...

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Mensagem por vinians Ter 11 Jan 2011, 15:50

Amigo, coloque como precaução isso:
Código:

if not variable_local_exists("z") z = 1;
As vezes funfa...
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 11 Jan 2011, 16:02

vlw, vou tentar outra hora que hoje ja me deu dor de cabeça d etnata coisa

ja aconteceu com vcs de vcs estarem fazendo um script complicado e sua cabeça não aguentar tanta informação?

a escala deve ser igual a diferença entre a variavel x e a variavel centro menos a horizonte dividido por (1 dividido por (variavel horizonte - variavel centro)) menos.... menos.... ai vc num conseguem mais pensar e perde o raciocinio

quando isso aocntece eu pego uma folha, mas hoje eu to com raiva tem coisa que nem enchendo um monte de folha de rabisco não consegui terminar o script ¬¬

mas eu vou tentar depois mas não hoje

e pedro henrique, não adianta trocar por , pois eu crii a variavel z exatamente para que o valor possa ser alterado, a camera deve se mover!
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Mensagem por fonetico Ter 11 Jan 2011, 16:04

vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:
Código:

if not variable_local_exists("z") z = 1;
As vezes funfa...

Aproveitando o tópico. Vinians se puder me responder...
É que uma vez precisei criar um script, e pra não ficar declarando variáveis no create, ou seja, só colocar o código e pronto, então fiz esse esquema:

if !variable_local_exists(boss)
boss = 1
if !variable_local_exists(pos)
pos = 0

. . .

Foi ai que rodei o código e deu o erro de que o Gm não encontrava a variável, foi aí que eu pensei:
"Então pra quê esse maldito código existe?"
Resumindo, tive que declarar tudo no create...
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Mensagem por vinians Ter 11 Jan 2011, 16:11

fonetico escreveu:
vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:
Código:

if not variable_local_exists("z") z = 1;
As vezes funfa...

Aproveitando o tópico. Vinians se puder me responder...
É que uma vez precisei criar um script, e pra não ficar declarando variáveis no create, ou seja, só colocar o código e pronto, então fiz esse esquema:

if !variable_local_exists(boss)
boss = 1
if !variable_local_exists(pos)
pos = 0

. . .

Foi ai que rodei o código e deu o erro de que o Gm não encontrava a variável, foi aí que eu pensei:
"Então pra quê esse maldito código existe?"
Resumindo, tive que declarar tudo no create...
Nesse caso amigão é porque deve colocar dentro de "aspas" pois caso contrario o GM tenta avaliar a variavel que ainda nao existe. O correto seria:
Código:

if !variable_local_exists("boss")
{
  boss = 1; //por exemplo
}
flws!
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Mensagem por fonetico Ter 11 Jan 2011, 16:14

vinians escreveu:
fonetico escreveu:
vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:
Código:

if not variable_local_exists("z") z = 1;
As vezes funfa...

Aproveitando o tópico. Vinians se puder me responder...
É que uma vez precisei criar um script, e pra não ficar declarando variáveis no create, ou seja, só colocar o código e pronto, então fiz esse esquema:

if !variable_local_exists(boss)
boss = 1
if !variable_local_exists(pos)
pos = 0

. . .

Foi ai que rodei o código e deu o erro de que o Gm não encontrava a variável, foi aí que eu pensei:
"Então pra quê esse maldito código existe?"
Resumindo, tive que declarar tudo no create...
Nesse caso amigão é porque deve colocar dentro de "aspas" pois caso contrario o GM tenta avaliar a variavel que ainda nao existe. O correto seria:
Código:

if !variable_local_exists("boss")
{
  boss = 1; //por exemplo
}
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Ah valeu amigo! Você é 10!
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 11 Jan 2011, 16:23

eu gostaria de saber de onde o vinians e outros usuarios assim tiram esse monte de coisa xD

quer dizer que da pra criar uma variavel no step por exemplo? se der isso vai ajudar muito, eu detesto criar variavel no create
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Mensagem por PedroX Ter 11 Jan 2011, 16:30

Eu sempre tive uma duvida.
Quaissao os eventos que sao possiveis de criar variaveis.
Eu sei que no Create e no Game Start da. E tem mais algum?

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Mensagem por vinians Ter 11 Jan 2011, 16:36

Amigos, embora o CREATE seja o local mais apropriado para criar uma variável, pois é executado apenas 1 vez quando criamos o objeto, nos podemos criar em qualquer evento desde que se utilize uma funcao para verificar a não existencia da dita cuja. Veja:
Evento DRAW:

if (not variable_local_exists("vidas"))
{
vidas = 150; //hehhehehe
}
draw_text(x, y, "Vidas:" + string(vidas));

Só tome cuidado pois essa funcao é um pouco lenta.
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Mensagem por PedroX Ter 11 Jan 2011, 16:42

Mas quais eventos nao precisam disso?
Quais que pode fazer isso:

vidas=30;

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Mensagem por All-x Ter 11 Jan 2011, 16:42

Pedro Henrique, uma variável pode ser criada em qualquer evento, desde que antes esse evento ocorra antes dela ser modificada em outro evento. Ou seja você pode colocar no step: vida=0 e em seguida no End step colocar vida+=1.

A variável foi criada no step que vem antes do End Step. Tente colocar vida+=1 no step e vida=0 no End Step. Não vai dar certo xD.

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Mensagem por PedroX Ter 11 Jan 2011, 16:50

Obrigado alex...
Voce tirou minha duvida!
Mas o exemplo nao ia dar muito certo... Mas eu ja sei como é:
Porque o Step ia por 0, depois o End Step ia por 1, ai ia voltar pro step, que ia por 0... ai ficaria: 0,1,0,1,0,1,0,1 etc...

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Mensagem por itarodrigo Ter 11 Jan 2011, 16:53

Henrique_GJ escreveu:eu gostaria de saber de onde o vinians e outros usuarios assim tiram esse monte de coisa xD

estudando.

uma boa dica é aprender um pouco de ingles e começar a ler o help do proprio GM, nele contem TODAS AS FUNCOES, e explica tudo.

entao ao saber quais funcoes existem e como usar cada uma adequadamente, usa-se a LOGICA DA PROGRAMACAO.

na verdade existe varias formas de se fazer um determinado codigo, umas mais complicadas e outras mais faceis. o que faz um codigo ser "melhor" que outro, é a logica do programador.

com o tempo voce vai pegando as manhas da linguagem e se aperfeicoando.

abraço.
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 11 Jan 2011, 17:09

esse codigo eu ja conhecia, eu li ele naquela lista completa de funções, num sei se vc ja viu mas tem varias listas por ai que possuem o script comeplto do gm, eu ja tinha visto aquela função, e eu tenho uma pequena noção de ingles então ficou na cara pra que serve, eu ja estudei o script completo um pouco e aprendi muito =D

eu me refeira a colcoar entre aspas, é meio estranho de como ele pode ter descobrido isso, eu mesmo acho ate impossivel, mas tudo bem

tipo eu ja vi usar aspas pra definir um texto, diretorio, qualquer coisa que não seja uma variavel ou instancia ou constante ou função, isso eu ja vi, mas escrever um nome de uma variavel entre aspas eu estranhei muito
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