GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

+5
Adilson Thiago Vieira
NPH
PedroX
Thyago
Gonçalves
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por NPH Sex 01 Mar 2013, 10:13

Gente, foi mal pelo discurso lá na pagina 1, é que eu achei que isso tava gerando uma discussão entre usuários...
sorry...
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 11 maio 2013, 11:59

1 - Desativar/Destruir Instâncias Não-Utilizadas

Na verdade, essa é uma solução que gera um conceito (e talvez não seja o meio mais rápido, mas o mais confortável) na hora de programar. Quando eu comecei no Game Maker, meu raciocínio era completamente voltado para objetos e, em muitos casos onde eu poderia ter usado um único objeto, usei vários.

Desativar instâncias acaba virando um "remédio" em algumas situações, principalmente nessas onde a programação é que deveria ser analisada e não o número de instâncias ativas. Mas cada caso é um caso...

8 - Desative a sincronização

Nunca vi diferença de velocidade, nem mesmo usando uma view ou port grande (e olha que meus PC's sempre foram lentos). Imagino que uma janela maior do jogo (onde o problema fica mais visível) exigiria sincronização, já que a "atualização" é feita de cima para baixo (lembro de ter lido isso em algum lugar...), mas nunca notei lentidão.

10 - Desenhe os primitivos para a surface primeiro
5 - Desenhe Menos

Duas ótimas dicas. Até acho que é melhor desativar o automatic drawing, usar somente uma surface e fazer só o necessário no step (se a velocidade da room estiver entre 30 steps). Nem sempre é preciso redesenhar tudo quando se usa uma surface (vantagem em poder controlar a freqüência com que o desenho é feito), então, já é outro ganho muito bom.

Nada disso é necessário, mas já que estamos comentando sobre "formas de ganho"...

9 - Use resoluções de Tela Menores

Não só a observação sobre room, mas isso também está certo. Quando você usa uma resolução de vídeo mais baixa, o sistema dispõe de mais memória de vídeo sobressalente, além de ter uma frequência de desenho mais fácil (não tem a ver com a freqüência do monitor), vide que ele processa uma área de vídeo menor. Isso não acelera o jogo, mas alivia o hardware e deixa o sistema um pouco mais rápido.

Mas isso não deve ser usado sem o consentimento do usuário. Mesmo os jogos profissionais perguntam ao jogador qual resolução ele quer usar e SE ele quer usar. Ao contrário do que há aos montes na internet, uma resolução de vídeo errada pode estragar um monitor, sim. Só não sei quanto aos monitores lcd e led, mas aqueles antigos (de tubo) podem estragar se trabalharem fora da frequência certa durante muito tempo.

Há casos em que a placa gráfica pode operar numa resolução, mas o monitor, não. Hoje em dia, isso não acontece mais, mas, antigamente, monitores não eram tão "inteligentes" pra ignorarem resoluções ou frequências diferentes das suportadas de fabricação. E sim, os de tubo queimavam.

6 - Reduza A Qualidade De Seus Sons/Músicas

Eu também acho que isso está errado. Reduzir a qualidade pode tornar o resource menor em KB, acelerar o carregamento e gerar uma reprodução mais leve, mas também não acho que isso vá acelerar o jogo.



Minha dica pro tópico seria...

O computador do jogador não deve ser adaptado para seu jogo. Não é legal você alterar resolução, pedir que ele instale pacotes adicionais ou aumentar a taxa de prioridade de processos (e sim, infelizmente isso acontece até com programas profissionais). A responsabilidade do bom desempenho é 90% sua.

Tudo sempre caminhou para a rapidez e facilidade. Mas ambos os lados devem ser vistos (tanto o seu, quanto de quem vai usar seu software). Sinceramente, eu fico com um pé atrás quando baixo um programa de 1 MB onde, pra funcionar, tenho que baixar um pacote de outros 90 MB!

É o seu software que tem que se adaptar à máquina. A partir do ponto onde você passa a planejar seu jogo rodando em várias máquinas diferentes (principalmente nas mais modestas), você vai ter que adequá-lo repensando a sua forma de programar.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos